Maiores campeões da Premier League

Maiores campeões da Premier League
Foto: Divulgação/Getty

Em suma, o futebol na Terra da Rainha já soma mais de 100 anos de história. Assim, em 1871, surgia a FA Cup, a mais antiga competição de futebol do mundo. Em seguida, a Football League, que surgiu após a legalização do futebol profissional pela Football Association em 1885. Em 1892, a competição trocou de nome novamente, dessa vez para Football League First Division, que durou de 1892 até 1992, dando lugar a Premier League. Atualmente, a Premier League completara 20 anos de existência desde sua criação, e nesse texto, falaremos um pouco sobre os maiores campeões da competição.

A saber, desde 1992, apenas sete clubes venceram a competição em seu novo formato. São eles, o Manchester United (13), seguido pelo rival da cidade de Manchester, os Citizens e o Chelsea, ambos com cinco conquistas. Além disso, o Arsenal com três troféus, e Blackburn, Leicester e Liverpool, todos com uma conquista. Dessa forma, esses são os clubes vencedores da atual Premier League, com os Red Devils e os Reds sendo disparados os maiores campeões, somando os títulos de antes da criação da competição.

Manchester United

Em suma, o clube com as cores vermelhas de Manchester é o maior campeão falando apenas das ligas do futebol inglês. Dessa forma, soma 20 conquistas em sua história centenária, sendo 13 delas já como Premier League. A saber, no novo formato, é o clube mais vencedor, muito por conta de Sir Alex Ferguson, maior treinador da história do clube e um dos maiores treinadores da história do futebol mundial. A saber, permaneceu no clube por 27 anos, tendo levantado 38 troféus. A importância de Ferguson é tanta para o United, que após sua aposentadoria em 2013, os Red Devils não voltaram a vencer um titulo de Premier League.

Manchester United - Maiores campeões da PL
Foto: Divulgação/Getty

Manchester City

Enfim, o rival da cidade de Manchester vêm crescendo no futebol inglês na última década. Em suma, somava apenas dois títulos de Primeira Divisão, ganhos em 1936/37 e 1967/68. A saber, após a criação da Premier League, veio a ser campeão apenas na temporada 2011/12, na última rodada, com um gol histórico de Sérgio Aguero. Além disso, venceu a sua segunda Premier League com Manuel Pellegrini, em 2013/14. Após a chegada de Pep Guardiola em 2016, o clube venceu mais três títulos, além das Copas Inglesas e tendo disputado a final da Champions League contra o Chelsea.

A saber, em 2017/18, os Citizens de Guardiola bateram muitos recordes na conquista de Premier League daquele ano, tendo feito mais de 100 pontos. Na temporada seguinte, o bicampeonato com 98 pontos, apenas um ponto na frente do Liverpool de Jurgen Klopp. Assim, é o atual campeão e briga por mais um titulo de Premier League nessa temporada.

Manchester City - Maiores campeões da PL
Foto: Reprodução/Premier League

Chelsea

Seguindo a lista dos clubes que venceram o novo formato da Premier League, atrás do Manchester United e do City, temos os Blues. Em suma, o Chelsea tinha apenas uma conquista da Primeira Divisão inglesa ate o ano de 2005. A saber, em 2003, o bilionário russo Roman Abramovich comprou o clube e dois anos depois veio a primeira conquista de Premier League dos Blues, com José Mourinho no comando e apenas uma derrota na campanha. Logo em seguida, o bicampeonato com o Special One no comando.

Após a saída do português, o Chelsea voltou a vencer a Premier League em 2010, com Carlo Ancelotti e Drogba sendo artilheiro com 29 gols. Em 2014, Mourinho retornou aos Blues e ajudou a levantar o 4º troféu de Premier League do clube e seu 3º trofeu da competição. Por fim, a última conquista veio com Antonio Conte, em 2016/17, tendo vencido 30 dos 38 jogos na campanha.

