Estrela do City dá explicação surpreendente para queda de nível após melhor temporada da carreira

6 minutos de leitura

O Manchester City voltou a campo na última quarta-feira (23) e venceu o Sparta Praga por 5 a 0 pela Champions League. Phil Foden marcou o primeiro gol da partida.

O astro inglês, que teve a melhor temporada da carreira na última campanha, vive um início mais lento em 2024/25. O motivo, segundo ele, foi a grande exaustão causada por episódios de burnout.

A situação de Foden no Manchester City

Foden fez apenas quatro partidas na atual temporada, geralmente em jogos menores e entrando como substituto ao longo do jogo. Atuou contra Watford, Slovan Bratislava, Fulham e Sparta Praga.

Ele se lesionou em seu retorno ao City depois da Eurocopa, no fim da última temporada. Isso fez com que o meia perdesse a pré-temporada e, depois, alguns jogos iniciais da campanha.

Tabela da PRemier League
Phil Foden e o troféu da Premier League (Foto: Icon Sport)

Ele falou sobre a situação depois da partida contra o Sparta Praga. Admitiu o início lento e distante do nível que o consolidou como melhor jogador da Premier League em 2023/24.

— Obviamente foi um começo um pouco lento para mim. Todo jogador passa por isso. Estou feliz por estar de volta e curtindo meu futebol novamente.

Ele afirma que mesmo no ano passado havia começado um pouco devagar e não acha que houve uma grande diferença nas performances. Mas entende que a situação é diferente:

— Obviamente não comecei tantos jogos. Eu estava um pouco cansado voltando do ano passado, um pouco doente. Algumas pequenas dores também. Algumas coisas somadas — revelou.

Um Foden ‘esgotado'

O meia admite que se sentiu esgotado após a Eurocopa. Ele jogou 53 vezes pelo City na temporada passada e também teve 12 convocações para a Inglaterra entre agosto de 2023 e julho de 2024.

No ano anterior, ele jogou 48 jogos pelo City e dez vezes pela Inglaterra. Aos 24 anos, ele tem mais de 300 jogos somando seu clube e a seleção. E essa já é a sua oitava temporada com a equipe principal de Guardiola.

Foden Inglaterra
Foden em ação pela Inglaterra (Foto: IMAGO/PA Images)

— No ano passado foram tantos jogos. Eu coloquei tudo o que pude nisso. Eu voltei um pouco cansado, o que é normal. O Rodri também voltou assim, alguns jogadores. É normal com quantos jogos jogamos – você tem que se esgotar em algum momento.

Assim como Saka, que quebrou recorde de jogos seguidos pelo Arsenal antes de sofrer com lesões, Foden passou por uma sequência muito grande até ver seus primeiros problemas de esgotamento.

Ainda assim, entende que pode voltar ao nível de melhor jogador do ano e sabe do que precisa para melhorar: sequência, paciência e progressão da forma física.

— Eu fui o melhor jogador do ano passado, isso é o que todos querem ver. Esse é o padrão que estabeleci para mim mesmo e quero voltar a isso — disse.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]