Manchester City x Watford: tudo o que você precisa saber sobre a final da Copa da Inglaterra

Quem vai levar a melhor na grande decisão?

0
138
manchester city x watford
manchester city x watford

Neste sábado, Manchester City x Watford decidem a final da Copa da Inglaterra em Wembley. Embalados pelo bicampeonato inglês vencido no último domingo, os Citizens buscam fechar a temporada com mais um título.

Já os comandados de Javi Gracia esperam desbancar os favoritos. Além de poder levantar o seu primeiro troféu desde a temporada 1997/98, em que foram campeões da terceira divisão inglesa, os Hornets sonham em disputar a próxima UEFA Europa League.

Siga a PL Brasil no Youtube

Como era o Manchester City antes da grana?

Com a eliminação para o Tottenham nas semifinais da Champions League, o City, que levou a melhor sobre o Liverpool na disputa do título inglês, busca a ser o primeiro time inglês a vencer as duas copas domésticas e a liga na mesma temporada. Esta será a 11ª vez que o lado azul de Manchester chega a uma final da Copa da Inglaterra. O clube venceu em cinco oportunidades: 1904, 1934, 1956, 1969 e 2011.

Do outro lado do confronto, o Watford chega embalado após ter a melhor campanha na Premier League desde o seu retorno à elite em 2015/16, tendo terminado em 11º nesta temporada.

Os aurinegros apostam em seu capitão e camisa nove à moda antiga Troy Deeney e na boa fase de Gerard Deulofeu para tentar surpreender os Citizens.

Com início irregular, o atacante chega com bons números à decisão: 10 gols e cinco assistências em 32 jogos.

Mas no que depender do retrospecto dessas duas equipes se enfrentando na FA Cup, a situação não é nada animadora para Javi Gracia e companhia.

O Manchester City já eliminou o Watford em três ocasiões, estando duas mais frescas na memória do torcedor. Isso aconteceu nas temporadas 1996/97, 2012/13 e 2013/14.

A única vez em que esse cenário foi de vitória para o Watford foi no ano de 1986, em que venceu por 3 a 1 fora de casa em jogo de replay após empate de 0 a 0.

No que tange ao valor de mercado dos dois elencos, a diferença, como se imagina, também é abismal. Segundo o Transfermark, o plantel to Watford é avaliado em 181,60 milhões de euros, enquanto que o do City, em 1,14 bilhões de euros.

O caminho do City até a final

Para chegar à disputa de mais um troféu, o City eliminou cinco adversários, além de ter marcado 20 gols, igualando o recorde do Chelsea na temporada 2011/12. Defensivamente, teve as redes balançadas contra o seu favor apenas em três ocasiões na competição.

O confronto mais complicado nessa trajetória foi nas quartas de final diante do Swansea. Os donos da casa chegaram a abrir dois tentos de vantagem no primeiro tempo. Mas com dois gols de Aguëro e um de Bernardo Silva, os visitantes viraram o jogo e se classificaram.

Na partida da semifinal, assim como a final, Gabriel Jesus fez o único gol da partida logo aos quatro minutos de jogo. Confira os resultados dos jogos do Manchester City em sua caminhada:

Man City 7×0 Rotherdam

Man City 5×0 Burnley

Newport 1×4 Man City

Swansea 2×3 Man City

Man City 1×0 Brighton (semifinal disputada em Wembley)

O caminho dos Hornets

Após 35 anos de espera, o Watford chega a mais uma final de Copa da Inglaterra. Esta será apenas a segunda vez em que o time de Elton Jhon alcança a decisão. Na última oportunidade, na temporada 1983/84, os Hornets perderam por 2 a 0 para o Everton diante de 100 mil espectadores em Wembley.

O duelo mais tenso de toda a campanha do Watford até aqui foi justamente na fase anterior, diante da frota portuguesa do Wolverhampton, comandada por Nuno Espírito Santo.

Os Wolves colocaram dois gols de frente no marcador, mas os Hornets conseguiram o empate e depois a vitória na prorrogação. Veja como foram os confrontos até à final:

Woking 0x2 Watford

Newcastle 0x2 Watford

QPR 0x1 Watford

Watford 2×1 Crystal Palace

Watford 3×2 Wolverhampton (na prorrogação)

De olho na artilharia

Padraig Amond, do Newport, é o artilheiro da competição, com cinco gols. Entre as duas equipes finalistas, Gabriel Jesus, ao lado de Phil Foden, são os jogadores que mais marcaram pelo City, com três gols cada. O brasileiro ainda possui duas assistências. O volante Étienne Capoue, com dois tentos, é quem mais marcou pelo lado do Watford.

Leia mais: Balanço da temporada do Manchester City na Premier League

Despedida brasileira

Em seu último ano como profissional, esta deve ser a última partida do brasileiro Heurelho Gomes. Isso se Javi Gracia utilizar o jogador como titular como vinha acontecendo em jogos anteriores pelas copas da liga e inglesa. Nesta temporada, o goleiro de 38 anos só atuou em sete oportunidades.

Contratado a custo zero junto ao Tottenham em julho de 2014, Gomes foi o titular no acesso do Watford à Premier League. Pelo clube inglês ele disputou 156 jogos.

Na atual temporada o brasileiro perdeu espaço para o também veterano Ben Foster, que foi titular na Premier League.

Manchester City x Watford

manchester city x watford
manchester city x watford

O lateral esquerdo José Holebas, expulso na última partida da Premier League, foi absolvido pela Federação Inglesa e teve o cartão vermelho suspenso. Com isso, o jogador está disponível para jogar a final.

Data: 18 de maio, 13h (de Brasília)

Transmissão: DAZN

Árbitro: Kevin Friend

Assistentes: Constantine Hatzidakis e Matthew Wilkes

VAR: Andre Marriner

Manchester City x Watford: quem vai ser campeão?