Os 4 maiores clubes da Premier League que nunca venceram um título importante

6 minutos de leitura

Ser apaixonado por um clube e nunca ter sentido o gosto de comemorar um grande título é uma das dolorosas faces do futebol. Mas essa é a realidade de quatro importantes times da Premier League.

Brighton, Fulham, Crystal Palace e Brentford bateram na trave algumas vezes, mas nunca deram essa alegria a seus torcedores. Por outro lado, trabalham para um dia levarem uma taça de primeira linha para suas sedes.

Como é ser um time da Premier League sem grandes conquistas?

A cada temporada, o domínio dos gigantes da Premier League cresce sobre os outros integrantes da liga. O Manchester City, por exemplo, venceu nove troféus entre as três maiores competições do futebol inglês nas últimas temporadas. A dificuldade só aumenta, apesar de uma considerável evolução dessas equipes em relação aos seus próprios contextos.

Desde 2014, apenas o Leicester, com uma FA Cup e uma Premier League, rompeu o domínio do Big Six, que se tornou Big Seven desde a chegada do investimento saudita no Newcastle. Uma realidade dura para os outros 13 times que figuram na liga a cada temporada.

Brighton

  • Principais títulos: Championship (2x), League One (3x), League Two (2x) e FA Charity (1).
  • Vice-campeonato: FA Cup (1982/1983)
  • Melhor desempenho na Premier League: sexto, em 2022/23
  • Média de público de todos os tempos na liga: 12.660

A equipe sulista vive o melhor momento de sua história. Fixo na Premier League há algumas temporadas, o Brighton vem crescendo em copas. Chegou à semifinal da última FA Cup e está vivo na Europa League, garantido nas oitavas de final e com uma bela campanha. Há todo um projeto no Amex Stadium que pode terminar em uma conquista em breve.

Afinal, o Brighton passou a maioria de seus 122 anos em divisões inferiores. A equipe nunca conseguiu ser protagonista na elite como é atualmente.

João Pedro Brighton
João Pedro em ação pelo Brighton (Foto: Icon Sport)

Fulham

  • Principais títulos: Championship (2x), League One (1x) e Copa Intertoto (1x)
  • Vice-campeonato: FA Cup (1974/1975) e Europa League (2009/2010)
  • Melhor desempenho na Premier League: sétimo, em 2008/2009
  • Média de público de todos os tempos na liga: 16.168

O Fulham voltou a aparecer com destaque na Premier League depois de um período difícil de idas e vindas. O bom trabalho de Marco Silva ilusiona a torcida para que o clube londrino volte a flertar com conquistas e participe de competições europeias, como fez nos melhores momentos dos anos 2010.

À época comandada por Roy Hogdson, o Fulham bateu na trave e quase conquistou a Europa League em 2010. O time foi vice para o Atlético de Madrid de Agüero e Forlán. Treze anos depois, a chama se reacendeu. Os Whites estão vivos na semifinal da Copa da Liga Inglesa e precisam bater o Liverpool para chegar à final, em Wembley.

Fulham
Fulham perdeu a final da Europa League para o Atlético de Madrid (Foto: ICon Sport)

Crystal Palace

  • Principais títulos: Championship (2x) e League One (1x)
  • Vice-campeonato: FA Cup (1989/1990 e 2015/2016)
  • Melhor desempenho na Premier League: terceiro, em 1990/1991
  • Média de público de todos os tempos na liga: 16.439

De tanto ser estável na Premier League, o Crystal Palace estagnou. A equipe do Selhurst Park se tornou uma personificação do meio de tabela do campeonato. Às vezes, é notada uma falta de ousadia da gestão que poderia resultar em campanhas mais animadas.

O time já viveu momentos de maior destaque no cenário inglês. Em 2016, foi vice e vendeu caro a FA Cup para o Manchester United. Existe um projeto forte do time e é essa a aposta para que, um dia, a sorte decida sorrir para o Sul de Londres.

Crystal PAlace
Manchester United e Crystal Palace na final da FA Cup (Foto: Icon Sport)

Brentford

  • Principais títulos: Championship (1x), League One (2x) e League Two (3x)
  • Vice-campeonato: não tem
  • Melhor desempenho na Premier League: quinto, em 1935/1936
  • Média de público de todos os tempos na liga: 9.624

Assim como o Brighton, o Brentford também vive seu melhor momento historicamente. O time sequer tem um grande vice-campeonato. O time colhe os louros de uma gestão extremamente eficiente, que resgatou o clube das profundezas da terceira divisão e o transformou em uma figurinha carimbada da Premier League dentro de 12 anos.

Se seguir nesse ritmo, os Bees têm tudo para crescer e ganhar mais protagonismo. O Brentford nunca participou de uma competição europeia, mas quase se classificou para a Conference League na última temporada. Faltaram dois pontos.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.