Casemiro surpreende ao apontar o clube em que o Manchester United deve se espelhar

5 minutos de leitura

Enquanto o Manchester United tenta subir na tabela da Premier League, os bastidores trabalham fora de campo para realizar mudanças com a chegada do novo “dono” do clube. Mesmo tendo assumido apenas 27,7% das ações da equipe, o empresário britânico Sir Jim Ratcliffe é tido como o atual “chefão” do departamento de futebol dos Red Devils.

Antes da oficialização da aquisição, já havia a promessa de grandes investimentos para o clube voltar aos dias de glória em que dominava o futebol inglês. E para chegar nesse objetivo, Casemiro tem uma sugestão: se espelhar no rival.

“O primeiro objetivo é se igualar ao City”

Após a derrota de virada contra o City, neste domingo (3), Casemiro comentou sobre o que espera com a chegada do CEO da INEOS, empresa do setor químico, ao corpo de acionistas do United. À ESPN brasileira, o jogador disse esperar que Ratcliffe se espelhe no rival para subir de nível.

— O primeiro grande objetivo que a gente sabe que tem que ter é igualar com eles [City] nesse momento. Não em história, pois a história do Manchester United fala por si só, mas eles são hoje a equipe a ser batida. Todos querem bater o City.

Para ele, está claro que esse é o desejo do novo acionista do clube. Casemiro pareceu esperançoso de que as coisas mudem com a chegada de “pessoas de fora que querem acrescentar e evoluir o patamar”.

— E claro que, quando chegam pessoas de fora, que querem acrescentar e evoluir o patamar do clube, é sempre importante. Está muito claro que a empresa [INEOS] e que os novos donos querem fazer isso.

— Temos aqui um espelho, que é o City, que vem fazendo um grande trabalho. Tomara que eles [novos donos] cheguem e venham crescer junto com a gente, pois é importante para o clube ter pessoas que queiram crescer aqui dentro.

A importância de Casemiro no United

Um dos maiores porta-vozes do clube dentro de campo, Casemiro tem provado seu valor quando joga pelo United.

Apesar de ser um volante defensivo, ele tem 20 participações em gols nos 71 jogos pelos Red Devils: 12 gols e 8 assistências.

Casemiro pelo United

  • 71 partidas
  • 46 vitórias
  • 8 empates
  • 17 derrotas
  • 68,5% de aproveitamento

Com o tento anotado diante do Nottingham Forest, o volante também se tornou o único jogador do United a marcar em todas as competições (Premier League, FA Cup, Copa da Liga Inglesa e Champions League) nessa temporada.

São 5 gols e 2 assistências em 19 jogos na temporada 2023/24.

Casemiro pode estar fora dos planos de Ratcliffe no United

Manchester United
Jim Ratcliffe, novo dono do Manchester United (Foto: Icon Sport)

Apesar do otimismo de Casemiro e de sua importância na equipe de Ten Hag, há a possibilidade de o brasileiro ser vendido em breve. Isso porque o United — assim como boa parte dos clubes da PL — está cada vez mais preocupado em cumprir as regras do fair play financeiro.

Como o clube gastou altos valores no mercado recentemente — foram cerca de 555 milhões de libras (R$ 3,4 bilhões) nas últimas três janelas — e teve dificuldades para levantar receita, pode ser necessário vender algumas peças para ter alguma margem para contratações no verão europeu, de acordo com o jornal “Telegraph”.

Por isso, o clube entende que terá de negociar jogadores ao fim da temporada para manter as finanças em dia. Dois dos nomes mais cotados para serem vendidos são os de Casemiro Jadon Sancho. O brasileiro possui um alto salário e ainda pode render uma boa taxa de transferência ao clube.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.