O Manchester City foi premiado na tarde desta segunda-feira (17), durante a cerimônia da Bola de Ouro, troféu criado pela revista France Football. Decerto, o time inglês venceu a categoria “melhor clube do ano”, ficando a frente de Real Madrid e Liverpool.
Na temporada 21/22, os citizens venceram a Premier League, além de chegar nas semifinais da Champions League, onde perdeu para o campeão, Real Madrid. Já o time feminino, também venceu uma taça, a Copa da Liga feminina. Na cerimônia, seis jogadores do City (cinco masculinos e uma do feminino), receberam indicações para troféus.
Manchester City is the club of the year!
Congrats 💙#clubdelannée #ballondor pic.twitter.com/BtftAv5XWL
— Ballon d'Or #ballondor (@francefootball) October 17, 2022
Em suma, as atuações da equipe de Pep Guardiola chamaram a atenção do colégio votante, que escolheu a equipe por conta das 41 vitórias em 58 jogos possíveis na temporada anterior. Para receber o prêmio, os jogadores que foram a cerimônia subiram ao palco, do lado do CEO esportivo do time, Ferran Soriano e o diretor de futebol, Txiki Begiristain.
Here is the podium for the 2022 Ballon d'Or 🔝#ballondor pic.twitter.com/lxQN1q8rk4
— Ballon d'Or #ballondor (@francefootball) October 17, 2022
Também na premiação, De Bruyne ficou em terceiro lugar na Bola de Ouro, atrás somente de Sadio Mané, do Bayern e Karim Benzema, atacante do Real Madrid e vencedor do prêmio. O brasileiro Éderson também foi considerado o terceiro melhor jogador em sua posição, no gol, com o prêmio Yashin.
Here is the podium for the 2022 Yachine Trophy 🔝#ballondor #tropheeyachine pic.twitter.com/bf2WTCOzDM
— Ballon d'Or #ballondor (@francefootball) October 17, 2022
Haaland, novo atacante da equipe, ficou em 10º lugar na lista de melhores da temporada 21/22. Decerto, a equipe vem de derrota para o Liverpool na última rodada e viu o Arsenal disparar na liderança da Premier League. A equipe parou nos 23 pontos e o rival abriu quatro pontos na frente, liderando com 27 agora. São sete vitórias, dois empates e uma derrota para o time de Pep Guardiola.
Foto destaque: Reprodução/BalonDor