Revelado: Os segredos do City para sobreviver a uma temporada de 83 partidas

5 minutos de leitura

O Manchester City tem um grande desafio para superar na temporada. Com mais de 80 jogos, o clube precisa lidar com o calendário pesado e encontrou algumas soluções para seguir na briga pelos títulos.

✅Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp

Caso chegue em todas as finais nacionais, o Manchester City vai disputar 73 jogos. Esse número pode subir para 83 somando todos os possíveis compromissos internacionais, caso chegue até a decisão das competições da Uefa.

Além disso, o City está classificado para o Supermundial de Clubes, marcado para ser disputado entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, realizado nos Estados Unidos.

Como o Manchester City vai sobreviver a uma temporada de 83 jogos?

O jornal “Daily Mail” revelou os bastidores sobre como o Manchester City trabalha na recuperação física dos jogadores. No centro de treinamento, a equipe investiu em equipamentos que ajudam a superar a quantidade elevada de jogos.

Segundo a reportagem, o City Football Academy — o centro de treinamentos do clube — tem câmara de crioterapia embutida, um equipamento mais eficaz que os banhos de gelo. Também é possível encontrar camas de flutuação secas — uma cama com uma estrutura “invisível”, que traz a ilusão de leveza e está flutuando no quarto — e espreguiçadeiras de terapia de vibração sonora multissensorial e reclináveis de gravidade zero, no valor de 3 mil libras (R$ 21.720).

Na parte física, os jogadores se exercitam em bicicleta ergométricas em temperaturas de 40º C em uma câmara de altitude.

Na sala de fisioterapia, os jogadores recebem massagens e tratamentos gerais. O departamento é liderado pelo diretor de desempenho Simon Timson e o clube tem dado importância significativa para o que acontece com os atletas fora dos gramados.

Outro nome fundamental para o Manchester City é Pep Guardiola. Os treinamentos são de sessões intensas, mas curtas. O treinador também recebe o conselho do departamento médicos sobre as questões físicas dos jogadores, concedendo aos atletas tempo de folga ou férias mais longas.

Guardiola manchester city mcatee e o'reilly
Guardiola no Manchester City (Foto: Icon Sport)

O planejamento de viagens do Manchester City

Embora tenha a estrutura no City Football Academy, o Manchester City também precisa lidar com as viagens. Por isso, o clube faz um planejamento especial para os jogos fora da Inglaterra.

O primeiro compromisso fora do país dos Citizens será no dia 1º de outubro, contra o Slovan Bratislava pela Champions League. Ao contrário da maioria dos times, a equipe de Guardiola só irá retornar para a Inglaterra na manhã seguinte do jogo.

Depois do apito final, os jogadores retornam para o hotel que estarão hospedados na Eslováquia. Eles irão fazer uma refeição leve antes de dormir e, na manhã seguinte, farão uma sessão de recuperação na piscina. Todos os hotéis que o clube fica hospedado devem ter pelo menos uma piscina.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.