Manchester City: quem são as três lendas que ganharam estátua no Etihad Stadium?

4 minutos de leitura

O Manchester City inaugurou uma estátua com três lendas do clube no dia 28 de novembro. Elas homenageiam os ex-jogadores Colin Bell, Francis Lee e Mike Summerbee, líderes da melhor fase do clube no século 20. Entre 1967 e 70, conquistaram: Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Copa dos Campeões da Europa. Mas qual é a história dos três ídolos dos Cityzens?

Colin Bell

Para muitos, Colin Bell é o maior jogador da história do Manchester City. Chegou ao clube em 1966 e fez uma grande parceria com Francis Lee e Mike Summerbee. Porém, o meia teve um trágico fim de carreira. Em 1975, quando tinha apenas 29 anos, ele teve uma dividida com Martin Buchan, do Manchester United, e sofreu uma grave lesão no joelho.

O inglês voltou a jogar dois anos depois, mas não conseguiu alcançar o alto nível de outrora e teve que encerrar a carreira prematuramente. Em 1980, ele tentou voltar da aposentadoria, com George Best, no San Jose Earthquakes, mas conseguiu jogar apenas cinco partidas pelo clube norte-americano.

Por meio de uma votação popular em 2004, um dos setores do Etihad Stadium foi nomeado como “Colin Bell Stand” em homenagem ao ídolo, quarto maior artilheiro do Manchester City, com 152 gols. Bell morreu em 5 de janeiro de 2021, aos 74 anos.

Colin Bell Etihad Stadium Manchester City
Setor do Etihad Stadium nomeado Colin Bell (Foto: Icon Sport)

Francis Lee

Francis Lee fez 330 jogos pelo Manchester City, marcando 148 gols. Ele ganhou um título da First Division, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga, uma Copa dos Vencedores das Copas e dois Charity Shields durante uma brilhante passagem de oito anos como jogador.

Mais tarde, se tornaria presidente do clube em 1994, passando quatro anos no comando do Manchester City. Lee foi introduzido ao Hall da Fama do Futebol Inglês em 2010 e morreu em 2 de outubro de 2023, aos 79 anos.

Colin Bell Francis Lee Manchester City
Colin Bell (à esquerda) e Francis Lee (à direita) (Foto: Icon Sport) Photo by Icon Sport

Mike Summerbee

Mike Summerbee passou 10 anos no clube, com mais de 400 jogos pelo Manchester City no currículo. Foi protagonista na conquista do título da segunda divisão inglesa em 1965/66 e do Campeonato Inglês de 1967/68. Mais tarde, ele conquistaria ainda a Copa da Inglaterra e a Recopa Europeia. Ele é o único vivo do trio, com 80 anos de idade.

Mike Summerbee, ídolo do Manchester City
Mike Summerbee, ídolo do Manchester City (Foto: Icon Sport)

City copiou rival United?

Em maio de 2008, durante uma cerimônia que comemorou os 40 anos da primeira conquista da Copa da Europa, o Manchester United inaugurou uma estátua no Old Trafford em homenagem a três dos maiores ídolos da história do clube: George Best, Denis Law and Bobby Charlton.

Nas redes sociais, internautas estão fazendo comparações entre os dois rivais, insinuando que o City tenha copiado o United.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.