69 anos sem taça! Os 7 maiores jejuns de títulos de times da Premier League

6 minutos de leitura

Alguns clubes da Premier League, como Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester City, estão colecionando títulos nos últimos anos, tanto nacionais como continentais.

Enquanto alguns clubes aumentam a coleção de troféus a cada temporada, outros times da Premier League enfrentam um longo período de seca sem títulos. Confira a lista com os maiores jejuns de títulos das equipes inglesas.

Os maiores jejuns de títulos da Premier League

Último título do Tottenham: 2008

O Tottenham se estabeleceu como uma das grandes equipes da Premier League, mas enfrenta um incômodo período sem títulos. A equipe contou com algumas mudanças na estrutura, com a construção do Tottenham Hotspur Stadium e a presença de grandes jogadores como Harry Kane e Son.

Os Spurs conseguiram grandes campanhas em algumas temporadas, com destaque para 2018/2019, quando chegou até a final da Champions League e perdeu para o Liverpool. No entanto, já se passaram 16 anos desde o último título importante da equipe, sendo o maior jejum dos times do “Big Six”.

O último título do Tottenham veio em 2008, quando o time conquistou a Carabao Cup sob o comando de Juande Ramos, ao vencer o Chelsea por 2 a 1, com gols de Berbatov e Woodgate.

Son em jogo pelo Tottenham. Foto: Icon sport

Último título do Aston Villa: 1996

Destaque na temporada 2023/2024 sob o comando de Unai Emery, com jogadores em destaque como Diego Carlos e Douglas Luiz, o Aston Villa é outro time com longo período sem títulos.

O Villa é um dos grandes clubes da Premier League, com sete títulos da primeira divisão inglesa e um da Champions League. Entretanto, a última conquista da equipe veio há 28 anos.

Assim como os Spurs, a última conquista do Aston Villa foi a Copa da Liga Inglesa, conhecida na época como Coca-Cola Cup, em 1996. A vitória na decisão foi por 3 a 0 diante do Leeds.

douglas luiz aston villa
Douglas Luiz em ação pelo Aston Villa (Foto: Icon Sport)

Último título do Everton: 1995

O Everton não está no melhor momento de sua história. Fora de campo, a equipe enfrenta o julgamento da Premier League após ser acusado de violar as regras de Lucro e Sustentabilidade (Fair Play Financeiro). Nos gramados, vem lutando contra o rebaixamento na primeira divisão.

Além do momento conturbado, os Toffees passam por um longo jejum de títulos. A equipe não é campeã há 29 anos, com a última conquista sendo em 1995 com a FA Cup, a Copa da Inglaterra.

A boa notícia para os torcedores é que a temporada 1994/1995 do Everton iniciou de forma conturbada. A equipe contou com o pior início na Premier League e lutou contra o rebaixamento, mas encerrou as competições na primeira divisão e vencendo o Manchester United na final da FA Cup por 1 a 0 com gol de Paul Rideout.

Pickford e Tarkowski pelo Everton (Foto: Icon Sport)

Último título do Crystal Palace: 1994

O Crystal Palace vem lutando para permanecer na Premier League nos últimos anos. Embora a equipe não conte com muitos títulos em sua história, possuí algumas conquistas importantes.

Os Eagles não contam com títulos de copa ou do Campeonato Inglês, mas foram campeões em duas temporadas na Championship, a segunda divisão inglesa. A última conquista veio há 30 anos, na temporada 1993/1994 e, desde então, não levantou outro troféu.

Jefferson Lerma em ação pelo Crystal Palace. Foto: Icon sport

Último título do Nottingham Forest: 1990

Outro grande clube inglês que não enfrenta os melhores momentos em sua história é o Nottingham Forest. A equipe está disputando pela segunda temporada seguida a primeira divisão, mas vem lutando contra o rebaixamento na Premier League.

Além de buscar a permanência na primeira divisão inglesa, o Forest não é campeão desde 1990. A última conquista da equipe foi a Copa da Liga Inglesa há 34 anos. Brian Clough comandou a campanha vitoriosa, garantindo o 12º e último título no clube.

Nottingham Forest
Foto: Icon Sport

Último título do Wolverhamtpon: 1980

O Wolverhampton vem ganhando destaque pelo bom momento de Matheus Cunha e João Gomes. Os dois brasileiros são destaques na equipe e peças fundamentais, sendo a esperança para os torcedores para ver o time voltar a ser campeão.

Os Wolves estão em jejum de 44 anos sem títulos. Assim como outros clubes da lista, a última conquista foi a Copa da Liga Inglesa em 1980, vencendo o até então atual campeão europeu Nottingham Forest na final.

Em 2024, o time pode quebrar essa sequência. Embora esteja brigando na metade da tabela da Premier League, o Wolverhampton tem a possibilidade de ser campeão da FA Cup.

Matheus Cunha
Matheus Cunha em jogo do Wolves na Premier League (Foto – Icon sport)

Último título do Newcastle: 1955

O Newcastle voltou ao cenário internacional e entrou no “Big 7” da Premier League. A equipe tem como donos o governo da Arábia Saudita, o que trouxe grande investimento em contratações, além de destaques como Bruno Guimarães e Joelinton.

Na temporada 2022/2023, os Magpies, sob o comando do técnico Eddie Howe, chegaram na final da Carabao Cup, perdendo para o Manchester United por 2 a 0. Com isso, o time mantém o jejum de 69 anos sem ser campeão. Embora tenha sido campeão da Championship em 2016/2017, a última conquista de título de expressão veio em 1955 com a FA Cup.

Newcastle
Callum Wilson e Kieran Trippier pelo Newcastle (Foto: Icon Sport)
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.