Manchester City busca inédita tríplice coroa doméstica

Citizens enfrentam o Watford na final da Copa da Inglaterra

O Manchester City enfrenta o Watford em Wembley de olho em fazer história: ser o primeiro clube inglês a fazer a tríplice coroa doméstica no futebol masculino.

A equipe dirigida por Pep Guardiola levantou a Copa da Liga em 24 de fevereiro, ao bater o Chelsea nos pênaltis em Wembley. E venceu também a Premier League no último domingo, superando o Liverpool por um ponto.

Leia mais: Copa da Inglaterra: 7 momentos marcantes da competição

Até hoje, nenhum clube no futebol inglês conseguiu vencer liga, Copa da Inglaterra e Copa da Liga numa mesma temporada. Desde a criação deste último torneio, na temporada 1960/61, quem mais esteve perto do feito foi justamente o rival do City, o Manchester United.

Na temporada 1993/94, há exatos 25 anos, os Red Devils comandados por Alex Ferguson estavam iniciando seu período hegemônico no futebol inglês, tendo o atacante francês Eric Cantona e o goleiro dinamarquês Peter Schmeichel como principais astros.

Para completar, antes do início da temporada o clube havia quebrado o recorde britânico de transferências ao contratar o meia Roy Keane do Nottingham Forest. Fortalecido, chegou a abrir 16 pontos de vantagem na ponta da Premier League ao fim de janeiro.

Leia mais A humanização, a dura realidade e os sonhos de Jurgen Klopp… por ele mesmo 

Embora a vantagem tenha se dissipado durante a temporada ao ponto de o Blackburn chegar a alcançá-lo na liderança, o United confirmou o título no dia 1º de maio, ao bater o Ipswich por 2 a 1 e contar com a derrota dos Rovers para o Coventry pelo mesmo placar.

A segunda conquista da temporada veio dali a duas semanas, ao golear o Chelsea por 4 a 0 na final da FA Cup em Wembley. Os gols saíram todos no segundo tempo: Cantona marcou duas vezes de pênalti, Mark Hughes fez o terceiro e Brian McClair fechou a contagem.

De todo modo, os Red Devils já haviam perdido a chance de tríplice coroa alguns meses antes, na decisão da Copa da Liga, quando tiveram pela frente o Aston Villa – dirigido pelo ex-técnico do United Ron Atkinson – na decisão em Wembley, no dia 27 de março.

Na temporada anterior, a primeira da Premier League, o Villa havia brigado com os Red Devils pelo título inglês e perdido na reta final. Agora, aproveitaram a chance e deram o troco, vencendo por 3 a 1, com dois gols de Dean Saunders e um de Dalian Atkinson.

Outros casos

Houve ainda outros três casos na história em que um mesmo clube conquistou o título da liga mais uma das copas, mas na outra competição em mata-mata acabou caindo nas semifinais, também perdendo por pouco a chance da tríplice coroa.

Em 1986, o Liverpool venceu uma briga a três com o rival Everton e um surpreendente West Ham para conquistar a liga inglesa apenas na última rodada. Aliás, bateu os Toffees de virada na decisão da FA Cup. Mas a tríplice coroa também já havia sido perdida.

Na Copa da Liga, a equipe que tinha Kenny Dalglish nos cargos de jogador e técnico foi surpreendida nas semifinais pelo Queens Park Rangers. Batidos na ida em Loftus Road por 1 a 0, gol de Terry Fenwick, os Reds foram eliminados com um 2 a 2 em Anfield.

Foi também o caso do Arsenal, que fez a dobradinha Premier League + FA Cup em 1997/98, mas caiu nas semifinais da Copa da Liga: depois de derrotar o Chelsea por 2 a 1 em Highbury, acabou perdendo por 3 a 1 em Stamford Bridge na volta.

Leia também Este texto de Lukaku é tão emocionante que não tem como não virar fã do belga

Em 2009, o Manchester United teve nova chance de completar a tríplice coroa. A diferença para os demais casos é que o time ficou pelo caminho na FA Cup. O time havia vencido a Copa da Liga em março e sacramentou a conquista da Premier League em 16 de maio.

Mas na FA Cup, o time caiu diante do Everton na semifinal em Wembley, num jogo em que Alex Ferguson poupou titulares. Com um 0 a 0 após 120 minutos, os Toffees venceram nos pênaltis por 4 a 2.

O caso mais curioso destas chances desperdiçadas aconteceu na temporada 1960/61. Primeiro clube a fazer a dobradinha da liga com a FA Cup no século XX, o Tottenham poderia ter arrematado também a Copa da Liga, mas abdicou de disputar a edição inaugural do torneio.