Manchester City x Liverpool: quem vai levar a Supercopa da Inglaterra?

Quem vai levar o primeiro título da temporada?

Prognóstico Itália x Espanha

Sim, o futebol inglês enfim está de volta. E logo no início do calendário, um confronto mais que especial. Manchester City x Liverpool será neste domingo, em Wembley pela Supercopa da Inglaterra, às 11h, no horário de Brasília.

As duas equipes foram as sensações da temporada 18/19, protagonizando uma disputa eletrizante pelo título da Premier League, ponto a ponto, até a última rodada. E pela primeira vez se enfrentam na Supercopa da Inglaterra.

O Liverpool se encaminha para sua 22ª participação, a segunda maior marca – atrás apenas do Manchester United – mas não disputava a competição desde 2006. Já os Citizens, que derrotaram o Chelsea na última edição, participarão pela 12ª vez.

Em teoria, a supercopa coloca frente a frente o campeão da liga nacional e o campeão da Copa da Inglaterra. Entretanto, quando uma mesma equipe conquista ambos os torneios, como na última temporada, a segunda vaga passa para o vice-campeão da Premier League, portanto os Reds.

Leia mais: Os uniformes dos times da Premier League 2019/2020

História da competição

Inicialmente chamada de Sheriff of London Shield, a partida já teve diversos formatos, incluindo embates entre equipes profissionais e amadoras. O modelo atual surgiu em 1908, com o nome de Charity Shield. E, em 2001, passou a ser chamado de Community Shield.

Desde o início da década de 1990, em caso de empate, a partida é decidida nas penalidades. Mas antes disso, quando o confronto empatava, não havia um único vencedor, e o troféu era compartilhado – ficava seis meses com cada uma das equipes participantes.

Retrospecto entre os times

No último confronto das equipes em Wembley, em 2016, o clube de Manchester sagrou-se campeão da Copa da Liga em cima do rival.

E no templo máximo do futebol inglês, o retrospecto é bastante favorável ao Manchester City. O clube está invicto há sete partidas no estádio. Já o Liverpool venceu apenas uma de suas últimas cinco partidas por lá.

Em contrapartida, o retrospecto nos confrontos entre as duas equipes é muito mais favorável aos Reds. Foram sete vitórias nas últimas 12 partidas, contra apenas dois triunfos dos Citizens, além de três empates.

E o duelo entre Pep Guardiola e Jurgen Klopp também envolve uma mística à parte, com uma rivalidade desde os tempos de Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Além de dois empates, são seis vitórias do espanhol e oito do alemão – o que faz de Klopp o treinador para o qual Guardiola sofreu mais derrotas em sua carreira de treinador.

Aliás, dos clubes que o técnico espanhol já enfrentou no mínimo oito vezes – são 25 no total – o Liverpool é o adversário mais indigesto, contra o qual Guardiola tem pior aproveitamento. São apenas duas vitórias em oito partidas, com quatro derrotas. E caso o Liverpool vença domingo, se tornará o clube com mais vitórias sobre Pep, ultrapassando Real Madrid e Chelsea.

As duas equipes estiveram sem diversos jogadores durante boa parte da pré-temporada, em função das recém-disputadas Copa América e Copa Africana de Nações. Assim, foi uma boa oportunidade para os clubes observarem os jogadores com menos oportunidades, além de jovens promessas e daqueles retornando de empréstimo.

Os Reds derrotaram Tranmere Rovers, Bradford e Lyon; empataram com Sporting e perderam para Sevilla, Borussia Dortmund e Napoli. Já os Citizens venceram Yokohama e Kitchee, e, na Premier League Asia Trophy, golearam o West Ham, antes de perderem para o Wolwerhampton nas penalidades na final.

wembley manchester city x liverpool jogo título campeão
Crédito: Pixabay

Possíveis escalações

Na última partida, o Liverpool foi a campo com: Alisson; KI-Jana Hoever, Lovren, Joe Gomez, Larouci; Keita, Lallana, Shaqri; Harry Wilson, Salah, Firmino.

Enquanto o Manchester City, no último amistoso, foi escalado com: Bravo; Walker, Stones, Laporte, Zinchenko; Rodri, David Silva; De Bruyne; Sané, Bernardo Silva, Sterling.

Os jogadores mais desgastados serão poupados na Community Shield, ou terão poucos minutos em campo. Fernandinho e Mané, por exemplo, são ausências confirmadas, enquanto Ederson e Mahrez provavelmente também ficam de fora.

Ainda assim, a expectativa é de uma partida no mínimo movimentada. Foram 23 gols nos últimos seis confrontos, mesmo com um 0 a 0 monótono na Premier League 18/19.

Onde assistir?

DAZN (canal de streaming). Nenhum canal de TV transmitirá a partida para o Brasil

Declarações de Klopp e Guardiola

Klopp: “Para mim, não é comparável com o restante da temporada, mas é um jogo, e embora tenhamos apenas oito jogadores em condições, tentarei ganhá-la”. O treinador ainda completou: “Se vencermos será bom, mas se vocês querem saber se o resultado desta partida terá influência na temporada, sinceramente não acredito”.

Guardiola: “A condição do elenco não é a melhor. Nós tentaremos utilizar jogadores que tiveram mais minutos na pré-temporada porque eles têm ritmo”. E complementou dizendo: “Aqueles que retornaram depois talvez joguem alguns minutos. Tem mais chances de substituições. Eu acho que estará quente em Londres”.