Ser apaixonado por um clube e nunca ter sentido o gosto de comemorar um grande título é uma das dolorosas faces do futebol. Mas essa é a realidade de quatro importantes times da Premier League.
Brighton, Fulham, Crystal Palace e Brentford bateram na trave algumas vezes, mas nunca deram essa alegria a seus torcedores. Por outro lado, trabalham para um dia levarem uma taça de primeira linha para suas sedes.
Como é ser um time da Premier League sem grandes conquistas?
A cada temporada, o domínio dos gigantes da Premier League cresce sobre os outros integrantes da liga. O Manchester City, por exemplo, venceu nove troféus entre as três maiores competições do futebol inglês nas últimas temporadas. A dificuldade só aumenta, apesar de uma considerável evolução dessas equipes em relação aos seus próprios contextos.
Desde 2014, apenas o Leicester, com uma FA Cup e uma Premier League, rompeu o domínio do Big Six, que se tornou Big Seven desde a chegada do investimento saudita no Newcastle. Uma realidade dura para os outros 13 times que figuram na liga a cada temporada.
If Spurs fail to beat Chelsea on Monday, Leicester will be the 2015/16 #BPL champions pic.twitter.com/PR6cbfluXX
— Premier League (@premierleague) May 1, 2016
Brighton
- Principais títulos: Championship (2x), League One (3x), League Two (2x) e FA Charity (1).
- Vice-campeonato: FA Cup (1982/1983)
- Melhor desempenho na Premier League: sexto, em 2022/23
- Média de público de todos os tempos na liga: 12.660
A equipe sulista vive o melhor momento de sua história. Fixo na Premier League há algumas temporadas, o Brighton vem crescendo em copas. Chegou à semifinal da última FA Cup e está vivo na Europa League, garantido nas oitavas de final e com uma bela campanha. Há todo um projeto no Amex Stadium que pode terminar em uma conquista em breve.
Afinal, o Brighton passou a maioria de seus 122 anos em divisões inferiores. A equipe nunca conseguiu ser protagonista na elite como é atualmente.
Fulham
- Principais títulos: Championship (2x), League One (1x) e Copa Intertoto (1x)
- Vice-campeonato: FA Cup (1974/1975) e Europa League (2009/2010)
- Melhor desempenho na Premier League: sétimo, em 2008/2009
- Média de público de todos os tempos na liga: 16.168
O Fulham voltou a aparecer com destaque na Premier League depois de um período difícil de idas e vindas. O bom trabalho de Marco Silva ilusiona a torcida para que o clube londrino volte a flertar com conquistas e participe de competições europeias, como fez nos melhores momentos dos anos 2010.
À época comandada por Roy Hogdson, o Fulham bateu na trave e quase conquistou a Europa League em 2010. O time foi vice para o Atlético de Madrid de Agüero e Forlán. Treze anos depois, a chama se reacendeu. Os Whites estão vivos na semifinal da Copa da Liga Inglesa e precisam bater o Liverpool para chegar à final, em Wembley.
Crystal Palace
- Principais títulos: Championship (2x) e League One (1x)
- Vice-campeonato: FA Cup (1989/1990 e 2015/2016)
- Melhor desempenho na Premier League: terceiro, em 1990/1991
- Média de público de todos os tempos na liga: 16.439
De tanto ser estável na Premier League, o Crystal Palace estagnou. A equipe do Selhurst Park se tornou uma personificação do meio de tabela do campeonato. Às vezes, é notada uma falta de ousadia da gestão que poderia resultar em campanhas mais animadas.
O time já viveu momentos de maior destaque no cenário inglês. Em 2016, foi vice e vendeu caro a FA Cup para o Manchester United. Existe um projeto forte do time e é essa a aposta para que, um dia, a sorte decida sorrir para o Sul de Londres.
Brentford
- Principais títulos: Championship (1x), League One (2x) e League Two (3x)
- Vice-campeonato: não tem
- Melhor desempenho na Premier League: quinto, em 1935/1936
- Média de público de todos os tempos na liga: 9.624
Assim como o Brighton, o Brentford também vive seu melhor momento historicamente. O time sequer tem um grande vice-campeonato. O time colhe os louros de uma gestão extremamente eficiente, que resgatou o clube das profundezas da terceira divisão e o transformou em uma figurinha carimbada da Premier League dentro de 12 anos.
Se seguir nesse ritmo, os Bees têm tudo para crescer e ganhar mais protagonismo. O Brentford nunca participou de uma competição europeia, mas quase se classificou para a Conference League na última temporada. Faltaram dois pontos.
Thomas Frank joins a very select club 👏
Just the third man in our history to take charge of 250 matches 🙌 pic.twitter.com/uHypg2XsJs
— Brentford FC (@BrentfordFC) December 28, 2023