O Manchester City passa por um momento delicado. São seis jogos sem vitórias — a pior marca da carreira de Guardiola — e muitas lesões.
Um dos jogadores afetados por lesão nesta temporada é Phil Foden. Em baixa, o meia teve revelada uma briga acalorada com o treinador no vestiário.
A briga entre Guardiola e Foden
O novo documentário do Manchester City “Together: 4-In-A-Row” conta bastidores dos quatro títulos consecutivos do clube sob o comando do catalão, e mostra cenas curiosas.
Uma delas é uma discussão quente entre o técnico e seu jovem meia, depois do tropeço contra o Crystal Palace na temporada passada.
Na ocasião, Foden cometeu um pênalti no minuto 95, quando o City vencia por 2 a 1, e foi muito criticado. Depois, no vestiário, Guardiola explode com o jogador.
— Phil, na p*** da área de 18 jardas, você não toca no adversário. É inaceitável, Phil Foden, inaceitável!” — disse Pep, aos gritos.
Apesar do momento tenso, Foden foi eleito o melhor jogador da temporada passada na Premier League e foi peça fundamental para o título dos Citizens.
A situação de Foden no Manchester City
O meia tem lutado para atingir seu melhor nível nesta temporada, marcando apenas três gols em 16 partidas. Tudo isso porque ele não se recuperou o suficiente da temporada passada e ainda teve a disputa da Eurocopa.
Em entrevista ao “The Times”, o jogador comentou sobre o episódio da briga e falou com tranquilidade sobre os gritos que recebeu do treinador.
— Eu sabia que você ia dizer isso. Sim, o destaque da minha temporada. Esse é um lado que ele tem, ele te avisa quando está decepcionado, e eu não me importo. Eu gosto de honestidade.
O meia disse que se sentiu culpado como nunca e mudou sua mentalidade depois da partida. “Coloquei na minha cabeça para compensar minha equipe e acho que fiz isso na temporada.”
Guardiola não conseguiu esconder sua raiva quando estava fora do vestiário, pois também repreendeu Foden e sua equipe em sua coletiva de imprensa pós-jogo na ocasião.
— Não é azar, é merecido. Perdemos dois pontos. Quando você dá esse pênalti, merece — disse Pep na época.