Manchester City surpreende e faz homenagem tocante a Gündogan no CT

5 minutos de leitura

Ilkay Gündongan é um dos maiores jogadores da história do Manchester City. O volante alemão deixou o clube na atual temporada e encerrou um período vitorioso para as duas partes por sete anos. Mesmo agora defendendo as cores do Barcelona, o jogador ainda é lembrado no Etihad Stadium.

Na manhã desta terça-feira (24), Gündogan recebeu uma grande homenagem por parte do clube inglês. O ato, de certa forma surpreende, já que o atleta ainda está em atividade e defende um outro clube.

No dia de seu aniversário de 33 anos, Gündogan recebeu um presente super especial. Presidente do clube, Khaldoon Al Mubarak anunciou que o Manchester City batizou um dos campos de seu centro de treinamento com o nome do ídolo. Além disso, os Citizens criaram um bonito mosaico com a imagem do jogador.

Khaldoon Al Mubarak falou em nome de Sheikh Mansour, dono do clube. O cartola avaliou que é um honra para o Manchester City poder homenagear Gündogan, como um ato de gratidão por todos os serviços prestados com a camisa azul.

— Em nome de Sua Alteza Sheikh Mansour, em nome de todos os associados ao Manchester City, é realmente um privilégio e uma honra revelar este mosaico que é uma homenagem a cada conquista que você realizou como parte desta família do Manchester City ao longo dos anos–, declarou o presidente

O papel de Gündogan fora de campo também foi destacado. O presidente ponderou que o meia alemão foi fundamental para o ambiente do time nos últimos anos. O jogador foi protagonista da fase mais vencedora do City em todos os tempos.

— Além dessas grandes conquistas como jogador de futebol, suas conquistas como líder, tanto no clube quanto na comunidade, nunca serão esquecidas–, avaliou.

Gündogan pelo Manchester City

O volante alemão foi contratado pelo clube em 2017, no começo da Era Pep Guardiola. Inicialmente, Gündogan conviveu com importantes lesões e teve dificuldades para engrenar com a camisa do Manchester City. No entanto, após se firmar, o volante se tornou dono do meio-campo azul e conseguiu ótimos números.

Sempre presente como um “elemento surpresa” no esquema de Pep Guardiola, Gündogan marcou muitos gols pelo City. Dois deles renderam títulos importantes ao clube. O primeiro aconteceu na Premier League de 2021/22, quando o alemão fez o gol contra o Aston Villa que deu a taça aos azuis. Na temporada seguinte, a vítima foi o Manchester United, na FA Cup.

Ele optou por não renovar contrato com a equipe ao fim da última temporada e decidiu viver novos ares no Barcelona. Contudo, permaneceu vivo na memória dos torcedores ingleses.

  • 304 jogos
  • 60 gols
  • 40 assistências
  • 14 títulos
Gündogan comemora título da FA Cup no Manchester City - Foto: Icon Sport
Gündogan comemora título da FA Cup no Manchester City (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.