Quantas vezes você já se perguntou o motivo para tantos jovens torcerem por times europeus e deixarem os nacionais de lado? Enquanto os clubes brasileiros se mostram despreparados, os europeus chegam e se tornam o foco. Uma das equipes que vem chamando a atenção de novos torcedores é o Manchester City.
Se o clube se destaca dentro de campo na Premier League, fora dos gramados, os Citizens também são um ponto fora da curva.
Com uma conta no Twitter em português e muito ativa, o Manchester City quer continuar produzindo conteúdo para os torcedores brasileiros. De acordo com o clube, estabelecer relacionamento com quem fale e comemore junto com a equipe é importante.
Tour das taças e o valor da experiência
Em 2018, após ser campeão da Premier League e da Copa da Liga Inglesa, o clube promoveu um tour visitando seis continentes, 18 países e 28 cidades em 100 dias. Um deles foi o Brasil, que teve três cidades-sedes para o evento: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante a cobertura da PL Brasil no estádio do Pacaembu, no último dia do tour, foi possível ver muitas crianças fazendo fila para tirar fotos com os troféus.
Momentos depois de assistir ao jogo de estreia da temporada 2018/19, contra o Arsenal, os torcedores tiveram a experiência de conversar com um dos zagueiros que fizeram história com a camisa dos Citizens: Joleon Lescott.
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Essas ações, de acordo com Eduardo Esteves, idealizador do Mktesportivo, especializado em marketing no esporte, preenchem anseios que muitos torcedores têm, e que os clubes brasileiros acabam não atendendo.
“Precisamos entender melhor o conceito de experiência, valorizar o produto e levar atrativos para além de seus territórios. No Brasil, o calendário atrapalha, uma vez que a janela das férias é ocupada por festas de final de ano, mas algo deve ser feito para que não sigamos perdendo a atenção, preferência e o bolso dos torcedores – algo que a Premier League aprendeu há muitos e muitos anos.”
O futebol brasileiro ainda acaba se limitando ao noventa minutos e não vai além do jogo em si, deixando de trazer alguma emoção, segundo Eduardo.
“Com o avanço dos games, das plataformas digitais, dos patrocínios de categoria, aliada à fundamental continuidade das transmissões de torneios como a Premier League no Brasil, por vezes, o torcedor acaba acompanhando mais os europeus em detrimento de sua própria equipe.”
“A exemplo do Manchester City, já imaginou se o Palmeiras, último campeão brasileiro, fizesse um tour de sua taça em regiões que sabe que possui uma base relevante de torcedores? Hoje, o maior desafio é saber entreter, impactar e se relacionar com aquele que está no sofá, no bar, com o celular na mão sendo bombardeado por informações”, afirmou Eduardo.
Valorização de seus torcedores
No Brasil, existe uma torcida oficial do Manchester City – a primeira na América Latina. A Citizens Brasil, criada em 2007, em uma comunidade do Orkut, foi oficializada pelo clube em 2017, e celebrou os frutos da nova diretriz dos ingleses na relação com os fãs pelo mundo.
“A nova diretriz do clube proporcionou uma conexão maior com os fãs fora da Inglaterra. Numa grande pesquisa pela América Latina, eles buscavam uma comunidade sólida, partindo por uma pesquisa digital, até chegar em nós aqui no Brasil. Confirmaram nossa paixão pelo clube e nossa longevidade”, contou Leon Sampaio, um dos membros da torcida.
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Experiências em Etihad
Além das ações para quem está longe de Manchester, o time azul da cidade inglesa promove uma grande experiência em sua casa, o Etihad Stadium. De acordo com o relatório anual do final da última temporada, o clube teve cerca de 99% do seu estádio lotado em toda as rodadas da Premier League e jogos de Copa da Inglaterra, Copa da Liga e Liga dos Campeões da Europa.
Se assistir a uma partida do Campeonato Inglês é um dos sonhos de qualquer apaixonado pelo futebol, ir ao Etihad Stadium passou a fazer parte do guia de viagem de muitos.
Pessoas de 110 países diferentes visitaram o estádio em Manchester, superando marcas das temporadas anteriores.
Em uma pesquisa pela BBC Sport e divulgada pelo Manchester City, 99% dos torcedores do clube e 76% dos rivais ou pessoas que não torcem para clubes na Inglaterra afirmaram ter gostado da experiência no Etihad.
Com vitórias dentro de campo e todas as experiências e ações promocionais ao redor do mundo, o Manchester City mostra o porquê de muitos jovens acabarem escolhendo um time na Europa para torcer. Esse exemplo deixa ainda mais claro que, se os times brasileiros demorarem para agir, muito se perderá nas próximas gerações.