O Manchester City está sofrendo novas ameaças do hacker Rui Pinto, responsável pelo escândalo do “Football Leaks”, que revelou estar pronto para divulgar provas comprometedoras dos Sky Blues e o Fair Play Financeiro da Premier League.
Em 2018, o City foi acusado pela Premier League de 115 violações financeiras. Desde então, o clube aguarda o julgamento da liga sobre o caso. Os atuais campeões negam as acusações.
Enquanto aguarda o resultado do processo, a equipe comandada por Guardiola está sendo ameaçada por Rui Pinto. Em declaração ao “The Sun”, o hacker afirmou que possui e-mails que comprovariam as fraudes financeiras do City.
— As divulgações do Manchester City mostraram quantias de dinheiro pagas pelo clube que não foram mencionadas às autoridades do futebol. Esses documentos fazem parte da investigação da Premier League sobre o City. Já entreguei cinco discos rígidos (HD) às autoridades francesas e alemãs com milhões de documentos, incluindo mais sobre City e descrevi o que há em cada um. Estou confiante de que eles encontrarão relevância criminal.
Rui Pinto está em um programa de proteção de testemunhas desde 2020. As investigações apontaram que o português é o responsável pelo escândalo do “Football Leaks” de 2015, divulgando mais de 18 milhões de documentos que causou um choque no futebol. Entre os arquivos estariam segredos financeiros do City.
🚨 POR QUE O CITY AINDA NÃO FOI PUNIDO PELA PREMIER LEAGUE?
➡️ Caso diferente de Everton e Forest
➡️ Mais de 115 possíveis violações
➡️ Problemas diplomáticos com os Emirados Árabes UnidosA @melrespider respondeu a pergunta de 1 milhão de dólares (ou libras) 😅 De nada! pic.twitter.com/bjdjqsAiNr
— PL Brasil (@plbrasil1) March 20, 2024
Ainda em declaração ao “The Sun”, um representante de Rui Pinto acrescentou que os e-mails conteriam informações que não foram divulgadas.
— Fomos abordados por investigadores para partilhar informações sobre o Manchester City que não foram divulgadas antes. Ainda não divulgamos as informações, mas temos um enorme arquivo de documentos relacionados ao Manchester City que ainda não foram divulgados. Os arquivos serão publicados em algum momento, não podemos dizer quando, mas faremos isso — declarou um representante de Rui Pinto.
O que é o ‘Football Leak’?
No final de 2015 veio à tona documentos comprometedores do futebol mundial. O caso ficou conhecido como “Football Leaks” (vazamento do futebol, em tradução livre).
Na ocasião, as revelações dos documentos expuseram mecanismos de evasão fiscal, suspeitas de fraudes e corrupção envolvendo vários clubes da Europa, dirigentes, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Paul Pogba e David Beckham.
Os vazamentos levaram a Uefa a punir o Manchester City em 2020 por irregularidades do Fair Play Financeiro. O time foi suspenso de todas as competições internacionais por dois anos, mas a decisão foi anulada pelo Tribunal Arbitral do Esporte. O clube também recebeu uma multa de quase 25 milhões de libras (aproximadamente R$ 172,5 milhões na época).