Sem precisar usar sua força máxima, o Manchester City não teve dificuldades para golear o Luton Town por 4 a 1, neste sábado (13), com gols de Hashioka (contra), Haaland, Kovacic, Doku e Gvardiol. O time agora assume, provisoriamente, a liderança da Premier League, com 73 pontos. Os visitantes seguem na zona de rebaixamento, com 25.
Manchester City vence Luton ao natural
O favoritismo do City se confirmou sem sucessos. Além da qualidade técnica de seus jogadores, o time teve um pouco de sorte. Logo no segundo minuto de jogo, Haaland teve chance de marcar mas errou o chute. A bola acabou desviando Hashioka e parou nas redes.
Os donos da casa seguiram controlando o jogo sem maiores dificuldades. O Manchester City tinha a intenção que ampliaria o placar quando quisesse. Tímido, o Luton sequer se propunha a incomodar o gigante e ficou preso no campo de defesa.
Naturalmente, os Sky Blues fizeram o segundo com um belo gol de Mateo Kovacic, aos 19 minutos do segundo tempo. Mesmo sem fazer uma grande partida, Haaland teve a oportunidade de deixar sua marcar e fez o terceiro gol do time, em penalidade máxima.
No fim, o Luton se animou e fez Ederson trabalhar com importante defesa em seu primeiro jogo como titular depois da lesão. O time ainda marcou o primeiro gol com Barkley, aos 36 minutos do segundo tempo, mas o City voltou a castigar e fechou a conta com Doku e Gvardiol.
💪🇳🇴
🩵 1-0 👒 #ManCity | @citcmancity pic.twitter.com/mT6Zydy7Hi
— Manchester City (@ManCity) April 13, 2024
Consistência do Manchester City é pesadelo para Arsenal e Liverpool
O que fez o Manchester City ser campeão nos últimos quatro anos de Premier League foi sua consistência. O time de Guardiola muitas vezes não é brilhante, mas sabe exatamente o que faz para bater seus adversários, principalmente os de menor expressão.
Os Citizens raramente deixam pontos pelo caminho com times fora do Big-Seven. Na atual temporada, a equipe perdeu pontos apenas para Wolverhampton, Aston Villa e Crystal Palace dos times fora do pelotão dos mais tradicionais do futebol inglês.
O Manchester City tem o poder de ganhar partidas “sem se esforçar”. É claro que os jogadores precisam se dedicar ao jogo, mas consegue chegar aos três pontos dosando energia. Foi assim contra o Luton. Guardiola poupou Foden, Grealish, Bernardo Silva, Walker e Rodri de olho na sequência da temporada.
Ainda assim, foi tranquilo para o time azul vencer o jogo, com exceção de uma crescente do Luton na reta final. Suplentes como Julián Álvarez, Matheus Nunes e Rico Lewis corresponderam e guiaram o time até o triunfo.
FULL-TIME | A big home win! 💪
🩵 5-1 👒 #ManCity | @okx | @citcmancity pic.twitter.com/ZUsy9eZnkZ
— Manchester City (@ManCity) April 13, 2024
Pressão nos rivais da luta pelo título da Premier League
O Manchester City dormirá líder com 73 pontos e agora joga a pressão para Arsenal e Liverpool, que entram em campo neste domingo (14). Os Reds receberão o Crystal Palace, enquanto os Gunners enfrentarão o Aston Villa. Se vencerem, os dois rivais novamente ultrapassarão os Citizens.
A tabela do City até o fim da Premier League é positiva, com apenas um rival dos times de maior peso da Premier League. O Liverpool também encontra cenário parecido, enquanto o Arsenal enfrentará três gigantes.
Os jogos do Manchester City na reta final Premier League
- x Brighton – Amex Stadium
- x Nottingham Forest – City Ground
- x Wolverhampton – Etihad Stadium
- x Fulham – Craven Cottage
- x Tottenham – Tottenham Stadium
- x West Ham – Etihad Stadium