
A rivalidade entre Inglaterra e Escócia no futebol é a mais antiga do mundo e certamente uma das mais acirradas. Apesar de ser o clássico histórico mais importante para os ingleses, não é o único. A PL Brasil detalha a história por trás das maiores rivalidades da seleção inglesa no futebol.
“Uma seleção patética. Um país patético”
Foi o que me disse um jovem torcedor inglês que assistia à estreia dos Three Lions na Eurocopa 2024 em um pub de Londres.
Já são mais de 150 anos desde que as duas seleções se enfrentaram pela primeira vez em 1872. O amistoso realizado em um campo de críquete em Glasgow, na Escócia, acabou em 0 a 0.
E apesar de fazerem parte do Reino Unido, os dois países não se aturam no futebol e em alguns contextos políticos sociais.
São séculos de uma relação tumultuada, com batalhas por independência, tratados de paz e os mais recentes deles, o Brexit. O movimento que viu o Reino Unido se desvencilhar da União Europeia em 2021 teve maioria de votos a favor entre os ingleses (51%) e a minoria dos escoceses (38%).
Apesar das discordâncias, as duas nações acabam tendo que vestir a mesma camisa quando outros esportes da Grã-Bretanha entra em cena, como acontece no tênis com Andy Murray (nascido em Glasgow) e nos Jogos Olímpicos. Mas há também quem já tenha torcido um para o outro no futebol, acredite.
A Inglaterra não disputou a Copa do Mundo de 1978, mas a Escócia sim. E durante uma entrevista coletiva em 2023, para o amistoso que celebrou os 150 anos da rivalidade, o técnico Gareth Southgate revelou um segredo de quando tinha apenas sete anos de idade.
— É horrível o que vou dizer aqui, especialmente porque nos enfrentamos amanhã, mas eu estava torcendo para a Escócia em 1978 porque não havíamos nos classificado. Em 1982, nós voltamos à Copa do Mundo e, a partir de então, tudo se resumiu à Inglaterra para mim.
— Eles (Escócia) eram um time britânico… eu não percebi isso na época. E então você pega o seu álbum de figurinha e vê o que fez. Logo percebi o erro na minha atitude.
Falando das duas seleções, atualmente chega até ser injusto comparar os dois elencos, o nível técnico dos campeonatos nacionais e poderio financeiro dos clubes.

Já se vão 25 anos da última vitória escocesa em 1999.
Dentre os triunfos da Escócia na história, existem alguns jogos de destaque. Em 1967, eles carimbaram a faixa de campeã da Copa do Mundo de 1966 da Inglaterra, com uma vitória em pleno Wembley, por 3 a 2.
Exatamente uma década depois, em 1977, outro triunfo na casa dos Three Lions. Uma vitória por 2 a 1 com uma lamentável invasão ao gramado e cenas de hooliganismo por parte dos torcedores escoceses, o “Tartan Army” como são conhecidos.
Do lado do English Team, uma das vitórias mais marcantes foi um 9 a 3 nos rivais em 1961, também no templo do futebol. Nos confrontos de décadas mais recentes em torneios internacionais, vantagem total para os Three Lions.
Destaque também para um 2 a 0 na fase de grupos da Euro 1996 e o confronto nas eliminatórias para a Euro 2000, quando os ingleses venceram no placar agregado deixando os rivais de fora do torneio.
No total, foram 116 jogos, com 49 vitórias inglesas e 41 escocesas.

“Lá vem eles de novo…”
— Eu diria que Escócia é nosso maior rival, mas eles são uma porcaria. Então tem que ser a Alemanha. Nós tivemos vários grandes jogos contra eles.
Relato de outro torcedor inglês
Ingleses e alemães se encontraram pela primeira vez 1899, mas a rivalidade cresceu depois dos conflitos na Primeira e Segunda Guerra Mundial. Ao longo dos anos, também tiveram partidas inesquecíveis com alegria e tristeza para os dois lados.
O título da Copa do Mundo de 1966 certamente foi o ápice para a Inglaterra. Mas certamente ainda estão engasgadas as eliminações nos pênaltis para os alemães na Copa do Mundo de 1990 e na Eurocopa de 1996.
A Alemanha já causou muita dor de cabeça aos ingleses. O ex-atacante e atual comentarista Gary Lineker tem uma frase famosa sobre essa rivalidade.
— O futebol é um esporte muito simples, no qual 22 homens correm atrás da bola e a Alemanha sempre vence no final.

Three Lions x Les Bleus
— Eu diria que a França é nosso maior rival, especialmente pelos confrontos mais recentes. Acho que temos uma grande rivalidade e nós amamos vencê-los. Espero que neste ano também.
Essa é uma rivalidade que transcende o futebol. Apesar de serem vizinhos e conectados via Eurostar, um trem-bala que faz Londres a Paris em aproximadamente 2h30, os dois países possuem uma rincha antiga.
São inúmeros conflitos político econômicos, com destaque para a Guerra dos 100 anos, uma das mais longas da história, entre 1337 e 1443. Mas trazendo para as quatro linhas, o último confronto terminou com os franceses eliminando os ingleses nas quartas da Copa do Mundo do Catar em 2022.
Retrospecto geral da Inglaterra contra a França:
✅17 vitórias
❌9 derrotas
?5 empates
Na Euro 2004, houve uma vitória dos Le Bleus por 2 a 1, e na Euro 2012, um empate por 1 a 1 na fase de grupos.
