Na manhã desta segunda-feira (6), o Manchester City se pronunciou sobre as investigações da Premier League. O comunicado foi publicado no site oficial do clube, por meio de uma nota, alegando que foram surpreendidos pela notícia.
A Premier League está investigando supostas irregularidades financeiras do Manchester City. A competição acusa o clube de pelo menos 100 violações nas regras do torneio, podendo resultar na expulsão da equipe ou até mesmo a retirada de títulos.
Manchester City publica comunicado sobre investigações da Premier League
Na manhã desta segunda-feira (6), os torcedores do Manchester City receberam a informação que o clube poderá sofrer duras sanções. A equipe está sendo investigada por supostas violações das regras financeiras da Premier League durante nove temporadas, entre 2009 e 2018, além de não entregar os documentos exigidos nos últimos cinco anos.
Em nota publicada no site oficial, a diretoria dos Citizens afirmam que foram surpreendidos pela notícia. “O Manchester City está surpreso com a emissão dessas supostas violações das regras da Premier League, principalmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de materiais detalhados que a EPL recebeu”, publicou o clube em nota.
Na nota oficial, o Manchester City parabeniza o fato da revisão sobre as investigações sejam feitas pela Comissão Independente, utilizando a imparcialidade no caso. “Como tal, esperamos que este assunto seja encerrado de uma vez por todas”, finaliza a diretoria.
A Premier League não deverá se pronunciar mais sobre o assunto até o final das investigações, publicando a decisão no site oficial. Enquanto isso, o Manchester City segue apreensivo com relação as possíveis sanções, podendo afetar a disputa pelo título contra o Arsenal.
Manchester City statement 🚨🔵 #MCFC
“Manchester City FC is surprised by the issuing of these alleged breaches of the Premier League Rules, particularly given the extensive engagement and vast amount of detailed materials that the EPL has been provided with”.
📑⤵️ pic.twitter.com/qTjglDn3cl
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) February 6, 2023
Guardiola poderá deixar o comando do Manchester City
As sanções contra o Manchester City podem ter resultados drástico no clube. A Premier League poderá excluir a equipe da competição, além de retirar pontos na atual temporada, limitar as contratações, suspender a inscrições de novos jogadores, ou até mesmo retirar os títulos conquistados desde 2008 na competição.
Além das sanções, os Citizens podem perder o técnico Pep Guardiola. Em 2020, a equipe foi suspensa das competições continentais pela UEFA, além da multa no valor de 25 milhões de libras, por violações do fair play financeiro. Posteriormente, as sanções foram reduzidas para a multa em 9 milhões.
Em entrevista, Guardiola foi questionado sobre as sanções e afirmou que deixaria a equipe, caso os diretores mentissem sobre as violações financeiras. “Eu olhei para ele e acreditei 100% desde o primeiro dia, então defendi o clube por causa disso. Eu disse: se você mentir para mim, no dia seguinte eu não estarei aqui”, afirmou o treinador.
O técnico acrescente que está confortável ao representar um clube que segue as regras. “No final, não se trata de ganhar a Champions League ou a Premier League, é sempre fazer o bem, para nosso povo e nossos torcedores”, finalizou Guardiola.
Dessa forma, caso a Premier League confirme as violações financeiras, Guardiola poderá deixa o comando do Manchester City. Além disso, outros jogadores podem sair na equipe, buscando a disputa pelas principais competições da Europa.