115 acusações: Manchester City pode perder até 80 pontos se for condenado

5 minutos de leitura

O Manchester City enfrentará decisões importantes nos tribunais pelos próximos meses. A partir de setembro, o clube será julgado pelas 115 acusações de supostas fraudes financeiras na Premier League.

Se for condenado, o City pode sofrer duras punições e até mesmo perder quase 80 pontos na tabela. Isso poderia definir o rebaixamento do clube à Championship, a segunda divisão inglesa.

Manchester City pode perder até 80 pontos

O “The Athletic” revelou bastidores do caso. O assunto tem sido muito comentado entre dirigentes e figuras importantes de clubes e da própria Premier League. Há uma ansiedade geral para a definição do caso.

As possíveis punições para o Manchester City variam de multas financeiras a dedução de pontos na tabela. Ao site inglês, o executivo de um clube da liga revelou que há risco dos Citizens perderem entre 70 e 80 pontos como sanção para não escaparem do rebaixamento.

–A visão coletiva que ouvi é que uma sanção apropriada teria que ser uma dedução de pontos tão substancial que garantisse ao City uma temporada na Championship. Estamos falando aqui entre 70 e 80 pontos.

Existem alas que defendem outros tipos punições ao Manchester City, como multas, exclusão de competições europeias e dedução de pontos espalhada pelas próximas temporada. A equipe inglesa chegou a ser banida dos torneios da Uefa por dois anos, mas conseguiu se livrar da decisão através da Corte Arbitral do Esportes (CAS).

O processo das 115 acusações não é movido pelos clubes rivais, mas sim pela própria Premier League. No entanto, as outras equipes da liga acompanham o caso atentamente.

Quais são as acusações contra o Manchester City?

No início da semana, o “The Times” relatou que a data do julgamento do Manchester City será adiantada. O evento começaria em novembro, mas agora está previsto para meados de setembro, a menos que existam atrasos legais.

A previsão é de que o julgamento dure pelo menos dez semanas e que o resultado seja divulgado no início de 2025, ainda com a temporada em andamento.

A investigação contra o clube inglês começou em 2018, após vazamentos de documentos pelo site “Der Spiegel”. O caso ficou conhecido como “Football Leaks”.

As acusações contra o Manchester City:

  • Não divulgar informações financeiras de forma precisa. Isso engloba suas receitas (incluindo as de patrocínio) e custos operacionais.
  • Não fornecer detalhes da remuneração de Roberto Mancini durante os quatro anos em que ele esteve no comando técnico.
  • Violar as regras de fair play financeiro (FFP) da Uefa, bem como o PSR (lucro e sustentabilidade, que é o equivalente ao fair play financeiro) da Premier League. A liga inglesa alega ainda que o clube não cooperou totalmente com as investigações.

Manchester City nega veemente todas as acusações. O clube alega que tem evidencias irrefutáveis que os inocentam.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.