La Liga apresenta queixa à Comissão Europeia contra Manchester City

6 minutos de leitura

A La Liga entrou com uma queixa legal na Comissão Europeia contra o Manchester City. A liga espanhola alega que os Citizens violaram a Lei de Concorrência da União Europeia.

A informação foi divulgado pelo presidente de La Liga Javier Tebas em entrevista ao “FT Business of Football Summit” e confirmado pela Comissão Europeia.

Tebas destaca que a queixa foi apresentada em 2023 e está vinculada ao Regulamento de Subsídios Estrangeiros. Esse regulamento diz respeito a subsídios estrangeiros concedidos por países que não são pertencentes à União Europeia e empresas envolvidas em atividades econômicas no mercado interno.

A La Liga alega que o Manchester City recebeu subsídios dos Emirados Árabes Unidos. Isso permitiu que o clube melhorasse a sua posição competitiva ao contratar jogadores e treinadores de primeira linha, algo que não seria viável em condições normais. A queixa ainda destaca que isso permite que os Citizens melhorem o desempenho, enquanto restringe os rivais.

Tudo o que eles fazem é pensar em como podem evitar as regras e regulamentos. Nós reportamos isso à União Europeia com fatos e números. Por quê? Porque é um time inglês que não faz parte da UE, mas tem atividades comerciais na Europa. É muito importante que todos os clubes estejam sujeitos a regras de transparência e governança e competição real no lado financeiro e esportivo de seus negócios — destacou Tebas à “FT Business of Football Summit”

A posição do Manchester City sobre o caso

Segundo a “Sky Sports”, A La Liga está aguardando uma decisão da Comissão Europeia para seguir com o caso.

Enquanto isso, o site inglês destaca que o Manchester City nega as acusações. Segundo o clube, Tebas tem um longo histórico de ataque aos Citizens.

Ainda de acordo com a “Sky Sports, o Manchester City se recusou a comentar mais detalhes sobre as acusações. Mas o clube refuta veemente as alegações e que não houve irregularidades.

Essa queixa de La Liga é um caso separado. Ele não está relacionado às 115 acusações da Premier League por supostas violações financeiras do Manchester City.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.