O adversário do Manchester City nas oitavas de final da Champions League tem uma relação estreita com a Premier League. O Copenhague, que recebe os Citizens no Estádio Parken nesta terça-feira (13), tem seis figuras conhecidas do futebol inglês. Além disso, o time dinamarquês conta com dois irmãos do principal atacante do United.
Irmãos de estrela do United
O Copenhague surpreendeu e se classificou em segundo lugar na fase de grupos, superando o Manchester United. Nos confrontos diretos, foi uma vitória para cada lado. Os duelos tiveram o encontro especial entre dois irmãos: Rasmus Hojlund com a camisa vermelha e Oscar Hojlund, pelo Copenhague. Emil Hojlund, o terceiro irmão, não jogou pois ainda está na fase de transição da base para o profissional.
Os dois confrontos foram eletrizantes. No primeiro, em Old Trafford, o Manchester United venceu pelo placar mínimo, com gol de Harry Maguire e defesa de pênalti de André Onana no último lance do jogo.
No segundo, em Parken, Rasmus Hojlund chegou a marcar dois gols, mas após a expulsão de Marcus Rashford, o Copenhague empatou a partida. Bruno Fernandes chegou a colocar os Red Devils à frente no placar novamente, mas Lukas Lerager e Roony Bardghji viraram nos minutos finais e deram a vitória por 4 a 3 para a equipe dinamarquesa. A derrota foi crucial para o Manchester United ser eliminado da Champions League ainda na fase de grupos.
Goleiro ex-Arsenal
Dos 32 jogadores que compõem o elenco do Copenhague, seis já tiveram passagem pelo futebol inglês. Um deles jogou pelo Arsenal de 2020 a 2024. É o islandês Alex Rúnarsson, goleiro de 28 anos que foi contratado pelos Gunners por 2 milhões de euros (R$ 12,74 milhões na cotação da época).
Um fato curioso é que Rúnarsson havia ofendido Arsene Wenger, técnico histórico do Arsenal, em suas redes sociais em 2011, quando tinha apenas 15 anos de idade.
— Arsene Wenger é definitivamente o homem mais idiota do planeta — escreveu no antigo Twitter certa vez o islandês, em 2011, reclamando de algo relacionado ao Arsenal.
Tendo Bernd Leno, Dibu Martínez, Aaron Ramsdale e David Raya na concorrência da posição, Rúnarsson foi emprestado ao Oud-Heverlee Leuven, da Bélgica, Aytemiz Alanyaspor, da Turquia, e Cardiff City, da Championship (segunda divisão inglesa). Depois, o goleiro deixou o Arsenal em definitivo tendo feito apenas seis jogos com a camisa dos Gunners: quatro de Europa League, um de Copa da Liga Inglesa e um de Premier League.
Jogadores do Copenhague que jogaram a Premier League
- Andreas Cornelius – Cardiff City (2013 a 2014)
- Kamil Grabara – Liverpool (2016 a 2021)
- Mohamed Elyounoussi – Southampton (2018 a 2023)
- Alex Runarsson – Arsenal (2020 a 2024)
- Scott McKenna (atualmente está emprestado pelo Nottingham Forest)
Diogo Gonçalves foi emprestado pelo Benfica ao Nottingham Forest de 2018 a 2019 e o ala jogou a Championship, mas não chegou a disputar a Premier League. Ao todo, ele fez 10 jogos pelos Reds, sendo sete pela segunda divisão e três pela Copa da Liga Inglesa.
Manchester City em alerta
O Copenhague conta com uma estatística que acende um alerta ao Manchester City. Em quatro confrontos, o time dinamarquês nunca perdeu para o time inglês:
- 19/02/2009: Copenhague 2×2 Manchester City – Europa League
- 26/02/2009: Manchester City 2×1 Copenhague – Europa League
- 05/10/2009: Manchester City 5×0 Copenhague – Champions League
- 11/10/2022: Copenhague 0x0 Manchester City – Champions League
Apesar disso, os Citizens contam com a volta da dupla Erling Haaland e Kevin De Bruyne na Champions League para manter a boa fase e defender o título conquistado na temporada passada. O confronto entre Copenhague e Manchester City está marcado para 17h (horário de Brasília), no Estádio Parken, na Dinamarca.