Depois de uma temporada de altos e baixos no primeiro ano de Manchester City, o meia Jack Grealish tem caído nas graças da torcida. Ele tem se destacado em 2022/23 e é peça fundamental no time de Pep Guardiola.
O camisa 10 é um dos principais dribladores da Premier League e sempre chamou atenção por esse tipo de característica no seu jogo. Desde a pouca idade, ainda no Aston Villa, já era ligado a grandes clubes. Por lealdade ao clube que torce, ficou até os 25 anos.
Quando ainda era uma promessa no Villa e antes de interessar ao Manchester City, Grealish quase foi para em um time cheio de talentos: o Tottenham, segundo o ex-técnico do clube, Tim Sherwood.
Leia mais:
Tottenham: site indica condição para Kane permanecer
Tottenham: lateral manda ex-técnico do clube calar a boca
Grealish iria para o Manchester City?
Em depoimento ao programa britânico “talkSPORT”, Sherwood deu detalhes sobre o interesse em levar o jovem ponta. O ex-técnico do Spurs e do Aston Villa revelou que viu Grealish pela primeira vez em uma partida do sub-18 enquanto ainda era assistente de Harry Redknapp no clube londrino.
Aos 16 anos, Grealish impressionou Sherwood. Ele sugeriu a Redknapp que o jovem fosse contratado em uma troca pelo meio-campista titular do Tottenham na época, Jermaine Jenas.
— Lembro de voltar para o jogo do time principal no White Hart Lane e Redknapp disse: ‘Bem, qual foi o placar?’ e eu disse: ‘Não sei, tudo o que eu estava fazendo era observar esse garoto Grealish’, foi incrível – revelou o então assistente.
Na época, o Tottenham tinha um elenco misto de veteranos importantes, jovens promessas e jogadores despontando. Gomes, Gallas van der Vaart e Saha eram alguns dos mais velhos, enquanto Bale, Modric, Lennon e Walker estavam em ascensão. O Manchester City, por sua vez, vencia a Premier League pela primeira vez como “novo rico”.
— Eu disse: ‘[O Villa] quer levar Jermaine Jenas, deveríamos fazer uma troca por esse garoto.’ Harry, com toda a razão, disse: ‘Ele só tem 16 anos, quando ele estiver no time principal, eu já vou ter ido embora‘ – completou Sherwood.
Depois de estar na equipe de Redknapp, Sherwood se tornou treinador principal do Tottenham entre 2013 e 2014. Um ano depois, foi justamente ao Aston Villa, onde deu a primeira oportunidade de Grealish na Premier League, aos 19 anos.
Em 2021, o ponta quebrou o recorde de maior transferência de um jogador inglês na história e se tornou o sétimo atleta mais caro do mundo. Na ocasião, o Manchester City pagou 100 milhões de libras (cerca de R$ 641 milhões, na cotação atual) por Grealish.