Chelsea - Maiores campeões da PL
Foto: Divulgação/Getty Images

Arsenal

Continuando a lista dos maiores campeões da história da Premier League, chegamos nos Gunners, o Arsenal, também de Londres. Enfim, o clube venceu apenas três conquistas de Premier League, mas somados aos outros 10 títulos de Primeira Divisão, o Arsenal fica atrás de Manchester United e Liverpool como os maiores campeões dos títulos de Primeira Divisão.

Em suma, a primeira conquista de Premier League do clube veio em 1997/98, já com Arsene Wenger no comando e com Dennis Bergkamp sendo o destaque daquele time, com 27 participações diretas para gol. A segunda conquista contou com nomes como Thierry Henry, artilheiro com 24 gols; Freddie Ljungberg, o melhor jogador da competição; Robert Pires e Dennis Bergkamp como os melhores assistentes e Patrick Vieira como capitão.

Enfim, a última conquista do clube se tornou histórica, pois os Gunners venceram a competição de forma invicta, com 26 vitórias e 12 empates, não perdendo nenhuma vez. Com Henry sendo artilheiro e melhor jogador do campeonato. Desde então, o Arsenal não venceu mais nenhum titulo de Premier League, mas continua sendo um dos maiores campeões no quesito de títulos na Primeira Divisão.

Arsenal - Maiores campeões da PL
Foto: Reprodução/Premier League

Blackburn Rovers

Em 1995, o Blackburn Rovers era comandado por Sir Kenny Dalglish, um dos maiores jogadores e treinadores da história do Liverpool. Além disso, contava com Alan Shearer, o maior artilheiro da história da Premier League, com passagens pelo Southampton e Newcastle. Naquele ano, o atacante terminou como melhor jogador e artilheiro isolado com 34 gols. Assim, foi a única conquista de fato do clube na Premier League, mas soma dois títulos da Primeira Divisão, em 1911/12, 1913/14.

Blackburn Rovers
Foto: Reprodução/Premier League

Leicester City

Os Foxes em 2015/16 garantiram uma das melhores conquistas já vistas na história do futebol mundial. A saber, uma temporada antes, o Leicester havia se salvado do rebaixamento nas últimas rodadas do campeonato. Assim, na temporada seguinte, tendo nomes como N'Golo Kante, Riyad Mahrez, Jamie Vardy e sob o comando de Claudio Ranieri, o Leicester venceu a sua única Premier League até aqui. Dessa forma, Vardy bateu recordes, brigou até o final pela artilharia e foi eleito o melhor jogador da competição. Além disso, Claudio Ranieri venceu o premio de Melhor Treinador do campeonato.

Leicester City
Foto: Reprodução/Premier League

Liverpool

Por fim, mas não menos importante, o Liverpool fecha a lista dos sete clubes que venceram o novo formato da Premier League. Contudo, com apenas um titulo atrás do rival histórico Manchester United, o Liverpool fica na 2ª colocação dos clubes com mais títulos de Primeira Divisão. Dessa forma, são 20 dos Red Devils (13 de Premier League), contra 19 dos Reds (apenas um de Premier League), são os dois maiores campeões da Liga Inglesa. Além disso, são os maiores vencedores de Champions League entre os clubes ingleses, são seis para o Liverpool contra três para o United.

Enfim, na temporada 2019/20, sob o comando de Jurgen Klopp e sendo o melhor treinador da competição, o Liverpool venceu sua primeira Premier League no novo formato. Contudo, já havia vencido outros 18 títulos de Primeira Divisão, sob o comando de treinadores históricos como Bill Shankly e Sir Kenny Dalglish, que dominaram o futebol inglês com o Liverpool nas décadas de 70 e 80. Enfim, já na era Jurgen Klopp, o Liverpool venceu o Campeonato Inglês após 30 anos, com nomes que vêm entrando cada vez mais na história do clube, como Salah, Mané, Alexander-Arnold, Alisson entre outros.

Liverpool
Foto: Reprodução/Premier League