A audiência para tratar das acusações de 115 infrações financeiras da Premier League pelo Manchester City começou nesta semana. O julgamento está sendo realizado por um painel independente e deve durar cerca de dois meses.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp.
Contando com uma possível apelação por parte do clube, a expectativa é de que haja um veredito final ao encerramento desta temporada.
Em fevereiro do ano passado, a Premier League acusou o Manchester City de cometer 115 violações financeiras cometidas entre as temporadas 2009/10 e 2017/18. Neste período, o clube conquistou oito títulos, sendo três de Campeonato Inglês.
O Manchester City é acusado de:
- Não divulgar informações financeiras de forma precisa. Isso engloba suas receitas (incluindo as de patrocínio) e custos operacionais.
- Não fornecer detalhes da remuneração de Roberto Mancini durante os quatro anos em que ele esteve no comando técnico.
- Violar as regras de fair play financeiro (FFP) da Uefa, bem como o PSR da Premier League. A liga inglesa alega ainda que o clube não cooperou totalmente com as investigações.
O Manchester City pode perder títulos?
Caso uma ou mais acusações forem constatadas, o Manchester City está sujeito a sofrer diversos tipos de punição, que vão de advertência a multas, suspensão na liga, dedução de pontos e até rebaixamento.
O regulamento da Premier League não prevê a retirada de títulos, mas a comissão independente pode indicar outras punições que achar cabíveis, mesmo elas não estando presentes nas normas da competição.
Quem seriam os campeões?
Em caso de perda de títulos, também não está claro se os mesmos serão dados aos vices da competição.
O Manchester City “beneficiaria” os rivais United e Liverpool, que já são os maiores vencedores do Campeonato Inglês, com 20 e 19 títulos cada, respectivamente. Os Red Devils chegariam a 22 títulos, enquanto os Reds aumentariam a lista para 20.
Em uma entrevista concedida ao “FIVE”, podcast comandado por Rio Ferdinand, em fevereiro, o técnico José Mourinho comentou sobre a possibilidade de ser campeão da Premier League “por fax”, já que era o treinador do Manchester United no vice de 2017/18.
— Talvez haja uma chance de ganharmos aquela liga, não? (Temporada 2017/18.) Porque se o Manchester City for considerado culpado por violar as regras do fair play financeiro, eles perderão alguns pontos e talvez ganhemos esse título.
Confira a lista completa:
Premier League
- Manchester United: 2011/12 e 2017/18
- Liverpool: 2013/14
E as Copas?
Como a denúncia foi apresentada pela Premier League e não pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA), não há indícios concretos de que os títulos de Copa da Inglaterra e Copa da Liga conquistados pelo City sejam afetados pelo resultado da audiência. Só dá para trabalhar com essa possibilidade caso a FA se manifeste juridicamente sobre o caso.
No período investigado, o City venceu a Copa da Inglaterra uma vez, em 2010/11 sobre o Stoke City, e a Copa da Liga três vezes, contra o Sunderland (2014), Liverpool (2026) e Arsenal (2018).
O “Telegraph” publicou no dia 19 de setembro que o Manchester City, caso seja considerado culpado de violações graves em regras financeiras, corre o risco de ser expulso não apenas da Premier League, mas também da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.
As regras das duas copas nacionais levantam a possibilidade de exílio do Manchester City. Já as normas que regem a Champions League são mais complexas, assim como as do novo Mundial de Clubes da Fifa.
No entanto, se o Manchester City for expulso das três competições nacionais, será muito difícil conseguir continuar disputando Champions League e Mundial de Clubes devido aos longos intervalos que enfrentariam entre as partidas.