Na manhã desta segunda-feira (6), o Manchester City recebeu a notícia que corre o risco de ser expulso da Premier League. Os diretores da competição abriram uma investigação contra o clube, que poderá sofrer diferentes sanções, incluindo a exclusão do campeonato.
O Manchester City ocupa o 2º lugar da Premier League com cinco ponto de diferença para o líder Arsenal, com dois confrontos entre as duas equipes na competição. Entretanto, a disputa do títulos poderá ser afetada com as investigações.
Premier League poderá expulsar o Manchester City da competição
O planejamento do Manchester City na temporada poderá ser afetado drasticamente. A Premier League divulgou na manhã desta segunda-feira (6), que está investigando a equipe em supostas 100 violações das regras financeiras, com a possibilidade de sofrer diferentes sanções.
A Premier League acusa os Citizens de violar os regulamentos financeiros entre 2009 e 2018, durante nove temporadas. Além disso, a diretoria do clube não teria entregado os documentos dos últimos cinco anos, que foram exigidos pela organização da primeira divisão do futebol inglês.
Os chefes jurídicos da Premier League apontam que a diretoria do Manchester City teria escondido a fonte de sua receita. O clube alega que os valores recebidos eram de patrocinadores, mas a acusação afirma que a equipe foi financiada pelos proprietários em Abu Dhabi.
Além disso, parte do salário do ex-treinador Roberto Mancini foi pago por uma empresa de fachada localizada nos Emirados Árabes Unidos. Enquanto outra acusação afirma que os Citizens não forneceram todos os detalhes de quanto os jogadores recebiam.
Entre as diversas acusações, a mais séria envolve o início das investigações, em 2018. A Premier League alega que o Manchester City não forneceu todas as informações legais no período de quatro anos.
Em nota publicada no site oficial, a organizadora da primeira divisão do futebol inglês explica quais serão as próximas informações divulgadas. “Os procedimentos perante a Comissão serão, de acordo com a Regra W.82 da Premier League, confidenciais e ouvidos em particular. De acordo com a Regra W.82.2 da Premier League, o resultado final da Comissão será publicado no site da Premier League”, informam.
O Manchester City poderá sofrer diversas sanções severas pela Premier League. As medidas podem incluir a expulsão da competição, retirada de pontos, semelhante ao que aconteceu com a Juventus na Série A, proibições de transferências, limites de gastos ou retirada de títulos conquistados no período investigado.
Em 2020, a UEFA suspendeu o Manchester City por dois anos das competições continentais e multou o clube em 25 milhões de libras, após violar o fair play financeiro. No entanto, a diretoria recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte, com a punição sendo reduzida pela multa de 9 milhões de libras.
O Manchester City não poderá recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte com relação as investigações da Premier League. A equipe está no aguardo do resultado das investigações da organização.
🛑 Premier League statement confirms “Manchester City have been charged with numerous breaches of financial rules ”.@martynziegler now reports that “Man City will not be able to appeal any sanction to the Court of Arbitration for Sport, the one which overturned the UEFA ban. pic.twitter.com/fsRtpQKSI8
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) February 6, 2023