Chelsea: os 10 maiores ídolos da história

8 minutos de leitura

O Chelsea é um dos grandes clubes não apenas do futebol inglês, mas da Europa. São seis títulos do Campeonato Inglês — nos quais cinco são da “era Premier League“–. duas Champions League, oito FA Cups e outros diversos troféus na sua rica história. Mas além das taças, o clube é recheado de ídolos.

Lendas dos futebol mundial passaram pelo futebol inglês e vestiram a camisa do Chelsea. Os jogadores foram cruciais para construir as campanhas vitoriosas do clube.

Os 10 maiores ídolos da história do Chelsea

  • Petr Cech
  • Eden Hazard
  • Kerry Dixon
  • Frank Lampard
  • Peter Bonetti
  • Gianfranco Zola
  • Peter Osgood
  • Ron Harris
  • John Terry

De diferentes formas, jogadores escreveram o seus nomes na história dos Blues. O desempenho em campo trouxe o reconhecimento e o carinho dos torcedores. Lampard, Drogba e Zola são apenas alguns exemplos. Veja a lista com os 10 maiores ídolos da história do Chelsea.

Petr Cech

Mesmo passando um período no rival Arsenal, o goleiro não perdeu a idolatria dos torcedores dos Blues. Pilar do clube em seu período mais vitorioso na história, o ex-jogador tcheco é uma das lendas do clube londrino.

Um sinônimo para definir Petr Cech é clean sheet. O termo é utilizado para quando o goleiro passa uma partida sem sofrer gols. O tcheco conseguiu esse feito 220 vezes com a camisa do Chelsea, um recorde na história do clube.

Petr Cech - 24.09.2014 - Chelsea / Bolton - Capital One League Cup
Petr Cech em ação pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

Eden Hazard

Um dos jogadores mais talentosos a vestir a camisa dos Blues e destaque da história recente do clube. O belga chegou aos londrinos em 2012 como uma jovem promessa do Lille. Rapidamente se tornou um pilar da equipe.

Hazard foi bicampeão da Premier League e da Europa League com o Chelsea sendo destaque do time. Ele foi eleito para o time ideal do Campeonato Inglês em quato

Hazard Chelsea
Hazard pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

Kerry Dixon

Figura importante durante os anos 1980, ele foi uma peça-chave para que os Blues retornassem para a elite do futebol inglês após longos cinco anos. Na campanha que terminou com o título da segunda divisão, Dixon marcou mais de 30 gols, com direito a um hat-trick na partida que confirmou o acesso do clube.

Na primeira divisão, o impacto não foi diferente. Dixon ajudou o Chelsea a se consolidar no big6 logo de cara e foi artilheiro do Campeonato Inglês ao lado de Fary Lineker, que na época era jogador do Leicester, com 24 gols cada. Ele ainda somou impressionantes 70 gols em 101 jogos nas duas primeiras temporadas e se tornou o terceiro maior artilheiro do clube.

Frank Lampard

Um dos grandes nomes do futebol inglês no século XXI é Frank Lampard. Ou Super Frank, como era conhecido e virou sinônimo no Chelsea. São inúmeros feitos do lendário camisa 8.

A marca mais impressionante é que, mesmo sendo um meia, Lampard é o maior artilheiro dos Blues. Foram 217 bolas nas redes. Ele também é o sexto goleador de toda a Premier League.

O ídolo foi um dos ícones do período mais vitorioso da história do clube. Títulos, recordes, idolatria, Frank Lampard é o pacote completo.

Frank Lampard em campo pelo Chelsea (Foto: IconSport)

Peter Bonetti

Sem dúvidas um dos maiores goleiros da história do Chelsea é Peter “The Cat” Bonetti. O inglês defendeu os Blues em 729 oportunidades. Nesse período foram mais de 200 clean sheets. O desempenho no clube levou o ex-jogador até a seleção inglesa, fazendo parte da campanha do título mundial da Inglaterra em 1966.

