10 jogadores que podem substituir Rodri no Manchester City

8 minutos de leitura

A notícia que os torcedores do Manchester City mais temiam no ano se confirmou. Rodri sofreu uma lesão no ligamento do joelho e agora Pep Guardiola tem um problemão para resolver.

Rodri sofreu a lesão durante o primeiro tempo do empate por 2 a 2 com o Arsenal no último fim de semana pela Premier League, após um disputa com Thomas Partey em uma cobrança de escanteio.

O Manchester City divulgou um comunicado dizendo que continua avaliando o jogador, mas dificilmente Rodri volta a atuar em 2024. O próprio Guardiola, em entrevista coletiva, disse que o espanhol precisará passar por cirurgia e ficará fora dos gramados por muito tempo.

Rodri é considerado por Guardiola e por muitos o melhor volante do mundo e é peça-chave do Manchester City, tendo conquistado 11 títulos com o clube desde sua chegada ao Etihad Stadium em 2019, incluindo quatro títulos consecutivos de Premier League e um de Champions League, o qual foi conquistado com um gol dele.

✅Siga a PLBrasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp.

Opções para Guardiola no Manchester City

No curto prazo, Guardiola deverá utilizar os recursos que tem no elenco, envolvendo principalmente Matheus Nunes, Mateo Kovacic, Rico Lewis e John Stones para a posição. Se quiser ousar um pouco mais, o técnico espanhol pode utilizar até Kevin De Bruyne ou İlkay Gündogan na posição.

Porém, o Manchester City pode recorrer ao mercado em janeiro para contratar um novo volante. A PL Brasil separou x jogadores que os Citizens poderiam contratar na próxima janela para substituir Rodri.

10 possíveis substitutos de Rodri

Bruno Guimarães (Newcastle)

Bruno Guimarães em comemoração pelo Newcastle
Bruno Guimarães em comemoração pelo Newcastle (Foto: IMAGO / PA Images)

O nome de Bruno Guimarães vem sendo especulado no Manchester City desde que a negociação com Lucas Paquetá “melou”. O principal empecilho para a contratação era a multa rescisória de 100 milhões de libras, mas ela já expirou.

O meia de 26 anos pode não estar em sua melhor fase, mas é símbolo do “novo Newcastle“, que terminou a Premier League na quarta posição em 2022/23 e disputou a Champions League depois de 20 anos. Ao todo, o brasileiro soma 17 gols e 17 assistências em 113 jogos pelos Magpies.

Joshua Kimmich (Bayern de Munique)

Kimmich em campo pelo Bayern de Munique
Kimmich em campo pelo Bayern de Munique (Foto: Icon Sport)

Outro que está frequentemente no radar do Manchester City é Joshua Kimmich, que está em seu último ano de contrato com o Bayern de Munique.

Guardiola trabalhou com Kimmich por três anos no Bayern de Munique e sabe da qualidade do ídolo alemão. Em suas nove temporadas na Baviera, ele marcou 42 gols e deu 106 assistências em 396 jogos, conquistou oito vezes o Campeonato Alemão, Champions League e Mundial de Clubes, além três Copas Alemãs pelo clube bávaro.

Adam Wharton (Crystal Palace)

Adam Wharton em campo pelo Crystal Palace.
Adam Wharton em campo pelo Crystal Palace (Foto: Icon Sport)

Adam Wharton foi uma das novidades na convocação da Inglaterra para a disputa da Eurocopa de 2024 e também já está no alvo do Manchester City.

Com apenas 20 anos, é titular absoluto do Crystal Palace e fez 16 jogos pelos Eagles na temporada passada, contribuindo para o clube terminar a Premier League entre os 10 primeiros colocados.

Martín Zubimendi (Real Sociedad)

Zubimendi negocia com o Liverpool
Zubimendi, alvo do Liverpool, pela Real Sociedad (Foto: Icon Sport)

O Manchester City pode “copiar” a seleção espanhola e contratar Martín Zubimendi, que já substituiu Rodri na final da Eurocopa de 2024, contra a Inglaterra, quando a estrela citizen sofreu uma lesão no tendão.

O jogador de 25 anos é amplamente considerado um dos melhores volantes da La Liga e, embora tenha sido alvo de muita especulação na última janela, optou por permanecer no clube de sua infância, o Real Sociedad, onde fez 195 jogos desde sua estreia profissional em 2019.

Zubimendi teve seu nome muito vinculado ao Liverpool na última janela e atrai interesses de Manchester United, Arsenal, Barcelona e Bayern de Munique. Sua multa rescisória, segundo a imprensa inglesa, é de 60 milhões de euros.

Frankie De Jong (Barcelona)

De Jong no banco do Barcelona - Icon Sport
Frankie De Jong no banco do Barcelona (Foto: Icon Sport)

Apesar de ser admirado há algum tempo pelo Manchester United, que conta com o técnico Erik ten Hag, que comandou Frankie De Jong no Ajax, o City poderia explorar a contratação do jogador de 27 anos.

O histórico de lesões de De Jong pode ser uma preocupação, mas por se tratar apenas de uma reposição, um meia deste calibre vale ser considerado.

Leon Goretzka (Bayern de Munique)

Manchester United quer tirar campeão europeu do Bayern
Goretzka pelo Bayern (Foto: Icon Sport)

Cinco vezes campeão alemão e vencedor da Champions League com o Bayern de Munique, o meia de 29 anos não vem sendo titular na equipe comandada pelo técnico Vincent Kompany e, com qualidade para sair jogando e bom chute de fora da área, pode agregar muito o Manchester City.

Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen)

Exequiel Palacios Bayer Leverkusen
Exequiel Palacios comemorando gol pelo Bayer Leverkusen (Foto: Icon Sport)

Uma das grandes promessas do futebol argentino que não engrenou tão rápido quanto se esperava, mas ainda se prova um jogador de alto nível. Exequiel Palacios é um volante completo, versátil, bom com e sem a bola. É um dos heróis do título invicto alemão do Bayer Leverkusen e atrai olhares de vários clubes do mundo.

Rodrigo De Paul (Atlético de Madrid)

De Paul Atlético de Madrid
Rodrigo De Paul em ação pelo Atlético de Madrid (Foto: Imago)

O meia de 30 anos, campeão do mundo com a Argentina, viu a concorrência por uma vaga no time titular aumentar com a chegada de Conor Gallagher ao Atlético de Madrid. Rodrigo De Paul ainda não se encontrou na equipe colconera e pode ver no Manchester City a oportunidade de respirar novos ares.

João Gomes (Wolverhampton)

João Gomes Wolverhampton
João Gomes em ação pelo Wolverhampton (Foto: Icon Sport)

A evolução de João Gomes desde que chegou ao Wolverhampton no início do ano passado é notável a ponto de se tornar figura carimbada nas convocações para a seleção brasileira. Manchester United e Arsenal ficaram interessados no brasileiro na última janela e pode ser a chance do City contratá-lo por um valor menor — especulado em 28 milhões de euros (cerca de R$ 152 milhões) na última janela –, antes que o jogador se valorize ainda mais.

Éderson (Atalanta)

Éderson Europa League Premier League destaque
Éderson foi destaque da Europa League (Foto: icon Sport)

Não é de hoje que Éderson é especulado na Premier League. O jogador brasileiro fez os olhos do Newcastle brilharem, mas segue como peça-chave da Atalanta, que conquistou a Europa League na temporada passada. Forte na marcação, habilidoso para sair jogando e com bom passe, o jogador revelado no Cruzeiro pode ser uma boa para o Manchester City.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.