Manchester City e Arsenal protagonizaram o grande confronto da 30ª rodada da Premier League. Os times se enfrentaram neste domingo (31) no Etihad Stadium, ficando apenas no empate em 0 a 0. O resultado foi péssimo para as equipes, mas demonstrou que a rivalidade entre Pep Guardiola e Mikel Arteta é protagonista no futebol inglês.
Liverpool agradece
A acirrada disputa pelo título da Premier League ganhou mais um capítulo. Manchester City e Arsenal entraram em campo após a vitória do Liverpool contra o Brighton por 2 a 1, reassumindo a liderança do torneio.
Jogando em casa, o City jogou mais ofensivamente buscando os três pontos diante do torcedor e com a possibilidade de assumir a segunda colocação. A equipe pressionou, mas encontrou muitas dificuldades para superar o bom trabalho defensivo dos Gunners.
Por outro lado, os visitantes optaram por tentar neutralizar o adversário, mas não deixaram de buscar o ataque. A equipe trabalhou principalmente com o contra-ataque e jogadas em transição rápida, principalmente no primeiro tempo.
Estatísticas de Manchester City x Arsenal
- Finalizações: 12 x 6
- Chutes ao gol: 1 x 2
- Posse de bola: 73% x 27%
- Passes: 672 x 269
- Faltas: 9 x 20
A resiliência de Arteta
A melhor oportunidade de um treinador evoluir como profissional é trabalhando com Guardiola e Arteta é a prova viva desse feito. O treinador assumiu o Arsenal com o objetivo de recuperar os tempos de glória da equipe na era pós-Wenger.
Os Gunners reassumiram o protagonismo no futebol inglês, mas Arteta ainda encontrava uma pedra no sapato: superar o professor Guardiola. Desde que assumiu o clube em dezembro de 20219, enfrentou o Manchester City em 11 jogos, ganhando apenas dois.
Até março de 2023, o City de Guardiola venceu nove vezes o Arsenal de Arteta. O mais impressionante é o número de gols. Foram 24 marcados e cinco terminaram com três gols ou mais marcados pelos Sky Blues.
Arteta demonstrou que resiliência foi a palavra-chave para o seu trabalho. Ele superou o City e foi campeão da Community Shield em agosto de 2023, vencendo a disputa de pênaltis por 4 a 1. Na oitava rodada da Premier League em 2023/2024, venceu por 1 a 0 com gol de Gabriel Martinelli.
O Arsenal não tem o elenco estrelado do Manchester City, mas Arteta encontrou ótimas soluções para quebrar a marca negativa contra Guardiola. Já são três jogos sem perder para os Citizens e apenas um gol sofrido no período.
Neste domingo (31), o City pressionou para conseguir a vitória e apresentou mais volume de jogo. Os Gunners optaram por jogar mais defensivamente, mas não deixando de arriscar as jogadas ofensivas, principalmente com Gabriel Jesus.
No entanto, o que chamou a atenção foi o trabalho defensivo do Arsenal em dois jogadores do City. Declan Rice anulou Kevin De Bruyne, que não encontrou espaço para trabalhar as jogadas. Haaland enfrentou a forte marcação de Gabriel Magalhães e Saliba, a melhor dupla de zagueiros da Premier League. E quando a defesa falhou, ela contou com a sorte ao ver o norueguês furando uma finalização frente a frente com Raya.
Arteta x Guardiola é a grande rivalidade da Inglaterra
Se Guardiola e Klopp protagonizaram grande confrontos nas últimas temporadas na Inglaterra, Arteta demonstrou que é o sucessor do alemão nos próximos anos.
Klopp vai deixar o Liverpool no final da temporada, mas os fãs do futebol inglês poderão apreciar a rivalidade entre Guardiola e Arteta, que está apenas começando.
O espanhol ajustou os problemas do Arsenal e está preparado para gravar o nome na história do clube, agora como treinador. Pep está consolidado com o Manchester City e quer continuar empilhando títulos.
Desde que conquistou o primeiro título da Premier League em 2017/2018, Guardiola não foi campeão em apenas uma temporada, justamente para o Liverpool de Klopp em 2019/2020.
Arteta ainda não foi campeão inglês. Ainda. O time está brigando pelo título na segunda temporada seguida e demonstrou que aprendeu com os erros do último ano. Agora, precisa superar o domínio do City na Premier League.
O resultado não foi dos melhores para os torcedores das equipes, mas foi um ótimo sinal para os fãs da Premier League. Arteta x Guardiola provam que estão prestes a protagonizar grandes duelos pelos títulos e podem se enfrentar novamente em breve, caso avancem para a semifinal da Champions League.
Calendário decisivo
Manchester City e Arsenal estão em uma situação tanto quanto semelhante na reta final da temporada. Se os Citizens terão mais partidas até encerrarem os compromissos em 2023/2024, os Gunners precisam superar grandes desafios nas próximas semanas.
Na Premier League, o City terá nove jogos até a última rodada, mas apenas um confronto do big six – contra o Tottenham e sem data definida. O outro encontro contra os principais times ingleses será diante do Chelsea pela FA Cup.
O grande confronto envolvendo o Manchester City é pela Champions League. Se os Sky Blues são os favoritos ao bicampeonato continental, o Real Madrid tem a mística relação com a competição, liderados por Vini Júnior, Rodrygo e Bellingham.
O Arsenal está focado em apenas duas competições, mas não terá vida fácil. Apenas na Premier League são três clássicos do Big 6 até a última rodada. Na Champions League terá o Bayern de Munique pela frente. Os alemães não estão no melhor momento, mas ainda é o Bayern de Munique e com Harry Kane determinado em conquistar o primeiro título da carreira.
Pep Guardiola e Mikel Arteta podem comprovar os motivos para serem os melhores treinadores da atualidade, comandando equipes que estão na primeira prateleira do futebol mundial.