A estratégia da Inter de Milão no jogo contra o Manchester City pela Champions League não poderia ter dado mais certo. O técnico Simone Inzaghi deixou Pep Guardiola inquieto e desconfortável com o plano traçado para o confronto desta quarta-feira (18) no Etihad Stadium, que terminou em 0 a 0.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp.
Os métodos podem até servir de aprendizado para o Arsenal, adversário do City na Premier League neste domingo (22), às 12h30 (de Brasília). Isso porque a Inter conseguiu neutralizar praticamente todas as investidas ofensivas do time da casa.
Tática eficiente da Inter
O City começou o jogo no comando das ações, mas não conseguia desmantelar o sistema defensivo da Inter. Haaland teve chance de abrir o placar de cabeça após cruzamento de Savinho aos 18 minutos, mas parou na defesa do goleiro Sommer.
Aos 24 minutos, Guardiola percebeu que a Inter estava bem fechada na entrada da área e pediu à equipe que recorresse aos chutes ao invés de cruzamentos. No entanto, o City não teve êxito nas investidas.
O mesmo não se pode dizer dos comandados por Inzaghi. O time italiano focou em jogar no contra-ataque e intensificou a marcação no meio-campo. Roubadas de bola proporcionavam chances perigosas para o clube, principalmente nos pés de Thuram.
A oportunidade mais evidente para os visitantes ocorreu aos 28 minutos. Ederson saiu da área para dar carrinho na bola e evitar escanteio, contudo, a bola sobrou nos pés do lateral-direito Darmian, que viu o gol aberto e chutou. A finalização foi interceptada pelo zagueiro Gvardiol.
O cenário continuou semelhante no começo do segundo tempo. Aos 23 minutos, porém, o City conseguiu boa triangulação que terminou com o arremate de Foden.
Sommer estava bem colocado e fez a defesa, mas a chegada pareceu ter sido o ponto inicial de uma pressão do time da casa. Logo após, Gundogan teve mais uma oportunidade de abrir o marcador, mas chutou para fora.
Aos 33, o ataque dos Citizens rondou bastante a área até Gvardiol aparecer com espaço para finalizar na meta do time italiano, contudo, o goleiro novamente interviu e rebateu para a lateral do campo.
Dez minutos depois, Gundogan subiu mais que a defesa da equipe visitante e cabeceou para o gol, mas Sommer defendeu. Nos acréscimos, o meia teve mais uma chance de fazer o 1 a 0 ao aparecer livre na área, porém, cabeceou para fora.
Se Mikel Arteta tiver assistido a partida, pode aplicar a estratégia italiana no final de semana e, enfim, superar o City na Premier League para sonhar com o título após bater na trave duas temporadas seguidas.
A nova Champions League
Com o resultado, City e Inter estreiam na fase de liga da nova Champions League com um ponto cada.
A etapa ocupou o lugar da antiga fase de grupos, e vai de setembro de 2024 a janeiro de 2025. Cada um dos 36 clubes deve disputar oito jogos no período — quatro como mandante e quatro como visitante.
Os oito melhores colocados na classificação geral garantem vaga nas oitavas de final, já os times entre a nona e a 24ª posição disputarão a repescagem. As equipes que vencerem os duelos dos playoffs avançam ao mata-mata, enquanto os derrotados serão eliminados da Champions League.