7 grandes clássicos da Inglaterra que você talvez não conheça

7 minutos de leitura

Liverpool x Manchester United? Tottenham x Arsenal? West Ham x Milwall? Essas rivalidades intensas – e muitas vezes sangrentas – estão no topo da lista dos maiores clássicos da Inglaterra, mas não são as únicas. Alguns confrontos históricos fazem regiões da Terra da Rainha pegarem fogo quando os times se enfrentam.

Não importa qual seja a divisão ou competição. Quando times inimigos se enfrentam, tudo para e a intenção é uma só: vencer o maior rival. A PL Brasil listou sete grandes clássicos da Inglaterra lotados de rivalidade que não são muito conhecidos pelo grande público.

7 clássicos da Inglaterra fora dos grandes holofotes

Southampton x Portsmouth – South Coast Derby

Esse é o grande clássico do Sul da Inglaterra, chamado de South Coast Derby (Derby da Costa Sul). O primeiro confronto entre os times aconteceu em 1899, mas a rivalidade só aflorou de vez a partir dos anos 1970. Não existe uma data específica que marque o crescimento da inimizade, mas o clima tenso cresceu através das cidades.

A construção do porto de Portsmouth, em 1976, foi visto com uma ameaça ao porto de Southampton. Nessa mesma época, as equipes viviam situações opostas, com o Pompey em decadência e os Saints campeões da FA Cup daquele ano.

Curiosamente, os times se enfrentaram poucas vezes, já que em diversos momentos estiveram em situações opostas. Foram apenas 71 duelosao longo do tempo. O último embate foi na Copa da Liga Inglesa, em 2019.

  • 35 vitórias do Southampton
  • 15 vitórias do Portsmouth
  • 21 empates
Portsmouth Southampton
Portsmouth x Southampton, o clássico do sul inglês e um dos maiores clássicos da Inglaterra (Foto: Imago/Action Plus)

AFC Wimbledon x MK Dons – Dons Derby

Apesar de ser recente, essa rivalidade é tida como uma das mais rancorosas da Inglaterra. E é fácil de entender porque essas duas não se entendem.

Em 2003, o Wimbledon FC, através do seu novo dono, recebeu permissão para trocar Londres por Milton Keynes. Essa decisão revoltou os torcedores do time que decidiram fundar uma nova equipe, o AFC Wimbledon. A partir de 2004, o antigo Wimbledon FC foi renomeado como MK Dons, o que deu início a uma história de ódio.

Os torcedores do AFC Wimbledon simplesmente se tornaram rivais de seu antigo time, que havia mudado de cidade, nome e identidade. Então, iniciou-se uma rivalidade quente e que vai além das quatro linhas.

As equipes só se enfrentaram pela primeira vez em 2012, com vitória de MK Dons, que ainda é o maior vencedor do clássico.

  • 8 vitórias do MK Dons
  • 2 vitórias do AFC Wimbledon
  • 4 empates

West Bromwich x Wolverhampton – Black Country Derby

Na última temporada, West Bromwich e Wolverhampton se enfrentaram pela Copa da Inglaterra. A partida no The Hawtorns proporcionou cenas lamentáveis pouco vistas no futebol inglês ultimamente. Após o gol de Matheus Cunha, uma confusão generalizada começou na arquibancada e o jogo precisou ser interrompido por 30 minutos.

O Black Country Derby está localizado no condado de Staffordshire e começou em 1886 de forma oficial, já que Wolves e West Brom são clubes fundados da Football League. Os dois estádios estão separados por apenas 15 km.

Atualmente, o Wolverhampton é o grande time da região, com participações seguidas e consistentes na Premier League. A história é outra quando se visita o passado, pois o West Bromwich leva vantagem no confronto direto.

  • 65 vitórias do West Bromwich
  • 54 vitórias do Wolverhampton
  • 44 empates
Wolverhampton West Bromwich
O caótico West Bromwich x Wolverhampton que balança os clássicos da Inglaterra (Foto: Imago/PA)

Exeter City x Plymouth Argyle – Devon Derby

Esse é o Devon Derby. Se você pesquisar isso na internet, provavelmente notará a presença da palavra “polícia” muitas vezes. Isso porque é um clássico marcado por violência e que necessita uma presença da força pública acima da média. Atualmente, os times estão distantes, pois o Plymouth está na Championship (segunda divisão) e o Exeter está na League One (terceira divisão).

O Exeter foi o primeiro time a enfrentar uma seleção brasileira de futebol, em 1914. O primeiro Devon Derby ocorreu seis anos antes, com vitória por 2 a 1 do próprio Exeter. O encontro é apontado como o segundo maior clássico do Sul da Inglaterra.

Derby County x Nottingham Forest – East Midlands Derby

Um senhor clássico. Derby e Forest protagonizam uma rivalidade intensa e duradoura que tem um grande nome em comum: Brian Clough. O ex-treinador teve grandes passagens e conquistou títulos de peso pelos dois times.

Desde 2017, as equipes realizam o Troféu Brian Clough no início da temporada, um tributo ao eterno comandante. O troféu muda de lado conforme o vencedor de cada temporada e existe uma contagem de dias de quanto tempo a taça fica com um dos times. O Derby lidera essa estatística nesse momento, mas cada clube venceu cinco edições.

A rivalidade de East Midlands, uma das nove regiões da Inglaterra, é considera histórica e violenta em muitos momentos. Disputado desde 1892/93, o clássico é extremamente equilibrado.

  • 50 vitórias do Nottingham Forest
  • 49 do Derby County
  • 35 empates

Sheffield United x Sheffield Wednesday – Steel City Derby

Assim como em Manchester United x Manchester City, esses dois times carregam o nome da cidade. Sheffield é vermelha ou é azul? É dos Blades ou dos Corujas? Perguntas como essas entoam na região desde 1981, quando a dupla se enfrentou pela primeira vez, com triunfo do Sheffield Wednesday.

Essa rivalidade é chamada de Steel City Derby, porque Sheffield é conhecida como uma cidade produtora de aço. Historicamente, há muito equilíbrio entre os times, mas existe uma leve vantagem para o United. É um dos mais conhecidos e tradicionais clássicos da Inglaterra.

  • 46 vitórias do Sheffield United
  • 44 empates
  • 42 vitórias do Sheffield Wednesday

Blackburn x Burnley – Cotton Mills Derby

Localizados em regiões tradicionalmente industriais, Blackburn e Burnley fazem o East Lancashire Derby, também apelidado de Cotton Mills Derby (derby das fábricas de algodão). A rivalidade se baseia pela curta distância que separa as duas cidades: 18 km.

Campeão da Premier League em 1994/95, o Blackburn não é o maior vencedor da rivalidade que começou em 1884 e perde no confronto direto para o Burnley. A história desse confronto é recheada de acontecimentos e provocações, como acusações de trapaça dos Clarets na era pré-profissional.

  • 70 vitórias do Blackburn
  • 65 vitórias do Burnley
  • 33 empates
Blackburn Burnley
Blackburn x Burnley, um dos maiores clássicos da Inglaterra (Foto: Imago/Pro Sports)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.