Guardiola x Arteta é a próxima grande rivalidade da Inglaterra, mas o que isso realmente significa?

6 minutos de leitura

Manchester City e Arsenal protagonizaram o grande confronto da 30ª rodada da Premier League. Os times se enfrentaram neste domingo (31) no Etihad Stadium, ficando apenas no empate em 0 a 0. O resultado foi péssimo para as equipes, mas demonstrou que a rivalidade entre Pep Guardiola e Mikel Arteta é protagonista no futebol inglês.

Liverpool agradece

A acirrada disputa pelo título da Premier League ganhou mais um capítulo. Manchester City e Arsenal entraram em campo após a vitória do Liverpool contra o Brighton por 2 a 1, reassumindo a liderança do torneio.

Jogando em casa, o City jogou mais ofensivamente buscando os três pontos diante do torcedor e com a possibilidade de assumir a segunda colocação. A equipe pressionou, mas encontrou muitas dificuldades para superar o bom trabalho defensivo dos Gunners.

Por outro lado, os visitantes optaram por tentar neutralizar o adversário, mas não deixaram de buscar o ataque. A equipe trabalhou principalmente com o contra-ataque e jogadas em transição rápida, principalmente no primeiro tempo.

Estatísticas de Manchester City x Arsenal

  • Finalizações: 12 x 6
  • Chutes ao gol: 1 x 2
  • Posse de bola: 73% x 27%
  • Passes: 672 x 269
  • Faltas: 9 x 20
Foto: Icon Sport

A resiliência de Arteta

A melhor oportunidade de um treinador evoluir como profissional é trabalhando com Guardiola e Arteta é a prova viva desse feito. O treinador assumiu o Arsenal com o objetivo de recuperar os tempos de glória da equipe na era pós-Wenger.

Os Gunners reassumiram o protagonismo no futebol inglês, mas Arteta ainda encontrava uma pedra no sapato: superar o professor Guardiola. Desde que assumiu o clube em dezembro de 20219, enfrentou o Manchester City em 11 jogos, ganhando apenas dois.

Até março de 2023, o City de Guardiola venceu nove vezes o Arsenal de Arteta. O mais impressionante é o número de gols. Foram 24 marcados e cinco terminaram com três gols ou mais marcados pelos Sky Blues.

Arteta demonstrou que resiliência foi a palavra-chave para o seu trabalho. Ele superou o City e foi campeão da Community Shield em agosto de 2023, vencendo a disputa de pênaltis por 4 a 1. Na oitava rodada da Premier League em 2023/2024, venceu por 1 a 0 com gol de Gabriel Martinelli.

O Arsenal não tem o elenco estrelado do Manchester City, mas Arteta encontrou ótimas soluções para quebrar a marca negativa contra Guardiola. Já são três jogos sem perder para os Citizens e apenas um gol sofrido no período.

Neste domingo (31), o City pressionou para conseguir a vitória e apresentou mais volume de jogo. Os Gunners optaram por jogar mais defensivamente, mas não deixando de arriscar as jogadas ofensivas, principalmente com Gabriel Jesus.

No entanto, o que chamou a atenção foi o trabalho defensivo do Arsenal em dois jogadores do City. Declan Rice anulou Kevin De Bruyne, que não encontrou espaço para trabalhar as jogadas. Haaland enfrentou a forte marcação de Gabriel Magalhães e Saliba, a melhor dupla de zagueiros da Premier League. E quando a defesa falhou, ela contou com a sorte ao ver o norueguês furando uma finalização frente a frente com Raya.

Foto: Icon Sport

Arteta x Guardiola é a grande rivalidade da Inglaterra

Se Guardiola e Klopp protagonizaram grande confrontos nas últimas temporadas na Inglaterra, Arteta demonstrou que é o sucessor do alemão nos próximos anos.

Klopp vai deixar o Liverpool no final da temporada, mas os fãs do futebol inglês poderão apreciar a rivalidade entre Guardiola e Arteta, que está apenas começando.

O espanhol ajustou os problemas do Arsenal e está preparado para gravar o nome na história do clube, agora como treinador. Pep está consolidado com o Manchester City e quer continuar empilhando títulos.

Desde que conquistou o primeiro título da Premier League em 2017/2018, Guardiola não foi campeão em apenas uma temporada, justamente para o Liverpool de Klopp em 2019/2020.

Arteta ainda não foi campeão inglês. Ainda. O time está brigando pelo título na segunda temporada seguida e demonstrou que aprendeu com os erros do último ano. Agora, precisa superar o domínio do City na Premier League.

O resultado não foi dos melhores para os torcedores das equipes, mas foi um ótimo sinal para os fãs da Premier League. Arteta x Guardiola provam que estão prestes a protagonizar grandes duelos pelos títulos e podem se enfrentar novamente em breve, caso avancem para a semifinal da Champions League.

Calendário decisivo

Manchester City e Arsenal estão em uma situação tanto quanto semelhante na reta final da temporada. Se os Citizens terão mais partidas até encerrarem os compromissos em 2023/2024, os Gunners precisam superar grandes desafios nas próximas semanas.

Na Premier League, o City terá nove jogos até a última rodada, mas apenas um confronto do big six – contra o Tottenham e sem data definida. O outro encontro contra os principais times ingleses será diante do Chelsea pela FA Cup.

O grande confronto envolvendo o Manchester City é pela Champions League. Se os Sky Blues são os favoritos ao bicampeonato continental, o Real Madrid tem a mística relação com a competição, liderados por Vini Júnior, Rodrygo e Bellingham.

O Arsenal está focado em apenas duas competições, mas não terá vida fácil. Apenas na Premier League são três clássicos do Big 6 até a última rodada. Na Champions League terá o Bayern de Munique pela frente. Os alemães não estão no melhor momento, mas ainda é o Bayern de Munique e com Harry Kane determinado em conquistar o primeiro título da carreira.

Pep Guardiola e Mikel Arteta podem comprovar os motivos para serem os melhores treinadores da atualidade, comandando equipes que estão na primeira prateleira do futebol mundial.

pep guardiola manchester city
Pep Guardiola, técnico do Manchester City (Foto: Icon Sport)
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.