Antes da aquisição do Manchester City pelos árabes da companhia aérea Etihad, o “lado pobre” de Manchester vivia tempos de vacas magras. Antes de ser comprado em 2008, o Manchester City conquistou apenas dois campeonatos ingleses. Porém, o que poucos sabem, é que o Manchester City tem um título europeu em sua história, mas essa conquista já atravessou muitas gerações.
Como era o mundo quando o Manchester City conquistou seu único título europeu
Na época do título do City, a seleção brasileira era apenas bicampeã do mundo e viria a conquistar o tri meses depois. Argentina, Espanha e França não tinham nenhum título mundial. A Itália havia conquistado sua primeira Eurocopa dois anos antes disso. Já o Uruguai, três anos antes, chegava ao seu 11º título de Copa América.
O campeão inglês daquela temporada foi o Everton. Na época, se tornara ao lado de Manchester United, Liverpool e Arsenal, o clube com o maior número de títulos ingleses. Na Espanha, o campeão foi o Atlético de Madrid, graças ao artilheiro da temporada Luis Aragonés.

Na Alemanha, o Borussia Monchengladbach conquistava mais um título de sua história. Naquela temporada, o Fluminense conquistou o principal título nacional no Brasil. O clube carioca contava com nomes como Félix e Marco Antônio.
O campeão da Liga dos Campeões daquele ano foi o Feyenoord. A equipe de Roterdã conquistou seu primeiro título internacional da história. O único título internacional do City já está para completar cinco décadas. O nome das competições naquela época eram completamente diferentes.
A conquista extinta e esquecida do Manchester City
Um dos torneios mais tradicionais da época foi exatamente o que foi vencido pelo Manchester City. O lado azul de Manchester pôde comemorar a extinta Recopa Europeia da temporada 1969/70.

A disputa da Recopa consistia na reunião dos campeões das copas nacionais de vários países europeus. No ano em que o City foi campeão, 32 clubes de 32 países diferentes participaram do torneio.
Apesar de contar com times nada tradicionais, a Recopa contou naquela temporada com gigantes como Schalke 04, Olympique de Marselha, Athletic Bilbao, Roma, Olympiacos e Rangers. O Manchester City não contava com nomes famosos em seu elenco.
Entre os nomes mais conhecidos, estavam Joe Corrigan, que participou da Eurocopa de 1980 e da Copa do Mundo de 1982 pela seleção inglesa, Colin Bell, que disputou a Eurocopa de 1968 e a Copa de 1970 também pela seleção inglesa, além do atacante Francis Lee, que disputou a mesma copa e foi o camisa 7.
Leia mais Por que um bombardeio em Manchester fez com que United e City dividissem o mesmo estádio?
Para chegar ao título, o City passou na primeira fase pelo Athletic Bilbao com um empate por 3 a 3 na Espanha e uma vitória por 3 a 0 na Inglaterra. Nas oitavas, o adversário foi o Lierse, da Bélgica, e o City aplicou 8 a 0 no placar agregado.
Nas quartas, duas partidas contra o Acadêmica, de Portugal, e o duelo mais equilibrado até ali. Empate por 0 a 0 fora, e vitória por 1 a 0 em casa. A semifinal foi contra uma das grandes equipes europeias das décadas de 1950 e 1960, o Schalke 04. Na Alemanha, os azuis reais venceram o City por 1 a 0. Na volta, os Citizens surpreenderam e aplicaram 5 a 1.
Final e título europeu
Na final, disputada em Viena no dia 29 de abril de 1970, os Citizens derrotaram o clube polonês Górnik Zabrze por 2 a 1. Os gols foram marcados pela dupla de ataque Neil Young e Francis Lee, principal jogador da equipe.
Após o título de 1970, o City viu o lado vermelho de Manchester conquistar duas Ligas dos Campeões da Europa, uma Recopa da Europa, uma Supercopa da UEFA e dois Campeonatos Mundiais.