Os 10 maiores ídolos da história do Newcastle United

A PL Brasil lista grandes lendas dos Magpies

0
857
newcastle ídolos
Ben Radford Allsport UK Getty Images

Gols, títulos, amor à camisa… De diferentes formas, grandes jogadores marcaram seus nomes na história do Newcastle e viraram ídolos. A PL Brasil lista abaixo 10 grandes lendas dos Magpies.

Os maiores ídolos da história do Newcastle

Jackie Milburn

Atacante do clube entre os anos de 1943 e 1957, o atacante Jackie Milburn já foi descrito por Alan Shearer como um dos maiores ídolos de seu pai. Milburn era o maior artilheiro da história do clube com 200 gols, mas acabou superado justamente por Shearer.

Durante sua passagem pelo clube, o atacante foi tricampeão da Copa da Inglaterra em 1950/1951, 1951/1952 e 1954/1955, sendo que em duas das decisões anotou gols para garantir o título para os Magpies.

O atacante construiu a maior parte da sua carreira pelo Newcastle, mas se aposentou em 1962 pelo modesto time do Yiewsley. Jackie faleceu, em 1988, aos 64 anos.

Leia mais: O que esperar do Newcastle para o restante da temporada 2019/2020

Peter Beardsley

Com duas passagens pelo Newcastle, o meia Peter Beardsley teve muito sucesso em ambas. Pelo clube, foram 117 gols em 321 partidas, que é considerado um ótimo número para a sua posição.

Beardsley teve um grande período no clube, mas também fez parte da excelente geração do Newcastle que teve de se contentar com dois vices da Premier League para o Manchester United e não conquistou título pelo clube.

Depois de se aposentar, o meia ainda trabalhou na comissão técnica do Newcastle por alguns anos. Ele foi demitido pelo clube em março de 2019 por conta de acusações de racismo de alguns atletas. Beardsley também foi punido pela Federação Inglesa em setembro de 2019 com uma suspensão de 32 semanas de qualquer atividade ligada ao futebol.

Shay Given

ídolos newcastle
Laurence Griffiths/Getty Images

O goleiro irlandês Shay Given foi contratado pelo Newcastle em 1997, quando chegou desbancando nomes importantes como Steve Harper e Pavel Srnicek. Com 489 jogos pelo clube, ele é considerado um dos maiores ídolos da história do Newcastle.

Apesar de sua baixa estatura, Given era capaz de realizar defesas impressionantes. Além disso, o goleiro foi incluído na seleção da temporada da Premier League em duas ocasiões, em 2001/2002 e 2005/2006.

O irlandês deixou o clube em 2009 para jogar no Manchester City. Ele ainda teve passagem por outros clubes do futebol inglês, como Aston Villa, Middlesbrough e Stoke City, antes de se aposentar em 2017.

Hughie Gallacher

O atacante Hughie Gallacher atuou pelo Newcastle entre 1925 e 1930. Pelo clube, o atacante alcançou uma média impressionante de 0,82 gols por jogo, após marcar 143 gols em 178 jogos pelo clube do nordeste inglês.

Gallacher foi uma figura fundamental no último título do Campeonato Inglês conquistado pelo Newcastle na temporada de 1926/1927, quando o atacante marcou 36 gols em 38 aparições, o que é até hoje um recorde de gols para um jogador do clube em uma mesma competição.

Antes de se aposentar, Gallacher teve passagens por Chelsea, Derby County, Notts County, Grimsby Town e Gateshead. Ele faleceu em 1957 aos 54 anos.

Leia mais: Newcastle United: os títulos e os artilheiros dos Magpies

Bobby Moncur

Certamente um dos maiores ídolos da história do clube, o zagueiro Bobby Moncur jogou pelo Newcastle durante 10 temporadas. Ele foi o último jogador dos Magpies a levantar um troféu em uma competição de elite, quando o Newcastle venceu em 1969, a Taça das Cidades com Feiras, uma competição precursora da atual Liga Europa.

Nas finais da competição, Moncur marcou três dos seus 10 gols feitos com a camisa do Newcastle e o clube derrotou o Upjest, da Hungria pelo placar de 6 a 2 no agregado, naquele que foi o último grande título do clube.

