O Manchester City tem mais indefinições do que certezas nesta temporada. E isso vai além da briga pelo título com o Liverpool — também impacta o mercado.
No mercado de transferências, um dos alvos da parte de cima na tabela, Martin Zubimendi, pode ver seu futuro mudar a depender dos planos do City envolvendo Guardiola e os próximos passos do clube. E isso pode ajudar os Reds.
Futuro do Manchester City pode impactar os rivais
De acordo com o ex-jogador do Arsenal e atual comentarista Ian Wright, o fato de Pep Guardiola estar no fim do seu contrato e o processo envolvendo as 115 acusações do clube fazem com que possíveis alvos cogitem não se transferirem ao City.
O clube já teve uma janela de transferências modesta no início da temporada: contratou apenas Savinho antes de, no fim do período, repatriar Gündogan após problemas do alemão no Barcelona.
O time de Guardiola está atualmente cinco pontos atrás do Liverpool, que lidera o campeonato, e vive uma uma crise de lesões nas últimas semanas — que tem impactado principalmente o meio-campo.
Sem Rodri e com o meio-campista Matheus Nunes chegando até mesmo a atuar na ponta, o City tem sido ligado a reforços para o setor. Zubimendi, da Real Sociedad, havia sido um dos principais nos meses anteriores.
Mas com Guardiola ainda sem assinar um novo contrato e a ameaça das 115 acusações pairando, Wright não tem certeza se algum jogador de ponta consideraria uma mudança para o City neste inverno.
— Não temos certeza se o técnico vai ficar ou o que está acontecendo com as acusações. Como um jogador de alto nível, você está pensando em ir para o City agora? — disse o ex-atacante ao podcast “The Overlap”.
Boa notícia para o Liverpool?
Zubimendi foi fortemente ligado ao Liverpool na última janela de transferências e esteve perto de assinar com o clube, mas optou por permanecer na Real Sociedad. No entanto, há a sensação de que a transferência pode ser revisitada em janeiro.
— Ele tem sido ligado (ao City). Por que Zubimendi pensaria consigo mesmo ‘vou lá agora’?” — continuou Wright.
O jogador era considerado como a peça que faltava no meio-campo dos Reds antes da temporada e assumiria a vaga de primeiro volante. Sem ele, Gravenberch assumiu a posição e se destacou com Arne Slot.
O espanhol, por sua vez, também é alvo do Arsenal, que tem seus próprios problemas com lesões no meio. Ele recentemente mostrou tranquilidade sobre os rumores envolvendo suas ligações à Premier League.
Com o futuro do City e de Guardiola incertos e a possível recusa de jogadores a irem ao time de Manchester, rivais como Liverpool e Arsenal podem aproveitar a chance no mercado.