As atenções estão voltadas para o futuro do Manchester City. Enquanto aguarda a investigação da Premier League, as especulações surgem sobre o clube e os rivais pedem o rebaixamento dos Cizitens. Entretanto, a equipe poderá ser rejeitada pela EFL e barrado de disputar até a quarta divisão do futebol inglês.
A Premier League divulgou na última segunda-feira (6), que está investigando o Manchester City por supostas violações nas regras financeiras entre 2009 e a temporada 2017/18, além de não cooperar com as investigações que iniciaram em 2018.
EFL poderá rejeitar o Manchester City, sendo barrado até a quarta divisão
O momento do Manchester City é conturbado e o futuro incerto. Enquanto disputa o título da Premier League e está nos preparativos para enfrentar o RB Leipzig nas oitavas de final da Champions League, o clube recebeu a notícia que está sendo investigado pela Premier League.
Os Citizens estão sendo acusados de violar o fair play financeiro. A Premier League está investigando denúncias com relação à irregularidades das regras da competição entre 2009 e 2018. Além disso, a diretoria do clube de Manchester não teria fornecido os documentos das investigações que foram iniciadas em 2018.
Segundo informações publicadas pelo The Sun, clubes da Premier League estão pedindo que o Manchester City sofra punições severas e o time seja rebaixado. Em declaração ao portal, um dos diretores afirma que os Citizens violaram as regras por quase uma década e a organizadora da primeira divisão do futebol inglês deve aplicar as devidas medidas.
O Manchester City poderá sofres diferentes sanções, como ser excluído da Premier League e rebaixado da primeira divisão. De acordo com o Telegraph, o clube precisaria se inscrever na EFL, que organiza a Championship, League One e League Two, segunda, terceira e quarta divisão respectivamente.
O jornal britânico informa que a EFL conta com apenas 72 clubes. Dessa forma, não seria obrigada a aceitar o Manchester City. Sendo assim, os Ctizens podem ser barrados de jogar a Champioship, League One ou League Two, caso seja rebaixado da Premier League.
🚨 Manchester City could potentially play in non-league football if they are kicked out of the Premier League.
The EFL have no requirement to accept them into the Championship, League One or League Two.
(Source: @TeleFootball) pic.twitter.com/eubuiCzgHz
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) February 7, 2023
Manchester City busca recuperação em momento conturbado
O Manchester City não sabe qual será o seu futuro, mas precisa continuar trabalhando para disputar as próximas partidas, buscando a recuperação, enquanto está em um mês decisivo para Guardiola.
No último compromisso na Premier League, os Citizens perderam para o Tottenham, desperdiçando a oportunidade de diminuir a diferença para o Arsenal em dois pontos. Os Gunners também foram derrotados na rodada, para o Everton.
As próximas quatro partidas são importantes para o Manchester City. Na Premier League, enfrenta o Aston Villa no domingo (12) e depois encara o Arsenal, com a possibilidade de assumir a liderança, dependendo da combinação de resultados.
Além disso, enfrenta o Nottingham Forest, antes de visitar o RB Leipzig no dia 22 de fevereiro, pela partida de ida das oitavas de final da Champions League. A volta está marcada para o dia 14 de março, no Etihad Stadium.