‘Queremos ser como Barcelona’: Guardiola surpreende antes de Manchester City x Real Madrid

5 minutos de leitura

O Manchester City pode se tornar o primeiro clube inglês do milênio e apenas o segundo na história a conquistar a tríplice coroa. O título inédito do clube na Champions League é um dos sonhos de Pep Guardiola, que relembrou os tempos de Barcelona quando perguntado sobre o continental.

O técnico catalão volta a levar sua equipe a campo nesta terça-feira (9), quando o Manchester City enfrentará o Real Madrid, na Espanha, em jogo válido pela semifinal da Champions League. Por ter vencido o torneio duas vezes ainda no início da carreira de técnico, Guardiola é muito ligado e até mesmo cobrado por mais títulos.

Em entrevista coletiva antes da partida, o treinador comentou sobre o modelo que o Barcelona adotou para ter sucesso na competição e disse que quer fazer o mesmo com o Manchester City. Além disso, falou sobre uma possível revanche contra os merengues.

Leia mais:

Guardiola vai ganhar a Champions com o Manchester City?

O técnico comentou durante a coletiva que prioriza a regularidade na Premier League antes conquistar a Champions. Seu maior exemplo foi o Barcelona, onde foi titular como jogador no primeiro título e venceu dois como treinador.

— Eu não quero ser um time que faz loucuras para ganhar a Champions e depois passa dez anos sem estar na competição. Eu quero ter um processo e chegar ao ponto em que estejamos sempre lá, assim como o Madrid, o Barcelona ou o Liverpool – disse Guardiola.

Guardiola Barceona Champions League Manchester City
Guardiola em seu último jogo no comando do Barcelona, em 2012 – Divulgação/Barcelona

Torcedor e jogador revelado pelo Barcelona, Guardiola quer emular no Manchester City o que aconteceu no seu clube do coração. “Eu sei o quanto foi difícil para eles ganharem sua primeira Champions”, diz o técnico – mas, segundo ele, a constância de se manter na briga depois de ter o título é o que ele quer levar aos Citizens.

— Todos os anos pensamos que vamos vencer a Champions. Todos os anos pensamos assim. Sou fã do Barcelona e eles fizeram um trabalho muito importante para conquistar a Champions pela primeira vez, e é isso que estamos buscando – afirmou o treinador.

Revanche contra o Real Madrid?

Guardiola também comentou sobre a derrota que o Manchester City sofreu para os merengues na temporada passada, também na semifinal da Champions League. O confronto acabou com o placar de 6 a 5 no agregado, e o catalão acredita que poderia ter sido melhor.

Para ele, resultados assim podem acontecer. Citou o lance em que Mendy tirou uma bola em cima da linha e grandes defesas de Courtois, que “podem acontecer de novo”, mas que o City não pode pensar em uma revanche do que aconteceu no passado.

— Não estamos aqui por vingança. O passado ficou para trás. Estamos aqui porque temos uma oportunidade e vamos lutar por ela – afirmou Guardiola.

O volante Rodri também comentou sobre o reencontro e, para ele, o elenco aprendeu com a derrota da temporada passada:

— O que aconteceu no ano passado faz parte do futebol. Jogamos muito bem, mas não deu certo. Não soubemos administrar os últimos minutos daquele jogo, mas aprendemos o suficiente, embora eu não goste de falar muito do passado – disse o técnico do Manchester City.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]