Neste sábado, dia 25 de maio, o Manchester City encara o Manchester United, em Wembley, na grande decisão da Copa da Inglaterra. Os Citizens entram em campo para defender o título, já que em 2023 a equipe de Pep Guardiola conquistou a tríplice coroa nacional, levantando as taças da FA Cup, Copa da Liga e Premier League.
Caso o City vença o United, será o sétimo título de Copa da Inglaterra da sua história. O clube azul de Manchester já venceu a competição mais antiga do mundo seis vezes: 1904, 1934, 1956, 1969, 2011 e 2023.
Para esquentar o clima da decisão, a PL Brasil faz uma viagem no tempo e relembra o primeiro título de Copa da Inglaterra conquistado pelo Manchester City, ao bater o Bolton na final por 1 a 0, no estádio do Crystal Palace, no dia 23 de abril de 1904.
Leia mais: Invincibles, 15 anos: os grandes jogos da campanha invicta do Arsenal
Caminho do City até a decisão
Antes de tudo é importante destacar o seguinte: em 1904 os clubes obviamente não tinham o mesmo peso de hoje. Alguns usavam até outra nomenclatura. Entretanto, isso não diminui em nada o título do Manchester City.
A caminhada do clube azul de Manchester começou no dia 6 de fevereiro de 1904, no Hyde Road, estádio dos Citizens até 1923 e que tinha capacidade para cerca de 40 mil torcedores. O primeiro adversário seria o Sunderland.
Com gols dos atacantes Sandy Turnbull (2x) e Billie Gillespie, o City venceu por 3 a 2 e garantiu a classificação para as oitavas de final.
O adversário da próxima fase seria o Arsenal, que na época se chamava Woolwich Arsenal, e estava na segunda divisão do futebol inglês – O City estava na primeira e subiu como campeão. E os Citizens confirmaram o favoritismo.
Com gols do ponta esquerda Frank Booth e do atacante Sandy Turnbull, a equipe azul de Manchester venceu os londrinos fora de casa por 2 a 0 e se garantiu entre os oito melhores da competição.
Leia mais: O papel fundamental de Patrick Vieira nos Invencíveis
O Manchester City chegava nas quartas de final da Copa da Inglaterra pela primeira vez desde a criação da competição mais antiga do planeta. E o adversário seria o Middlesbrough, que havia goleado os Citizens por 6 a 0 em uma partida da primeira divisão inglesa meses atrás.
Para tentar vingança contra o algoz e avançar à semifinal, cerca de 30 mil torcedores compareceram ao Hyde Road. Mas não viram a vitória do City naquele dia. O placar ficou zerado e a partida replay foi marcada.
Para quem não sabe, a Copa da Inglaterra é disputada em confronto único. Quando há um empate, ocorre um segundo jogo, denominado de replay, na casa de quem jogou a primeira partida fora. Isso vale até os dias de hoje.
E o City finalmente conseguiu bater o seu algoz. Com gols do ponta direita George Livingstone e dos atacantes Sandy Turnbull e Billie Gillespie, a equipe azul de Manchester venceu o Boro fora de casa por 3 a 1 e avançou até a semifinal da Copa da Inglaterra.
O adversário seria o tradicional Sheffield Wednesday e a partida seria realizada no Goodison Park. Cerca de 53 mil pessoas estiveram presentes no jogo. E deu City. Com gols dos atacantes Billie Gillespie, Sandy Turnbull e Billy Meredith, os Citizens ganharam por 3 a 1 e se classificaram à final, onde enfrentariam o Bolton.
A finalíssima
A grande final da Copa da Inglaterra de 1904 colocou frente à frente Manchester City x Bolton. O palco da decisão foi o estádio de Crystal Palace, que comportou cerca de 62 mil torcedores. Convertendo o preço dos ingressos para os dias atuais, eles custaram em torno de 30 libras.
O centro das atenções antes da bola rolar era o atacante Billy Meredith. O craque dos Citizens despertava os olhares de torcedores, jornalistas e até de celebridades, como o então primeiro ministro do Reino Unido, Arthur Balfour.
Com a bola rolando, Billy Meredith cumpriu às expectativas e entrou para a história do Manchester City e da Copa da Inglaterra.
Aos 23 minutos da etapa inicial, George Livingstone tocou para ele que, dominou, driblou o defensor e arrematou com a perna esquerda estufando as redes. 1 a 0 City!
Leia mais: Manchester United Women, a grata surpresa do começo da temporada feminina na Inglaterra
Segundo relatos da época, um torcedor invadiu o campo após o gol e a polícia o levou de volta até a arquibancada. Não foi preso.
Alguns jornalistas questionaram se a posição de Billy Meredith na hora do gol não caracterizava impedimento. Entretanto, nada conclusivo. Os próprios jogadores do Bolton não foram questionar a arbitragem e o jogo seguiu.
Abaixo uma ilustração do gol produzida pelo site oficial do Manchester City:
Após o gol, o Bolton tentou pressionar o City durante a partida, mas sem sucesso. Segundo relatos de jornais da época, o defensor Herbert Burgess fez um ótimo jogo e foi o principal nome da decisão. Evitou vários ataques perigosos do adversário.
Com o apito final, o City conquistou seu primeiro título de Copa da Inglaterra. Um troféu de alto nível que o clube ainda não tinha em sua história. Para se ter noção do peso que essa taça representava, veja esse trecho do Manchester Evening Chronicle:
“Não há nada no futebol que se compare à magnifica recepção que o time de futebol do Manchester City recebeu após o seu retorno a Manchester ontem à noite na orgulhosa posição de campeão da Copa da Inglaterra pela primeira vez na história de Manchester. Toda a população da cidade estava honrada.”
Esse título de Copa da Inglaterra conquistado pelo City foi o primeiro grande troféu que Manchester viu. Mudou completamente a cultura futebolística na cidade, que desejava prioritariamente o êxito no rugby.
Com a conquista, o Manchester City se tornou um dos times mais populares na época, superando Aston Villa e Everton. Pode se dizer que é um dos títulos mais revolucionários da história dos Citizens.