Manchester City massacra provável substituto de Guardiola com outro show de Haaland

5 minutos de leitura

Man City
18/03/23 - 14:45

Finalizado

6

-

0

Burnley

Man City - Burnley

England FA Cup - Etihad Stadium

3rd Turno

Depois de enfiar 7 a 0 no Red Bull Leipzig nas oitavas de final da Champions League, no meio da semana, o Manchester City voltou a golear seu adversário num jogo eliminatório. Neste sábado (18), no Etihad Stadium, os Citizens venceram o Burnley por 6 a 0, pelas quartas de final da FA Cup. A partida teve três gols de Haaland, dois de Álvarez e um de Cole Palmer. A goleada da vez também foi em cima do treinador Vicent Kompany, ex-zagueiro do City e candidato do próprio Pep Guardiola a substituí-lo em Manchester.

Leia mais:

“Ele voltará ao Manchester City”, defende Guardiola

No Manchester City desde 2016, Pep Guardiola tem contrato até 2025 — o clube inglês é, de longe, o clube onde o treinador passou mais tempo em sua carreira. Agora, mais perto do fim do que do começo, o próprio espanhol já contribui com os rumores sobre quem será seu sucessor. Na entrevista antes do jogo contra o Burnley, Guardiola elegeu seu favorito.

Estou mais convencido do que nunca. Depois de assistir seu time nos últimos dias, que ele voltará ao Manchester City um dia, embora eu não possa dizer quando — disse Guardiola.

Kompany defendeu o Manchester City entre 2008 e 2019, os três últimos anos com Guardiola. Ao todo, o zagueiro disputou 265 jogos, marcou 18 gols e levantou quatro títulos da Premier League, além de duas Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga e duas Supercopas da Inglaterra.

Depois de um período treinando o Anderlecht, o belga assumiu o Burnley e montou um time propositivo, baseado no legado “guardiolista”, que tem feito sucesso na Championship. O clube está isolado na liderança da tabela, com 13 pontos a mais que o vice, e tem a volta encaminhada à Premier League.

O Burnley de Kompany chegou a incomodar o Manchester City no Etihad Stadium. A equipe fez bons primeiros 30 minutos onde, apesar de não ter tanta posse de bola quanto na segunda divisão inglesa, chegou a assustar o goleiro Ortega. A questão foi que, do outro lado, Haaland resolveu o jogo em três minutos. E aí não teve volta.

Haaland: outro hat-trick o coloca próximo de outro recorde

Bastaram três minutos para o artilheiro da Inglaterra na temporada classificar o Manchester City às semifinais. Aos 32 do primeiro tempo, Haaland recebeu uma enfiada de Álvarez e abriu o placar com um biquinho. Aos 36, Foden cruzou para o 9 ampliar. O 2 a 0 já era bom o suficiente mas, aos 14 do segundo tempo, ele aproveitou o rebote de um chute de Foden na trave para marcar seu terceiro gol.

Esse é o sexto hat-trick de Haaland na temporada, o segundo na semana. Somados aos cinco gols que marcou contra o Leipzig na Champions League, o norueguês chegou à impressionante marca de oito gols nos dois últimos jogos.

Ao todo, são 42 gols na temporada 2022/23. Ele está a dois de chegar no recorde de jogador da Premier League com mais gols por todas as competições numa temporada. A estatística pertence a Van Nistelrooy, que marcou 44 vezes em 2002/23. Levando em conta que estamos em março, tudo indica que Haaland passará o holandês e alcançará mais um feito impressionante para a sua lista.

Álvarez, de contrato renovado, transforma vitória em goleada

Depois de Haaland fazer seus três gols, foi a vez do outro atacante, o argentino Julian Álvarez, transformar o 3 a 0 em goleada. Ele recebeu duas bolas de De Bruyne para marcar o quarto e o sexto gol. O último ainda foi um golaço, com direito a drible que deixou Al-Dakhil no chão e chute no ângulo. Antes, o próprio argentino já havia dado uma assistência para Haaland.

A boa atuação de Álvarez acontece dois dias depois dele renovar o contrato com o Manchester City. O novo acordo aumentou em um ano a duração do seu vínculo e trouxe um aumento de salário, que foi pedido até por Guardiola. Ele soma, agora, 12 gols e quatro assistências em 34 jogos pelos Citizens.

O quinto gol foi marcado por Cole Palmer, garoto da base que saiu do banco no segundo tempo. Foi o primeiro gol de Palmer na temporada.

Quinta semifinal seguida

O resultado classifica o Manchester City para a quinta semifinal seguida da FA Cup. O clube busca o sétimo título do torneio mais antigo do mundo, que venceu pela última vez em 2019.

Guardiola também aguarda a definição do adversário a partir da realização dos outros três confrontos, que acontecerão nesse fim de semana. Confira os horários:

  • Sheffield United x Blackburn Rovers – domingo (19) às 9h (horário de Brasília)
  • Brighton x Grimsby Town – domingo (19) às 11h30 (horário de Brasília)
  • Manchester United x Fulham – domingo (19) às 13h30 (horário de Brasília)
Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]