Na conquista da Championship em 2016/2017, Moncur foi o responsável por posicionar a taça que posteriormente seria levantada pelo atual capitão do Newcastle, Jamaal Lascelles.

Bill McCracken

O Newcastle foi o único clube de toda a carreira do lateral-direito Bill McCracken. Ele chegou ao clube do nordeste inglês em 1904 e se aposentou do futebol apenas em 1923, quando começou a sua carreira de treinador.

McCracken foi o capitão durante boa parte de sua carreira. Pelo Newcastle, ele conquistou três títulos do Campeonato Inglês e um da Copa da Inglaterra, mas acabou sendo vice-campeão da competição em duas oportunidades.

Por ser um dos defensores mais influentes de seu tempo, McCracken foi um dos jogadores pioneiros na criação da linha de impedimento, que é quando a defesa muda o seu posicionamento para que os atacantes adversários estejam em posição ilegal.

Frank Hudspeth

Companheiro de zaga de Bill McCracken, além de ser também um dos pioneiros na chamada linha de impedimento, o lateral-esquerdo Frank Hudspeth também jogou por 20 anos pelo clube e foi um dos atletas mais vencedores da história do Newcastle.

Hudspeth era conhecido por ser um ótimo cobrador de pênaltis. Apesar de ser um lateral, ele marcou 37 gols durante a sua passagem pelo clube, sendo que 25 desses tentos vieram após cobranças de pênalti.

Pelo clube, o lateral conquistou um título do Campeonato Inglês em 1926/1927, além de uma Copa da Inglaterra em 1923/1924. Ele faleceu em 1963 aos 72 anos de idade.

Leia mais: Montamos a seleção do Newcastle no século XXI; confira

Nolberto Solano

newcastle ídolos
Laurence Griffiths Getty Images

Comprado por apenas 2,5 milhões de libras junto ao Boca Juniors, Nolberto Solano foi um dos grandes nomes do Newcastle no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, quando os Magpies estavam sempre na disputa por uma vaga na Champions League.

Suas características mais marcantes eram a qualidade para finalizar, além de ter sido o motorzinho do time, já que o peruano também se destacava por sua velocidade.

Pelo Newcastle, Solano realizou 296 jogos e marcou 48 gols antes de se transferir para o West Ham. Recentemente, o peruano afirmou que gostaria de treinar um clube na Inglaterra e afirmou que o Newcastle sempre estará em seu coração.

Alan Shearer

ídolos newcastle
Ross Kinnaird/Getty Images

Considerado um dos maiores ídolos da história do Newcastle, o atacante Alan Shearer também é considerado por muitos como o melhor atacante de toda a era Premier League, apesar de nunca ter conquistado um título pelos Magpies.

O centroavante inglês é o maior artilheiro da história do clube com 206 gols marcados. Ele era conhecido por ter o estilo do clássico e completo de um camisa 9. Era forte, dominante nas bolas aéreas e não perdoava os adversários quando estava na cara do gol.

Alan Shearer atuou pelo clube dos anos de 1996 a 2006, quando se aposentou. Seus gols certamente fazem dele um dos maiores ídolos da história do Newcastle, mas a falta de um título com o clube é motivo de lamentação por parte de Shearer, que foi vice-campeão da Premier League com o clube em duas ocasiões.

Les Ferdinand

newcastle ídolos
Ben Radford Allsport UK Getty Images

Por último, mas não menos importante, está o atacante Les Ferdinand, que assinou com o Newcastle em 1995 após ser contratado junto ao Queens Park Rangers. Os Magpies tiveram que pagar cerca de 6 milhões de libras ao clube de Londres pra contar com o jogador.

Apesar de ter atuado em apenas 84 oportunidades pelo clube, o impacto de Ferdinand na equipe foi imediato e impressionante. Foram 50 gols marcados durante suas duas temporadas pelo clube, o que acabou chamando a atenção do Tottenham, que contratou o atacante em 1997.

A sua dupla de ataque com Alan Shearer foi certamente uma das melhores da história do clube e o Newcastle era uma presença garantida nas competições europeias naquele período.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • DEZIN PERGUNTA #05 | LEO ZACARIN SABE TUDO SOBRE O NEWCASTLE?

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here