Guia do Manchester City na Champions League 2019/2020

Até onde vão os Citizens na maior competição da Europa? Confira nossa análise!

Guia do Manchester City na Champions League 2019/2020
Catherine Ivill/Getty Images

Confira o guia especial da PL Brasil sobre o Manchester City na Champions League 2019/2020

O Manchester City conseguiu um feito inédito em cenário nacional na temporada 2018/19. Conquistou Copa da Liga, Copa da Inglaterra e a Premier League, a tríplice coroa doméstica. Porém, o grande objetivo do time ainda consiste em atingir um título que jamais venceu: a Champions League.

Na última edição, o City caiu para o finalista Tottenham em uma das partidas mais disputadas da competição.

Agora, a equipe parece estar em seu auge. Terminou a liga passada com 98 pontos e tem como principal reforço o retorno da boa forma física de Kevin De Bruyne. O meia belga, nessa temporada, serviu seus companheiros cinco vezes em quatro jogos.

Leia mais: Quais são os impactos do Brexit na Premier League?
Como era o Manchester City antes da grana?

O time pouco contratou, trazendo apenas Rodri e Cancelo como principais apostas. Ambas as aquisições são pontuais e poderão servir muito bem para dar respiro ao elenco em uma possível briga em duas frentes (regional e continental).

A mentalidade da equipe também parece mais agressiva nesse início de temporada, pois Guardiola tem usado a defesa mais alta do que de costume. O começo na Premier League foi eficiente, aplicando duas goleadas em quatro jogos – 5 a 0 contra o West Ham e 4 a 0 sobre o Brighton.

O caminho dos Citizens na fase de grupos não terá nenhum grande obstáculo para ser retirado. O sorteio agraciou o time de Manchester com confrontos contra: Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Atalanta (Itália) e Dínamo Zagreb (Croácia). O primeiro enfrentou o City na última UCL na fase de grupos e foi derrotado nas duas oportunidades por placares elásticos.

Leia mais: Quais são os impactos do Brexit na Premier League?

O adversário que vem da liga mais forte dentre os três que o City enfrentará é o Atalanta. O clube se classificou ao atingir a 3ª posição na tabela da Serie A na temporada 2018/19. A maior contratação do clube na janela foi o ponta colombiano Luis Muriel, que jogou parte da última temporada emprestado à Fiorentina. O time ainda conta com os brasileiros Rafael Tolói, Ibañez e Arana.

Já Shakhtar e Zagreb foram campeões de suas ligas nacionais, competições onde possuem hegemonia. Seus times possuem uma média de idade baixa (24 anos), mas sem poder competitivo para encarar o atual detentor do título inglês. O time da ucrânia até pode aprontar devido ao seu histórico recente de UCL, mas sua filosofia ofensiva pode puni-los frente ao forte ataque do City.

A expectativa é que o clube passe em primeiro na fase de grupos. A facilidade inicial pode ser prejudicial caso o Manchester City enfrente algum grande clube logo na sequência, devido a falta da experiência de um grande duelo ainda na parte inicial da competição.

GRUPO F: Manchester City, Shakhtar Donetsk, Dínamo Zagreb e Atalanta

18/09 – Shakhtar Donetsk x Man. City – Metalist Stadion – 16h (de Brasília)
01/10 – Man. City x Dínamo Zagreb – Etihad Stadium – 16h (de Brasília)
22/10 – Man. City x Atalanta – Etihad Stadium – 16h (de Brasília)
06/11 – Atalanta x Man. City – Stadio San Siro – 16h (de Brasília)
26/11 – Man. City x Shakhtar Donetsk – Etihad Stadium – 17h (de Brasília)
11/12 – Dínamo Zagreb x Man. City – Stadion Maksimir – 14h55 (de Brasília)

Curiosidades

  • O maior artilheiro do City na Champions League ainda está em atividade e participará da campanha do clube nesta edição. Sergio Agüero conta com 35 tentos marcados em seus oito anos vestindo o lado azul da cidade de Manchester.
  • A melhor campanha dos Citizens na UCL foi na temporada 2015/16, quando chegaram à semifinal e perderam para o Real Madrid.
  • O clube participou da Champions League em nove oportunidades (10 com a atual temporada) em sua história. Antes disso o City só havia participado da edição de 1968/69.
  • O City possui um título internacional, sendo este a Recopa Europeia de 1969/70.

Palpites para o Manchester City na Champions League 2019/2020

Lucas Bichão (PL Brasil): semifinal

Victor Canedo (Globoesporte.com): semifinal

Leonardo Bertozzi (ESPN): semifinal

Mário Marra (ESPN): final

Paulo Andrade (ESPN): final

Fred Caldeira (Esporte Interativo): final

Renato Senise (DAZN): final

Bruno Formiga (Esporte Interativo): final