‘Seleção e país patéticos’: Os 3 maiores rivais da Inglaterra segundo os próprios torcedores

7 minutos de leitura

A rivalidade entre Inglaterra e Escócia no futebol é a mais antiga do mundo e certamente uma das mais acirradas. Apesar de ser o clássico histórico mais importante para os ingleses, não é o único. A PL Brasil detalha a história por trás das maiores rivalidades da seleção inglesa no futebol.

“Uma seleção patética. Um país patético”

Foi o que me disse um jovem torcedor inglês que assistia à estreia dos Three Lions na Eurocopa 2024 em um pub de Londres.

Já são mais de 150 anos desde que as duas seleções se enfrentaram pela primeira vez em 1872. O amistoso realizado em um campo de críquete em Glasgow, na Escócia, acabou em 0 a 0.

E apesar de fazerem parte do Reino Unido, os dois países não se aturam no futebol e em alguns contextos políticos sociais.

São séculos de uma relação tumultuada, com batalhas por independência, tratados de paz e os mais recentes deles, o Brexit. O movimento que viu o Reino Unido se desvencilhar da União Europeia em 2021 teve maioria de votos a favor entre os ingleses (51%) e a minoria dos escoceses (38%).

Apesar das discordâncias, as duas nações acabam tendo que vestir a mesma camisa quando outros esportes da Grã-Bretanha entra em cena, como acontece no tênis com Andy Murray (nascido em Glasgow) e nos Jogos Olímpicos. Mas há também quem já tenha torcido um para o outro no futebol, acredite.

A Inglaterra não disputou a Copa do Mundo de 1978, mas a Escócia sim. E durante uma entrevista coletiva em 2023, para o amistoso que celebrou os 150 anos da rivalidade, o técnico Gareth Southgate revelou um segredo de quando tinha apenas sete anos de idade.

— É horrível o que vou dizer aqui, especialmente porque nos enfrentamos amanhã, mas eu estava torcendo para a Escócia em 1978 porque não havíamos nos classificado. Em 1982, nós voltamos à Copa do Mundo e, a partir de então, tudo se resumiu à Inglaterra para mim.

— Eles (Escócia) eram um time britânico… eu não percebi isso na época. E então você pega o seu álbum de figurinha e vê o que fez. Logo percebi o erro na minha atitude.

Falando das duas seleções, atualmente chega até ser injusto comparar os dois elencos, o nível técnico dos campeonatos nacionais e poderio financeiro dos clubes.

Torcida da Inglaterra
Torcida da Inglaterra (Foto: Icon Sport)

Já se vão 25 anos da última vitória escocesa em 1999.

Dentre os triunfos da Escócia na história, existem alguns jogos de destaque. Em 1967, eles carimbaram a faixa de campeã da Copa do Mundo de 1966 da Inglaterra, com uma vitória em pleno Wembley, por 3 a 2.

Exatamente uma década depois, em 1977, outro triunfo na casa dos Three Lions. Uma vitória por 2 a 1 com uma lamentável invasão ao gramado e cenas de hooliganismo por parte dos torcedores escoceses, o “Tartan Army” como são conhecidos.

Do lado do English Team, uma das vitórias mais marcantes foi um 9 a 3 nos rivais em 1961, também no templo do futebol. Nos confrontos de décadas mais recentes em torneios internacionais, vantagem total para os Three Lions.

Destaque também para um 2 a 0 na fase de grupos da Euro 1996 e o confronto nas eliminatórias para a Euro 2000, quando os ingleses venceram no placar agregado deixando os rivais de fora do torneio.

No total, foram 116 jogos, com 49 vitórias inglesas e 41 escocesas.

Inglaterra Eurocopa
Gordon (Newcastle), Guéhi (Crystal Palace), Rice (Arsenal) e Stones (Manchester City) pela Inglaterra (Foto: Imago/Sebastian Frej)

“Lá vem eles de novo…”

— Eu diria que Escócia é nosso maior rival, mas eles são uma porcaria. Então tem que ser a Alemanha. Nós tivemos vários grandes jogos contra eles.

Relato de outro torcedor inglês

Ingleses e alemães se encontraram pela primeira vez 1899, mas a rivalidade cresceu depois dos conflitos na Primeira e Segunda Guerra Mundial. Ao longo dos anos, também tiveram partidas inesquecíveis com alegria e tristeza para os dois lados.

O título da Copa do Mundo de 1966 certamente foi o ápice para a Inglaterra. Mas certamente ainda estão engasgadas as eliminações nos pênaltis para os alemães na Copa do Mundo de 1990 e na Eurocopa de 1996

A Alemanha já causou muita dor de cabeça aos ingleses. O ex-atacante e atual comentarista Gary Lineker tem uma frase famosa sobre essa rivalidade.

O futebol é um esporte muito simples, no qual 22 homens correm atrás da bola e a Alemanha sempre vence no final.

Inglaterra perde islândia
Inglaterra contra a Islândia (Foto: Imago/PA)

Three Lions x Les Bleus

Eu diria que a França é nosso maior rival, especialmente pelos confrontos mais recentes. Acho que temos uma grande rivalidade e nós amamos vencê-los. Espero que neste ano também.

Essa é uma rivalidade que transcende o futebol. Apesar de serem vizinhos e conectados via Eurostar, um trem-bala que faz Londres a Paris em aproximadamente 2h30, os dois países possuem uma rincha antiga.

São inúmeros conflitos político econômicos, com destaque para a Guerra dos 100 anos, uma das mais longas da história, entre 1337 e 1443. Mas trazendo para as quatro linhas, o último confronto terminou com os franceses eliminando os ingleses nas quartas da Copa do Mundo do Catar em 2022

Retrospecto geral da Inglaterra contra a França:

17 vitórias

❌9 derrotas

?5 empates

Na Euro 2004, houve uma vitória dos Le Bleus por 2 a 1, e na Euro 2012, um empate por 1 a 1 na fase de grupos.

Torcida Inglaterra Euro 2024
Torcida da Inglaterra na Euro 2024 (Foto: Icon Sport)
Rodolfo Morsoletto
Rodolfo Morsoletto

Jornalista nascido e formado no interior de São Paulo, com passagens por Terra e OneFootball. Foi repórter de rádio, setorista do XV de Piracicaba e cobria jogos do Campeonato Paulista da Série A3. Morou por um tempo na Itália antes de desembarcar em Londres, onde está desde 2018. Atualmente é correspondente da PL Brasil em território inglês e já esbarrou com José Mourinho andando sozinho pelas ruas da capital britânica.

Instagram: @morsoletto
X: @r_morsoletto