Quatro vezes campeão da Premier League com o Manchester City, Aymeric Laporte tem chances reais de deixar o clube no meio do ano. A informação é do jornalista Fabrizio Romano. Segundo o italiano, o time de Pep Guardiola já teria um nome preferido para reposição: o croata Joško Gvadiol, do RB Leipzig.
Nesta temporada, Laporte atuou apenas sete vezes na Premier League. O zagueiro é reserva da dupla Rúben Dias e Manuel Akanji, que foi contratado do Borussia Dortmund. Com falta de espaço no time, o francês pensa em deixar o City em busca de mais minutos em campo.
De acordo com o jornal Mundo Desportivo, da Espanha, Laporte tem no Barcelona seu destino preferido. Porém, para deixar a Inglaterra com destino à Espanha, o Manchester City teria que liverar o jogador, já que seu contrato com os Citizens dura até junho de 2025.
Desde a temporada 2017/18, Aymeric Laporte soma 170 jogos e 12 gols marcados pelo City. Além dos quatro títulos de Campeonato Inglês (2017-18, 2018-19,2020-21 e 2021-22), o zagueiro também conquistou pelo clube três Copas da Liga Inglesa (2017-18, 2018-19 e 2020-21), Supercopa da Inglaterra (2018) e Copa da Inglaterra (2018-19).
A escolha do Manchester City
Joško Gvadiol, um dos jogadores mais procurados da Europa desde a última Copa do Mundo, seria o nome preferido do técnico Pep Guardiola para suprir a vaga na zaga. Com apenas 21 anos, o zagueiro titular do RB Leipzig é um dos nome preferidos do mercado e visto por gigantes europeus como um jogador bastante promissor.
O croata fez 29 partidas nesta temporada e marcou dois gols na Champions League. Inclusive, foi ele quem empatou a partida contra o Manchester City no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, na Alemanha.
O Manchester City, porém terá grande concorrência para contratar o jogador. No último verão, o Chelsea tentou assinar com o croata, mas não obteve sucesso. O clube londrino fez muitas contratações na última janela, mas fazer novas investidas por Gvardiol no meio do ano. Outro time inglês interessado no zagueiro é o Liverpool, que sonda as condições para uma possível negociação. Os Reds buscam uma reformulação do elenco para a próxima temporada.
Mesmo com a pouca idade, Joško já tem uma sala cheia de troféus. Pelo Dínamo de Zagreb, conquistou o Campeonato Croata duas vezes (2019-20 e 2020-21), a Copa da Croácia (2020-21) e a Supercopa da Croácia (2019). Pelo RB Leipzig, ele foi campeão da Copa da Alemanha na temporada passada.
O jovem defensor também já ganhou prêmios individuais. Ele esteve na Equipe Mundial do Ano da IFFHS de 2022 e na Seleção da Copa do Mundo do Catar. Ele foi titular da Croácia no jogo que culminou na eliminação do Brasil nos pênaçtis no último mundial.