Mainoo: quem é a promessa que promete deslanchar pelo Manchester United

5 minutos de leitura

O Manchester United é um celeiro de estrelas do futebol mundial. Nomes como Gary Neville, Paul Scholes, David Beckham e Ryan Giggs são algumas das várias estrelas que foram reveladas no clube.

Nos dias de hoje, os Red Devils conta com Marcus Rashford e o promissor Alejandro Garnacho no elenco, mesmo com o clube passando por uma decadência de revelações da base. Mas um nome que está surgindo no time principal e pretende despontar pelos Diabos Vermelhos é Kobbie Mainoo.

O meia inglês de apenas 18 anos está ganhando destaque na Inglaterra. Para muitos adolescentes, jogar diante de 82 mil pessoas na casa do New York Giants contra um meio de campo formado por Martin Odegaard, Kai Havertz e o homem de R$ 654 milhões, Declan Rice. Mas Mainoo não apenas encarou a titularidade na partida com calma, como também se destacou sob os holofotes.

Escalado para jogar com Bruno Fernandes e Mason Mount no meio de campo, Mainoo esbanjou compostura na partida, abrindo espaço entre os zagueiros Raphael Varane e Lisandro Martínez, recuperando a posse de bola e ajudando o Manchester United a recuperar a bola na defesa. A criatividade e a visão de jogo do jovem talento ficou evidente no passe que deu para o português abrir o placar na vitória por 2 a 0 contra o Arsenal.

Os elogios à promessa do Manchester United

O Manchester United tenta conter as atenções para Mainoo. Estava previsto sua aparição em um evento comercial em Basking Ridge, Nova Jersey, mas acabou sendo cortado. Porém, os grandes jogadores do time já reconhecem o talento do meio-campista. O próprio Bruno Fernandes elogiou sua atuação após a vitória sobre o Arsenal.

— Ele é um grande jogador. Ele é bom de bola, forte, sabe defender e atacar. Ele ainda é muito jovem, mas vemos um futuro brilhante para ele — disse o novo capitão do United.

Alguns torcedores do Manchester United ficaram surpresos ao ver o clube vender Zidane Iqbal e Charlie Savage para Utrecht e Reading, respectivamente, neste verão, mas isso ocorreu em parte porque Mainoo já era considerado à frente de ambos os jogadores em termos de desenvolvimento.

O fato de Mainoo ter sido preferido contra o Arsenal a Donny van de Beek diz muito sobre o quanto Ten Hag o avalia e suas chances na próxima temporada provavelmente serão maiores, caso os Red Devils vendam Fred nesta janela.

— Ele é calculado e está lendo o jogo, fazendo as coisas em seu próprio tempo”, disse Robson. “Ele fecha muito bem, recebe a bola e muda o ritmo do jogo, acelera quando quer e está usando o cérebro futebolístico. Estou bastante impressionado com ele — disse Bryan Robson, ex-capitão do United e meio-campista da Inglaterra, sobre Mainoo.

Mainoo em ação pelo Manchester United
Mainoo em ação pelo Manchester United | Foto: Icon Sport

Carreira de Mainoo

Mainoo completou 18 anos apenas em meados de abril, mas já tem um físico de adulto e, dada a intensidade da Premier League, isso é um trunfo valioso quando aliado à capacidade técnica. Ele jogava regularmente pelos sub-18 quando tinha apenas 16 anos e era o segundo jogador mais jovem da equipe vencedora da FA Youth Cup no ano passado.

Os treinadores das categorias de base do Manchester United ficaram impressionados com a maturidade que ele demonstrou nos jogos da Copa da Liga Inglesa na última temporada, quando lidou de forma confortável com o físico e a agressividade dos times da League One.

Ten Hag viu o meia de perto quando levou um time jovem para Cádiz, na Espanha. A maioria de suas estrelas estavam atuando na Copa do Mundo do Catar, o que deu espaço para Mainoo brilhar aos olhos do chefe. O treinador ficou impressionado e integrou o jogador no time principal para a partida contra o Charlton Athletic na Copa da Liga Inglesa. Desde então, o meio-campista tem só crescido dentro do Manchester United.

Mainoo jogou pelo Cheadle e Gatley Juniors antes de ser visto pelo Manchester United, onde está desde os nove anos de idade. Ele poderia jogar na seleção de Gana, por conta de seu pai, mas o meia preferiu vestir a camisa da Inglaterra, sendo convocado desde o sub-17. Mas o jogador visita com frequência o país africano por conta de sua herança familiar.

Um dos atributos que mais impressionaram Ten Hag é o perfil calmo de Mainoo. Os treinadores das categorias de base do Manchester United e o diretor técnico, Darren Fletcher, ficaram surpresos com a disciplina e dedicação do adolescente, algo que não é visto com frequência nas jovens promessas do clube. Garnacho, por exemplo, se atrasou para reuniões de equipe na turnê do verão passado, em que os Red Devils passaram pela Tailândia e Austrália.

Números de Mainoo pelo Manchester United

  • Sub-18: quatro gols e duas assistências em 35 jogos
  • Sub-19: quatro jogos
  • Sub-21: dois gols e duas assistências em 20 jogos
  • Time principal: três jogos
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.