O Manchester City terá um grande dilema até o encerrando da janela de verão: encontrar o substituto de Julián Álvarez. O argentino campeão mundial está a caminho do Atlético de Madrid, depois de uma passagem vitoriosa pelos Citizens.
Embora não tenha sido titular absoluto, Álvarez desempenhou um papel crucial no City. Ele era considerado o reserva imediato de Haaland e foi importante no período em que o norueguês esteve lesionado na temporada passada. Assim como De Bruyne, com o internacional argentino sendo improvisado na posição.
Tengo un plan dime tú si nos vamos 🎶🥰 pic.twitter.com/Zt80KX8YiZ
— Atlético de Madrid (@Atleti) August 12, 2024
Obviamente Álvarez não é um armador nato como De Bruyne. Mas na primeira metade da temporada passada o atacante foi uma ameaça dentro da área, tirando vantagem das defesas adversárias, que estavam focadas na marcação de Haaland.
Haaland não é um jogador que se movimenta muito em campo. Sem o norueguês, Álvarez possibilitava a criação de um “homem extra” no ataque. O argentino não costumava ficar preso dentro da área, mas sim ocupando todo o espaço ao redor da área ao se movimentar, se tornando o “falso nove”.
Essa movimentação possibilitava que o argentino mesclasse entre um jogador finalizador — papel desempenhado por Haaland — ou como um armador — que é a função principal do De Bruyne.
O “The Athletic” fez um levantamento do argentino na temporada passada. Aproximadamente 19% das chances criadas pelo jogador foram da entrada da área e 15% vieram do meio-campo.
Os possíveis substitutos de Álvarez no Manchester City
A versatilidade do atacante argentino não será simples para substituir. Porém, o Manchester City pode aproveitar algumas opções no mercado. Segundo Fabrizio Romano, o Atlético de Madrid vai pagar 75 milhões de libras (R$ 537,7 milhões) fixos mais 20 milhões de libras (R$ 143,4 milhões) em bônus.
Sem Álvarez, o Manchester City pode optar por investir na contratação de um jogador que atue pelos lados e Guardiola manter o estilo de jogo com o falso nove na ausência de Haaland.
Musiala
No papel, a estrela do Bayern de Munique demonstra ser o nome ideal para substituir Álvarez. O alemão é um dos principais jogadores jovens do futebol mundial e se destacou com a Alemanha na Eurocopa 2024.
Embora atue majoritariamente como meio-campista, Musiala já demonstrou em sua carreira que pode desempenhar outros papéis no ataque. Essa versatilidade e o talento demonstram que o alemão pode ser o nome perfeito para Guardiola.
Em abril, o “The Guardian” revelou que o Manchester City estava interessado em Musiala. O problema é convencer o Bayern de Munique. O jogador não está entre os considerados negociáveis dos Bávaros.
Eberechi Eze
Obviamente Eberechi Eze não é um centroavante, melhor substituto para Haaland e brigar pela artilharia. Mas o inglês pode ser uma grande opção para o setor de criação, assim como era Álvarez em muitos momentos no City.
Eze tem experiência jogando em um papel de meio-campista com mais profundidade e também pode atuar como ala. Ele pode fornecer ao Manchester City apoio ao De Bruyne na distribuição das jogadas ou até mesmo ser decisivo em alguns momentos, como vem sendo no Crystal Palace.
Na última temporada, Eze, ao lado de Olise, foi um dos destaques para fechar a Premier League em alta. Esse desempenho chamou a atenção de Southgate, convocando o jogador para a Eurocopa 2024.
Soluções internas
De acordo com o “The Athletic”, a prioridade do Manchester City é contratar um substituto para Rodri. Mesmo com a saída de Álvarez, a ideia da diretoria é priorizar a contratação de um volante para ser o reserva imediato do espanhol.
Essa pode ser uma boa notícia para outros jogadores que já estão nos Citizens, principalmente se Guardiola optar por manter o estilo de jogo quando Haaland não estiver à disposição.
Para o lugar de De Bruyne, Foden é o principal candidato para a posição. No lugar do norueguês, Oscar Bobb pode ser a novidade. Ele foi um dos destaques durante a turnê nos Estados Unidos e pode atuar em todas as posições do ataque.
Welcome to Manchester, Savinho! 🤩🪄 pic.twitter.com/zVpSlnEtkK
— Manchester City (@ManCity) August 6, 2024
Savinho é, até o momento, a única novidade para a temporada 2024/2025. O atacante brasileiro fechou o último ano como um dos destaques do Girona, atuando pelos lados, mas pode desempenhar o papel de falso nove.
Outro nome que está perto de vestir a camisa do Manchester City é Echeverri. A joia do River Plate já foi anunciada pela equipe e será um reforço para o ataque a partir de janeiro de 2025.