Ilkay Gündongan é um dos maiores jogadores da história do Manchester City. O volante alemão deixou o clube na atual temporada e encerrou um período vitorioso para as duas partes por sete anos. Mesmo agora defendendo as cores do Barcelona, o jogador ainda é lembrado no Etihad Stadium.
Na manhã desta terça-feira (24), Gündogan recebeu uma grande homenagem por parte do clube inglês. O ato, de certa forma surpreende, já que o atleta ainda está em atividade e defende um outro clube.
No dia de seu aniversário de 33 anos, Gündogan recebeu um presente super especial. Presidente do clube, Khaldoon Al Mubarak anunciou que o Manchester City batizou um dos campos de seu centro de treinamento com o nome do ídolo. Além disso, os Citizens criaram um bonito mosaico com a imagem do jogador.
Khaldoon Al Mubarak falou em nome de Sheikh Mansour, dono do clube. O cartola avaliou que é um honra para o Manchester City poder homenagear Gündogan, como um ato de gratidão por todos os serviços prestados com a camisa azul.
— Em nome de Sua Alteza Sheikh Mansour, em nome de todos os associados ao Manchester City, é realmente um privilégio e uma honra revelar este mosaico que é uma homenagem a cada conquista que você realizou como parte desta família do Manchester City ao longo dos anos–, declarou o presidente
O papel de Gündogan fora de campo também foi destacado. O presidente ponderou que o meia alemão foi fundamental para o ambiente do time nos últimos anos. O jogador foi protagonista da fase mais vencedora do City em todos os tempos.
— Além dessas grandes conquistas como jogador de futebol, suas conquistas como líder, tanto no clube quanto na comunidade, nunca serão esquecidas–, avaliou.
Our Chairman, Khaldoon Al Mubarak, has paid tribute to @IlkayGuendogan on his 33rd birthday by unveiling a dedicated training pitch at the CFA in Ilkay's honour! 🙌
Thank you for everything and wishing you a Happy Birthday, Ilkay 🩵 pic.twitter.com/RNOs7CEK0P
— Manchester City (@ManCity) October 24, 2023
Gündogan pelo Manchester City
O volante alemão foi contratado pelo clube em 2017, no começo da Era Pep Guardiola. Inicialmente, Gündogan conviveu com importantes lesões e teve dificuldades para engrenar com a camisa do Manchester City. No entanto, após se firmar, o volante se tornou dono do meio-campo azul e conseguiu ótimos números.
Sempre presente como um “elemento surpresa” no esquema de Pep Guardiola, Gündogan marcou muitos gols pelo City. Dois deles renderam títulos importantes ao clube. O primeiro aconteceu na Premier League de 2021/22, quando o alemão fez o gol contra o Aston Villa que deu a taça aos azuis. Na temporada seguinte, a vítima foi o Manchester United, na FA Cup.
Ele optou por não renovar contrato com a equipe ao fim da última temporada e decidiu viver novos ares no Barcelona. Contudo, permaneceu vivo na memória dos torcedores ingleses.
- 304 jogos
- 60 gols
- 40 assistências
- 14 títulos