Aston Villa acerta contratação de Maatsen, do Chelsea

6 minutos de leitura

O lateral-esquerdo Ian Maatsen, do Chelsea, já sabe em qual clube irá jogar na próxima temporada. Depois de ter passado a segunda metade da temporada emprestado ao Borussia Dortmund, o jogador de 22 anos foi negociado com outro time da Premier League.

Trata-se do Aston Villa, que fechou acordo com o Chelsea para contratar o lateral-esquerdo. O Borussia Dortmund poderia acionar uma cláusula específica para ter o jogador em definitivo, no valor de 35 milhões de libras (R$ 243,6 milhões), mas não foi o caso.

O Aston Villa, por sua vez, se comprometeu a pagar um valor pouco acima de 35 milhões de libras. Agora o time de Birmingham define os termos pessoais em um contrato de seis anos para Maatsen assinar. As informações são do site britânico “The Athletic”.

O técnico Unai Emery é um grande admirador do holandês e quer tê-lo antes da próxima temporada, quando o time de West Midlands disputará pela primeira vez a Champions League em mais de 40 anos.

O contrato de Maatsen com o Chelsea tinha duração até junho de 2025, mas foi prolongado por mais 12 meses em janeiro. Após a prorrogação, os Blues emprestaram o jogador ao Borussia Dortmund, onde o holandês rapidamente se estabeleceu como uma peça-chave e se sagrou vice-campeão da Champions.

Maatsen havia feito apenas três partidas como titular no Chelsea — uma na Premier League e duas na Copa da Liga Inglesa, e 12 jogos como reserva na primeira metade da temporada passada. Ele então foi titular em todos os sete jogos europeus do Borussia Dortmund e em 15 dos 18 compromissos do Campeonato Alemão.

Antes, Maatsen passou a temporada de 2022-23 emprestado ao Burnley, contribuindo para a equipe vencer a Championship (segunda divisão inglesa) e conquistando uma vaga no time do ano da divisão. Ele também teve passagens temporárias pelo Charlton Athletic e Coventry City na League One (terceira divisão inglesa) e na Segundona, respectivamente.

Atualmente, Maatsen está com a seleção holandesa na disputa da Eurocopa. A Holanda venceu a Polônia por 2 a 1 na sua estreia, mas Maatsen ficou apenas no banco. O próximo compromisso dos holandeses é contra a França nesta sexta-feira (21), às 16h (horário de Brasília), na Red Bull Arena Leipzig.

Chegada de Maatsen ao Aston Villa

Segundo o “The Athletic”, a lateral foi considerada pelo Aston Villa como prioridade no mercado. Maatsen pode ser peça-chave para o sistema de jogo de Unai Emery, que utiliza o lateral-direito como terceiro zagueiro e o lateral oposto no apoio ao ataque.

Por isso, o Aston VIlla escolheu argentino Marcos Acuna na temporada passada para o posto. Ele jogou em uma posição mais avançada no lado esquerdo durante a Copa do Mundo de 2022.

Das opções atuais, Alex Moreno parece mais adequado ao estilo de Emery do que Lucas Digne, devido à sua aceleração e inclinação para atacar os jogadores no um contra um. O francês, que também está feliz no Aston Villa, teve um desempenho confiável na temporada passada, mas carrega características mais tradicionais de um lateral.

No entanto, lesões recorrentes restringiram Moreno a 520 minutos de futebol na temporada passada, enquanto Digne está entre os que ganham mais no clube, com Aston Villa tentando tirar seu salário de 120 mil libras da folha desde a temporada passada.

Por que o Chelsea deve vender Maatsen?

Chelsea
Maatsen, do Chelsea, pelo Borussia Dortmund (Foto: Icon Sport)

Também segundo o “The Athletic”, o Chelsea insiste que não precisa vender jogadores até 30 de junho para cumprir as regras de lucro e sustentabilidade (PSR) — o fair play financeiro da Premier League –, mas certamente está no mercado para obter algum lucro neste verão europeu. Maatsen tem sido um dos candidatos mais prováveis de ser vendido há algum tempo.

O lateral-esquerdo jogou apenas 416 minutos pelo Chelsea em todas as competições entre agosto e janeiro da temporada passada. Além disso, parte do acordo que estendeu seu contrato até junho de 2026, quando se juntou ao Borussia, era de que ele seria vendido se uma oferta de pelo menos 35 milhões de libras chegasse a Stamford Bridge.

O período de Maatsen em Dortmund foi muito produtivo, o que aumentou o seu valor de transferência. Ao mesmo tempo, o Chelsea está satisfeito com Ben Chillwell e Marc Cucurella na posição.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.