Manchester City x Liverpool: 5 episódios que transformaram um confronto em um clássico ‘quente’

7 minutos de leitura

Historicamente, a ligação entre Manchester City e Liverpool não era de muita profundidade. As equipes compartilhavam o fato de serem rivais do Manchester United, mas entre si, não existiam traços de confronto. De 2014 em diante, a situação mudou e os dois times passaram a protagonizar o maior embate do futebol inglês na atualidade.

2013/14: trauma vermelho e emoção azul

A edição de 2013/14 da Premier League foi uma das mais surpreendentes dos últimos anos. Com um time modesto, mas liderado pelo talento de Luis Suárez e Philippe Coutinho, o Liverpool foi comendo pelas beiradas e chegou à reta final como grande favorito ao título. 

Líder até a 36ª rodada, os Reds caminhavam para finalizar o jejum que já durava 24 anos sem vencer a Premier League, mas um escorregão de Gerrard pôs quase tudo a perder. O ídolo da camisa 8 vacilou contra o Chelsea, em um dos lances mais icônicos do Campeonato Inglês em todos os tempos. O erro culminou em um gol de Demba Ba, e os Blues venceram por 2 a 0.

O Liverpool ainda conseguiu sofrer um empate amargo contra o Crystal Palace na rodada seguinte. A partir daí, o caminho ficou livre para o Manchester City vencer mais uma edição de Premier League. No mais alto nível, a semente da rivalidade entre os clubes havia sido plantada.

Manchester City comemorando o título de 2014 – Foto: Premier League

A polêmica “traição” de Sterling

Como se não bastasse ter vencido a Premier League diante do Liverpool com requintes de crueldade em 2014, o Manchester City ainda tirou Raheem Sterling de Anfield nos ano seguinte. A transação foi polêmica. Os Citizens desembolsaram 70 milhões de euros (R$ 240 milhões) pelo ponta inglês, que chegou ao novo time recebendo um alto salário de R$ 42 milhões anuais.

O poder financeiro do City e a possibilidade maior de disputar títulos fizeram Sterling forçar sua saída dos Reds. A atitude decepcionou a torcida vermelha, que o tinha como um dos principais ídolos do elenco, principalmente após a saída de Suárez. O ato final de Sterling foi não se apresentar aos treinamentos do clube, para, finalmente, conseguir acertar com o rival. O atual atleta do Chelsea foi tratado como “Judas” por trocar o Liverpool pelo Manchester City.

Klopp deve levar pupilo de Guardiola para o Liverpool - Icon Sport
Klopp deve levar pupilo de Guardiola para o Liverpool – Icon Sport

Embate entre Klopp e Guardiola

Jürgen Klopp chegou ao Liverpool em 2015. Pouco mais de um ano depois, foi a vez de Pep Guardiola desembarcar em Manchester. Indiscutivelmente, os dois treinadores mudaram a história de seus respectivos clubes. Além do alto nível dentro das quatro linhas, a dupla promove uma rivalidade ácida, mas respeitosa, que eleva o patamar da disputa.

De jogaços a farpas em coletivas, Klopp e Guardiola travam duelos especiais. Dois treinadores tão gabaritados podem mudar o status de um confronto, e foi o que aconteceu.

Velhos conhecidos desde a Alemanha, os técnicos de Liverpool e Manchester City já duelaram 19 vezes em solo inglês. Klopp leva a melhor por pouco, com seis vitórias. Enquanto isso, Guardiola ganhou quatro jogos. As partidas terminaram empatadas seis vezes. Os rivais já se encontraram, além da Premier League, em fases decisivas de Champions League, FA Cup, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra.

Vingança dos Reds na Champions

A maior vitória do Liverpool diante dos Citizens no período foi pela Champions League de 2017/18. Com autoridade, o time do Anfield eliminou os rivais da maior competição de clubes do mundo. Na ida, um massacre. O Liverpool ganhou do Manchester City por 3 a 0, com gols de Mané, Salah e Chamberlain.

Os Sky Blues até ensaiaram uma reação no jogo da volta. Gabriel Jesus abriu o placar, mas Salah e Roberto Firmino foram os responsáveis pela virada dos Reds. O Liverpool foi vice dessa edição de Liga dos Campeões, mas conseguiu se sagrar campeão no ano seguinte. O City, por sua vez, nunca venceu o torneio.

Liverpool, de Salah, eliminou o Manchester City na Champions – PA Images / Icon Sport

Domínio de Liverpool e Manchester City na Premier League

Nos últimos dez anos, os dois times ficaram juntos nas duas primeiras posições da classificação em quatro oportunidades. Os números impressionam.

O Manchester City se deu melhor três vezes: 2013/14, 18/19 e 21/22. Por sua vez, o Liverpool conseguiu vencer a Premier League e quebrar o jejum em 2019/20. O equilíbrio na disputa direta é tanto, que todas as vezes que os Citizens ganharam o torneio com os Reds na segunda posição, a distância foi de, no máximo, dois pontos.

Tantos episódios históricos fizeram Liverpool e Manchester City tomarem para si o protagonismo na Inglaterra durante os últimos anos, com uma rivalidade de alto nível e que tem encantado os fãs de futebol ao redor do mundo todo.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.