Maiores artilheiros da história da Premier League

Maiores artilheiros da história da Premier League
Foto: Divulgação/Getty Images

Enfim, no próximo ano a Premier League completa 20 anos de existência, após a sua criação em 1992. Assim, mesmo antes do campeonato ter o novo formato, já haviam passado grandes jogadores históricos no futebol inglês. Dessa forma, já novo formato, alguns jogadores se destacaram nas duas últimas décadas, e alguns deles alcançaram feitos que ainda são muito difíceis de serem batidos ou alcançados. Portanto, confira a lista dos maiores artilheiros da história da Premier League.

1 – Alan Shearer 

A saber, um dos maiores atacantes da história do futebol inglês e o maior artilheiro disparado da Premier League, Alan Shearer. Em suma, começou sua carreira no Southampton e passou por Blackburn e Newcastle. Dessa forma, fez toda sua carreira na Premier League, de 1992 até 2006, quando se aposentou. Portanto, atuou em 441 partidas pelos três clubes, marcou 260 gols e deu 64 assistências. Além disso, venceu a competição com o Blackburn em 1995, além de ser artilheiro da competição em três temporadas seguidas.

Alan Shearer - Maiores artilheiros da Premier League
Foto: Divulgação/Getty Images

2 – Wayne Rooney

Atrás de Shearer, Wayne Rooney chega como o segundo maior artilheiro da história da Premier League. Em suma, surgiu na equipe do Everton em 2001, ganhando uma oportunidade no clube de Liverpool apenas na temporada seguinte, sendo o segundo jogador mais jovem a atuar pela história do clube. Enfim, após duas temporadas foi vendido ao gigante Manchester United, onde permaneceu por 13 longos anos. Dessa forma, em 393 jogos pelos Red Devils, marcou 183 gols na Premier League, ultrapassando a marca de Thierry Henry como jogador com maior número de gols pelo mesmo clube na Premier League.

Além disso, somados os gols de Rooney pelos Toffees, chegamos a marca de 208 gols em 441 jogos pela Premier League, o segundo maior goleador da história da competição. A saber, também levantou o troféu de campeão em cinco oportunidades pelos Red Devils, além de ter sido o melhor jogador na temporada 2009/10.

Wayne Rooney - Maiores artilheiros da Premier League
Foto: Divulgação/Getty Images

3 – Andrew Cole

Enfim, no top 3 dos melhores artilheiros da história da Premier League, mais um atleta com passagem pelo Manchester United. Dessa forma, Andy Cole jogou na competição entre 1993 até 2008, quando encerrou sua carreira. Assim, estreou na competição pelo Newcastle, sendo o grande artilheiro da Premier League em 1993/94 com 34 gols logo em sua primeira temporada. Em 1994, acabou sendo vendido ao poderoso Manchester United, onde conseguiu seus cinco títulos da competição.

Portanto, acabou sendo vendido para o Blackburn em 2002 e ainda passaria por clubes como o Fulham, o Manchester City, o Portsmouth e o Sunderland. Contudo, não conseguiu repetir os bons números de Newcastle e United e se aposentou em 2008, pelo Sunderland. Entretanto, disputou 414 jogos pela Premier League e marcou 187 gols, se tornando o terceiro maior artilheiro da história da competição.

Andrew Cole - Maiores artilheiros da Premier League
Foto: Divulgação/Getty Images

4 – Sergio Aguero

Enfim, o argentino chegou ao clube inglês em meio a uma nova era, após a compra do clube por Mansour Bin Zayed Al Nahyan, do grupo Abu Dhabi United. Assim, jogadores como David Silva, o próprio Aguero, Vincent Kompany, entre outros, chegaram ao clube, ajudando e muito o clube de Manchester a levantar taças. Dessa forma, a primeira conquista de Premier League veio justamente com um gol histórico do argentino, sendo este lance homenageado no uniforme atual do clube. Com um gol salvador no último lance, o City venceu o QPR por 3 x 2, bateu o rival e todo poderoso Manchester United de Alex Ferguson, e levantou sua primeira Premier League.

Enfim, Kun Aguero ficou entre 2011 até 2021, e saiu rumo ao Barcelona após a derrota para o Chelsea na final da Champions League. Dessa forma, nessas 10 temporadas, venceu cinco títulos da Premier League, sendo jogador do mês em sete oportunidades diferentes e sendo artilheiro em 2014/15, com 26 gols. Portanto, em 275 jogos, marcou 184 e ficou apenas quatro tentos de entrar no top 3 de maiores artilheiros da historia da competição.

Sergio Aguero - Maiores artilheiros da história da Premier League
Foto: Divulgação/Getty Images

5 – Frank Lampard

Seguindo a lista, saímos dos atacantes e chegamos em uma meia, não com a camisa 10, mas sim com a lendária camisa 8 dos Blues. Dessa forma, Frank Lampard ainda disputou a Premier League antes pelo West Ham, e após sua saída do Chelsea ainda jogou em uma temporada pelo City, chegando até a marcar contra o ex-clube. Contudo, foi com a camisa 8 dos Blues, em Londres, onde ele se tornou ídolo máximo, tendo vencido a competição em três oportunidades.

