Tradicionalmente menos “quentes” se comparadas com o período de início de temporada, as janelas de transferências de janeiro ainda rendem movimentações impactantes e surpreendentes. E a primeira janela de 2024 na Premier League não foi diferente.
As movimentações de janeiro no futebol inglês foram especialmente fracas desta vez. A que movimentou mais dinheiro foi a chegada de Radu Dragusin ao Tottenham, por cerca de 25 milhões de libras. No total, segundo o “The Guardian”, apenas 70,7 milhões de libras foram movimentadas em transferências definitivas na Premier League.
Isso pode ser reflexo de um receio dos clubes ingleses em relação a vista grossa feita pela liga para que cumpram as regras do Fair Play Financeiro — principalmente depois da dedução de pontos do Everton e investigação a outros clubes, como Manchester City e Nottingham Forest.
A PL Brasil separou algumas das principais movimentações da janela de transferências de janeiro na Premier League, incluindo entradas e saídas.
1. Jadon Sancho (Manchester United – Borussia Dortmund)
Uma das novelas mais longínqua dos últimos meses no futebol europeu, Jadon Sancho finalmente conseguiu deixar o Old Trafford em janeiro ao fechar um empréstimo para voltar ao Borussia Dortmund, onde viveu seu auge e rendeu uma transferência de altas cifras justamente ao United.
Depois de reclamar sobre o tratamento de Erik ten Hag e travar uma guerra com o treinador e desencadear atritos no vestiário, o meia pode voltar a desempenhar seu bom futebol na Alemanha.
2. Radu Dragusin (Genoa – Tottenham)
A transferência mais cara da janela foi do Tottenham, algo difícil de se imaginar no cenário histórico da Premier League. Os Spurs pagaram 25 milhões de libras, cerca de 36% de todo o dinheiro movimentado na janela, para levar o zagueiro.
Destaque no Genoa, o romeno chega para dar consistência à rotação da zaga de Ange Postecoglou, que vinha tendo problemas com a lesão de Micky van de Ven e suspensões de Cristian Romero.
3. Claudio Echeverri (River Plate – Manchester City)
Uma das principais promessas do futebol sul-americano, o meia de 17 anos do River Plate assinou com o Manchester City por cerca de 12 milhões de libras, mas será emprestado de volta ao clube argentino.
Mesmo sem fazer sua estreia pelo City em janeiro ou sequer na temporada 2023/24, Echeverri já tem grande expectativa para a Premier League. Comparado a Messi, o meia destruiu o Brasil no Mundial sub-17, marcando um hat-trick na vitória por 3 a 0.
4. Kalvin Phillips (Manchester City – West Ham)
Outra longa novela, o “esquecido” volante inglês finalmente conseguiu deixar o Manchester City. Sem receber oportunidades de Pep Guardiola, Phillips desejava sair para ter tempo de jogo e, com isso, tentar garantir um lugar na seleção inglesa para a Euro 2024.
O West Ham foi um dos vários clubes interessados pelo jogador, que foi destaque no Leeds antes de se transferir ao City em 2022. Ele fica emprestado até o fim da temporada.
5. Giovanni Reyna (Borussia Dortmund – Nottingham Forest)
Outro empréstimo, desta vez mais inusitado, foi o que fez o Nottingham Forest, que tirou a jovem promessa americana Giovanni Reyna do Borussia Dortmund. O meia de 21 anos também fica na Premier League até o fim da temporada.
Grande estrela jovem no Dortmund, Reyna caiu de produção, viu Bellingham o superar e não ganhou o espaço de Reus que parecia destinado a ser seu no clube alemão, e pode se reerguer em sua primeira experiência na Inglaterra.
6. Timo Werner (RB Leipzig – Tottenham)
O alemão que dividiu opiniões no Chelsea estava no Leipzig, mas o Tottenham o contratou por empréstimo até o fim da temporada para aumentar sua rotação no ataque, e já tem dado resultado.
Com Werner marcando gol, o Tottenham venceu pela primeira vez desde 2019 sem Kane e Son na partida, e o alemão é uma opção como ponta e como centroavante.
7. Gustavo Scarpa (Nottingham Forest – Atlético-MG)
O brasileiro não estava na Premier League, uma vez que estava emprestado ao Olympiacos, mas pertencia ao Nottingham Forest quando encerrou sua curta passagem pelo futebol europeu.
Sem grandes chances no Forest, voltou ao Brasil em contrato com o Atlético Mineiro, que pagou cerca de 5,5 milhões de euros (em torno de R$ 29,5 milhões) para repatriar o destaque do Brasileirão de 2022.
8. Valentin Barco (Boca Juniors – Brighton)
Outra jovem promessa sul-americana a desembarcar no Brighton, o defensor argentino chegou a ser desejado pelo Manchester City, mas irá para a equipe treinada por Roberto De Zerbi.
Os Seagulls acionaram a cláusula de rescisão do contrato da joia e, com isso, pagaram “apenas” 10 milhões de euros para contratá-lo.