O Manchester City enfrentará decisões importantes nos tribunais pelos próximos meses. A partir de setembro, o clube será julgado pelas 115 acusações de supostas fraudes financeiras na Premier League.
Se for condenado, o City pode sofrer duras punições e até mesmo perder quase 80 pontos na tabela. Isso poderia definir o rebaixamento do clube à Championship, a segunda divisão inglesa.
Manchester City pode perder até 80 pontos
O “The Athletic” revelou bastidores do caso. O assunto tem sido muito comentado entre dirigentes e figuras importantes de clubes e da própria Premier League. Há uma ansiedade geral para a definição do caso.
As possíveis punições para o Manchester City variam de multas financeiras a dedução de pontos na tabela. Ao site inglês, o executivo de um clube da liga revelou que há risco dos Citizens perderem entre 70 e 80 pontos como sanção para não escaparem do rebaixamento.
–A visão coletiva que ouvi é que uma sanção apropriada teria que ser uma dedução de pontos tão substancial que garantisse ao City uma temporada na Championship. Estamos falando aqui entre 70 e 80 pontos.
Existem alas que defendem outros tipos punições ao Manchester City, como multas, exclusão de competições europeias e dedução de pontos espalhada pelas próximas temporada. A equipe inglesa chegou a ser banida dos torneios da Uefa por dois anos, mas conseguiu se livrar da decisão através da Corte Arbitral do Esportes (CAS).
O processo das 115 acusações não é movido pelos clubes rivais, mas sim pela própria Premier League. No entanto, as outras equipes da liga acompanham o caso atentamente.
🚨 POR QUE O CITY AINDA NÃO FOI PUNIDO PELA PREMIER LEAGUE?
➡️ Caso diferente de Everton e Forest
➡️ Mais de 115 possíveis violações
➡️ Problemas diplomáticos com os Emirados Árabes UnidosA @melrespider respondeu a pergunta de 1 milhão de dólares (ou libras) 😅 De nada! pic.twitter.com/bjdjqsAiNr
— PL Brasil (@plbrasil1) March 20, 2024
Quais são as acusações contra o Manchester City?
No início da semana, o “The Times” relatou que a data do julgamento do Manchester City será adiantada. O evento começaria em novembro, mas agora está previsto para meados de setembro, a menos que existam atrasos legais.
A previsão é de que o julgamento dure pelo menos dez semanas e que o resultado seja divulgado no início de 2025, ainda com a temporada em andamento.
A investigação contra o clube inglês começou em 2018, após vazamentos de documentos pelo site “Der Spiegel”. O caso ficou conhecido como “Football Leaks”.
As acusações contra o Manchester City:
- Não divulgar informações financeiras de forma precisa. Isso engloba suas receitas (incluindo as de patrocínio) e custos operacionais.
- Não fornecer detalhes da remuneração de Roberto Mancini durante os quatro anos em que ele esteve no comando técnico.
- Violar as regras de fair play financeiro (FFP) da Uefa, bem como o PSR (lucro e sustentabilidade, que é o equivalente ao fair play financeiro) da Premier League. A liga inglesa alega ainda que o clube não cooperou totalmente com as investigações.
O Manchester City nega veemente todas as acusações. O clube alega que tem evidencias irrefutáveis que os inocentam.