Os 6 maiores artilheiros não britânicos da história da Premier League

A lista tem argentino, irlandês, holandeses e franceses; confira os nomes

0
770
Os 6 maiores artilheiros não britânicos da história da Premier League
TIM KEETON/POOL/AFP via Getty Images

Dos dez maiores artilheiros da história da Premier League, oito são ingleses. Se ampliarmos a lista para os vinte principais goleadores da história da Liga, temos doze ingleses. Entre esses vinte, oito são estrangeiros e não britânicos. Mas você sabe quais são os seis maiores artilheiros de fora do Reino Unido da história da Premier League? A PL Brasil enumera neste texto.

Os 6 maiores artilheiros não britânicos da história da Premier League

1) Sergio Agüero

O argentino Kun Agüero já fez e continua fazendo muita história com a camisa do Manchester City na Premier League. O provável maior jogador da história dos Citizens é um artilheiro nato e, até o momento, balançou as redes 180 vezes na PL.

São 180 gols em 265 jogos, o que representa uma média expressiva de quase 0,68 gol por partida. Na lista geral de maiores goleadores, só está atrás de Alan Shearer, Wayne Rooney e Andrew Cole. Inclusive, o camisa 10 do City tem uma média de gols melhor que os três. Shearer tem 0,59, Rooney 0,42 gol/jogo e Cole 0,45. 

Agüero tem contrato firmado com o time de Manchester até julho de 2021. Mas uma renovação é possível. Há chance de Kun se tornar o maior artilheiro da história da Premier League? Para alcançar o líder Shearer, ainda faltam 80 gols. 

Leia mais: Os maiores artilheiros da história do Manchester City

2) Thierry Henry

Se Agüero é o provável maior jogador da história do City, pode-se dizer que Henry também muito provavelmente é o maior da história do Arsenal. Se algum torcedor não o considerar, não poderá dizer o mesmo na artilharia, porque o francês é o grande goleador da história dos Gunners, com 228 gols em 377 partidas disputadas. 

Na Premier League, o ex-camisa 14 do Arsenal marcou 175 vezes e por isso ocupa a sexta posição na lista dos maiores artilheiros da competição e a segunda na lista dos não britânicos. Henry terminou como artilheiro da PL em quatro temporadas (2001/2002, 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006). A média de gols de Henry por jogo é a mesma de Agüero: 0,68. 

3) Van Persie

Robin van Persie marcou época no Arsenal e no Manchester United marcando muitos gols. Na Premier League, o holandês fez 144 gols, sendo 101 pelos Gunners e 43 pelos Red Devils. 

Tais números te colocam como o atual 13º maior artilheiro da história da Liga e terceiro desta lista. Sua temporada mais artilheira foi 2011/2012, sua última pelo Arsenal, quando marcou 30 vezes e foi o mais goleador do campeonato. 

Na temporada seguinte, a 2012/2013, quando chegou ao Manchester United e foi campeão inglês, também foi artilheiro, dessa vez com quatro gols a menos. RvP tem uma ótima média de mais de meio gol por jogo disputado de Premier League.

Clive Mason/Getty Images

Leia mais: Os 10 maiores jogadores holandeses da era Premier League

4) Jimmy Floyd Hasselbaink

O quarto da lista é mais um holandês. Jimmy Floyd Hasselbaink nasceu no Suriname, mas defendeu as cores da seleção da Holanda. Na Inglaterra, atuou por Leeds United, Chelsea, Middlesbrough, Charlton Athletic e Cardiff City, onde se aposentou. 

Seu maior destaque se deu com a camisa dos Blues, no início do século XXI. Hasselbaink ficou no Chelsea de 2000 até 2004, atuando 177 vezes pelo time londrino e marcando 88 gols. 

Na Premier League, foram 288 jogos e 127 gols. O holandês foi o artilheiro da temporada 2000/2001 com 23 gols e vice-artilheiro na temporada seguinte, com os mesmos 23 gols. Duas grandes temporadas de Hasselbaink, que teve média de 0,44 gol por jogo na PL. 

Ben Radford/Allsport

5) Robbie Keane

Antes de falarmos do quinto colocado da lista, é importante pontuar que a República da Irlanda, diferentemente da vizinha Irlanda do Norte, não faz parte do Reino Unido. Logo, Robbie Keane deve estar aqui.

O irlandês teve 13 temporadas de Premier League, passando por Coventry City, Leeds United, Tottenham, Liverpool e Aston Villa. Em 349 aparições na Liga, marcou 126 gols, apenas um a mais do sexto da lista.

Seu melhor desempenho na PL foi com a camisa do Tottenham. O irlandês tem uma média de 0,36 gol por partida na competição e teve na temporada 2005/2006 a sua mais artilheira, com 16 bolas nas redes.

IAN KINGTON/AFP via Getty Images

6) Anelka

O último da lista atuou em quatro integrantes do Big Six (Arsenal, Liverpool, Manchester City e Chelsea) e por outros dois times ingleses (Bolton e West Bromwich). De 21 temporadas como profissional, Nicolas Anelka esteve em 16 na Premier League

O time pelo qual o francês mais atuou foi o Chelsea, sendo também a equipe pela qual Anelka mais marcou. Na PL, o ex-camisa 39 dos Blues fez 364 jogos, indo às redes em 125 oportunidades. 

Anelka tem uma média de 0,34 gol por partida da Premier League, sendo a mais baixa dessa lista. Além disso, o atacante foi o artilheiro da competição na temporada 2008/2009 com 19 gols, superando o então melhor do mundo Cristiano Ronaldo. 

Clive Brunskill/Getty Images

Leia mais: 14 jogadores campeões da Premier League por dois clubes

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • OS MAIORES ARTILHEIROS DA HISTÓRIA DA PREMIER LEAGUE

Estatísticas retiradas do site oficial da Premier League