Além disso, ele é o quarto maior assistente da história da competição, com 102 passes para gol. Ainda, com 609 partidas, é o terceiro jogador com mais jogos na competição, perdendo apenas para Ryan Giggs e Gareth Barry. Por fim, com 177 gols, é o 5ª entre os maiores artilheiros da história da Premier League, uma lenda na história do futebol inglês.

Frank Lampard
Foto: Divulgação/Getty Images

6 – Thierry Henry

Considerado por muitos o melhor jogador da história da Premier League, o francês é mais um na lista dos maiores artilheiros da história da competição. Em suma, chegou ao Arsenal em 1999, vindo da Juventus, após ser campeão da Copa do Mundo em 1998 com a França. Logo se mostrou uma contratação que abalaria o campeonato e que mudaria as ambições do clube londrino.

Assim, permaneceu no clube entre 1999 até 2007, sob o comando de Arsene Wenger e tendo companheiros como Dennis Bergkamp, Freddie Ljungberg, Robert Pires, Patrick Vieira, venceu dois títulos da competição, sendo um deles invicto, com o Arsenal sendo o único clube a alcançar o feito. Dessa forma, com toda sua inteligência, visão de jogo, grande capacidade de finalização e entre tantas outras qualidades, Henry marcou 175 gols, deu 74 assistências em 285 jogos na competição, participando diretamente de 249 gols. Além disso, terminou como artilheiro da Premier League em quatro edições diferentes.

Thierry Henry
Foto: Divulgação/Getty Images

7 – Harry Kane

Enfim, chegamos no único da lista que ainda não se aposentou, ou se transferiu para outro clube. Dessa forma, Harry Kane vem sendo a esperança dos torcedores do Tottenham nos últimos anos para o clube poder voltar a disputar e de fato vencer títulos. Contudo, o mesmo já expressou seu desejo de sair justamente para vencer troféus, que faltam em sua carreira, mas acabou permanecendo nos Spurs na atual temporada, mesmo com a proposta milionária do Manchester City. Em suma, o camisa 10 joga a Premier League pelo Tottenham desde 2009 e ainda teve uma curta passagem por Norwich e Leicester.

Assim, veio ganhar seu espaço apenas na temporada 2013/14 e rapidamente foi subindo na história dos maiores artilheiros do clube e da competição. Assim, com 28 anos e alguns anos pela frente, Kane pode ganhar posições no ranking ainda nessa temporada. Contudo, após a grande temporada passada, sendo o artilheiro e melhor assistente da Premier League, o atacante vêm em baixa na atual. A saber, soma 167 gols em 255 jogos e já venceu por três vezes o premio de artilheiro da Premier League.

Harry Kane
Foto: Divulgação/Getty Images

8 – Robbie Fowler

Em suma, Fowler apareceu para o futebol nos anos 90, vindo diretamente das categorias de base dos Reds. Assim, era um atacante que demonstrava muita raça, faro de gol e de personalidade muito forte, dentro e fora dos gramados. Além disso, mesmo sendo canhoto, usava muito bem a perna direita para marcar seus gols e chegou a ser eleito por duas vezes seguidas em 1995 e 1996 o jogador jovem do ano.

Dessa forma, foi com a camisa dos Reds que Robbie teve o seu maior destaque na carreira, tendo feito 183 gols pelo Liverpool, sendo 128 deles na Premier League, o maior artilheiro do clube na competição. Além disso, passou por clubes como o Leeds, o Manchester City e o Blackburn, mas sem o mesmo brilho. Ao todo, foram 379 jogos e 163 gols na Premier League.

Robbie Fowler
Foto: Divulgação/Liverpool Echo

9 – Jermain Defoe

Com passagem por muitos clubes da Premier League, foi no Tottenham que Defoe se destacou mais em todos os anos que disputou a competição. A saber, o inglês esta em um seleto grupo de jogadores que fizeram cinco gols em apenas uma partida, junto de Andrew Cole, Sergio Aguero, Berbatov e Alan Shearer. Enfim, Defoe passou por clubes como o Charlton Athletic, West Ham, Tottenham, Portsmouth, Sunderland e o Bournemouth, não fez gols e se transferiu ao Rangers, da Escócia. Nunca chegou a ser de fato artilheiro de nenhuma edição, mas colocou seu nome entre os grandes goleadores da história da competição, com 162 gols em 496 jogos.

Jermain Defoe
Foto: Divulgação/Getty Images

10 – Michael Owen

Por fim, para fechar a lista dos maiores artilheiros da história da Premier League, mais uma cria do Liverpool, Michael Owen. A saber, foi mais uma grande joia que surgiu em Anfield no final dos anos 90, sendo artilheiro da Premier League em duas temporadas seguidas e tendo um inicio de carreira espetacular. Em 2001, Owen venceu o Ballon d'Or, mas nunca conseguiu dar sequencia a sua carreira, muito pela serie de lesões que teve.

A saber, chegou a jogar no Real Madrid antes de retornar à Premier League, no Newcastle. Contudo, as lesões tiveram muita frequência em sua carreira, mas não o impediram de ser um dos maiores artilheiros e de ter levantado o troféu justamente pelo Manchester United, maior rival da história do Liverpool, seu clube fundador. Por fim, Owen saiu sem custos dos Red Devils rumo ao Stoke, onde encerrou sua carreira. Ao todo, foram 326 jogos e 150 gols na Premier League.

Michael Owen
Foto: Divulgação/Getty Images