Bonetti ficou marcado por ser um dos primeiros da posição a conseguir a repor a bola em longas distâncias — e com precisão — usando as mãos. O ex-goleiro faleceu em 2020, aos 78 anos, vítima de uma doença não especificada.

Gianfranco Zola

Sua técnica encantou a torcida do Chelsea durante toda a sua estadia em Londres. Foram sete anos do atacante no clube, até que em 2003, Zola anunciou que se despediria de Stamford Bridge. Ele retornou ao futebol italiano, mas Roman Abramovich — que havia adquirido as ações do clube recentemente — tentou de tudo para que a estrela permanecesse.

Zola abriu as portas para o crescimento do clube nos anos posteriores. Foram 312 jogos entre 1996 e 2003. Mesmo que tenha deixado a equipe antes da chegada de José Mourinho — outro nome importante na era vitoriosa do time –, o ex-atacante ganhou o reconhecimento dos torcedores. A mágica camisa 25 jamais será esquecida no oeste de Londres.

Ron Harris

Conhecido por suas entradas não tão gentis para cima dos adversários, Ron “Chopper” Harris é um dos maiores nomes que já passaram pelo oeste de Londres. O jogador possuí o recorde de mais atuações com a camisa dos Blues. São 795 partidas entre 1961 e 1980.

Falando ao “Daily Mail”, Harris brincou sobre a modernidade no futebol, com a presença da tecnologia e o seu estilo de quanto era jogador.

— Com o VAR, eu teria sorte se conseguisse entrar em campo para o aquecimento.

Mesmo não sendo um jogador com qualidade técnica ou considerado um grande craque, o zagueiro é idolatrado pela lealdade ao clube. Enquanto muitos companheiros deixaram o time nos anos 1970, ele optou por seguir vestindo a camisa do Chelsea.

Didier Drogba

Outro grande nome da história recente do clube é o marfinense. É imensurável o peso de sua contratação para os Blues. Ele é um dos melhores africanos que passou pela Premier League.

Drogba é o quarto maior artilheiro do Chelsea com 157 gols. Mas indo além dos números, ele é o autor de alguns dos tentos mais importantes da história dos Blues. Foi na finalização de cabeça do atacante que surgiu o empate pra cima do Bayern de Munique em 2012, na final da Champions League. O marfinense também foi o responsável por converter o pênalti que garantiu o primeiro título continental da equipe.

Drogba é um dos maiores artilheiros do Chelsea
Drogba em campo com a camisa do Chelsea. Foto: IconSport

John Terry

Odiado pelos adversários. Amado pelos torcedores dos Blues. Esse é John Terry, que sem dúvidas é uma figura que desperta uma mistura de emoções em muitas pessoas. Mas se tratando com a camisa do Chelsea, uma palavra define o ex-jogador: unânime.

É praticamente impossível não falar do clubes londrinos e não citar John Terry, ou como é conhecido “Mr. Chelsea”. São cinco Premier League, uma Champions League, entre outros títulos e mais de 700 partidas que credenciam o capitão como um dos maiores nomes da equipe.

Chelsea v Sunderland – Premier League – Stamford Bridge Stadium
Foto: Icon Sport

Peter Osgood

Se pudessem descrever Peter Osgood com uma frase seria “O rei de Stamford Bridge”. Tamanha a sua idolatria, o ex-atacante virou estátua no estádio.

Osgood trabalhava como pedreiro em Windsor. O tio, vendo o talento no sobrinho e entusiasta da bola, resolveu escrever o garoto para o Chelsea. Ele ganhou a oportunidade de se tornar um jogador profissional e, ainda com 17 anos, marcou 30 vezes em 20 jogos pelo time B dos Blues, sendo promovido ao elenco profissional.

São 150 gols em 348 jogos, que eternizaram Osgood na memória da torcida. Após sua morte em 2006, depois de sofrer um ataque cardíaco, as cinzas do ídolo foram despejadas embaixo de umas das marcas do pênalti do Stamford Bridge.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.