Passada a pausa para a Data Fifa, a Premier League volta a acontecer a partir deste final de semana. O Chelsea entra em campo contra o Bournemouth, fora de casa, no domingo (17), às 10h (horário de Brasília). A partida é válida pela quinta rodada da temporada 2023/24.
Antes do jogo, o técnico Mauricio Pochettino deu uma entrevista coletiva para atualizar sobre o estado dos jogadores lesionados da equipe e foi bastante questionado sobre a má fase do time. Mesmo sendo um dos clubes que mais se movimentou na janela de transferências, os Blues venceram apenas um dos quatro jogos disputados, ocupando agora a 12ª posição da tabela, com quatro pontos.
O que explica a má fase do Chelsea? Pochettino explica
Na visão do treinador, existem dois motivos principais por trás do fato de a equipe ainda não ter embalado uma sequência de vitórias. O primeiro ponto é justamente a “lotação” no departamento médico.
Pochettino explicou que o elenco esteve “trabalhando muito duro” nas duas últimas semanas, mas que parte da equipe ainda está na fase de transição pós-lesão.
— Quando você analisa os cinco jogos que disputamos no início do temporada, acho que os cinco nós merecemos vencer, mas não vencemos por circunstâncias diferentes. Estávamos conversando antes, as lesões tornaram a situação difícil.
Pochettino destacou a qualidade do elenco, dizendo que os jogadores acreditam na estratégia de jogo e que têm ido bem em estatísticas específicas, como a posse de bola. No entanto, está faltando um “mero” detalhe: os gols. O argentino acredita que é hora de “não apenas jogar bem”, mas ser mais competitivo. Ele usou a derrota para o Nottingham Forest, por 1 a 0, sofrida antes da pausa da Data Fifa, como exemplo.
— O que nos falta é marcar gols [risos] e isso é o mais importante no futebol. Queremos continuar assim. Precisamos ser mais competitivos. Não podemos sofrer este tipo de gol como o do Nottingham. Não podemos ser tão fracos nesta situação, precisamos ser mais fortes porque temos jogadores com experiência e que podem fazer melhor, precisamos ser mais competitivos e não apenas jogar bem.
Este é o segundo motivo que explicaria a má fase dos Blues. Para Pochettino, não falta somente competitividade, mas agressividade na equipe. Ele não acha que seus atletas sejam “bonzinhos” demais. O que precisa ser ajustado é o desejo de competir “em todos os momentos do jogo”. E para relatar isso, ele usou um termo, no mínimo, curioso.
— […] No final precisamos ser mais… digo ‘competitivos' porque não quero usar outra palavra, mas precisamos ser um pouco mais ‘danados' para vencer. Precisamos ser mais agressivos nesse tipo de situação. Não podemos dar chances como quando enfrentamos equipes que têm apenas uma chance e marcam um gol.
Efeito da última temporada?
A temporada 2022/23 foi a pior da história do Chelsea na Premier League. Pochettino foi contratado para comandar o time nesse momento de reconstrução. Com o início ruim de campeonato, os torcedores podem se questionar se não estão apenas vendo o mesmo filme de novo. Mas, para o técnico, os resultados ruins não são resquícios do que aconteceu no passado.
— Acho que não tem nada a ver [com a temporada passada]. Se você assistir ao jogo contra o Nottingham Forest e, depois de duas semanas, tentar identificar por que perdemos, é muito difícil. Precisamos nos culpar. Precisamos encontrar soluções dentro de nós mesmos. Não podemos culpar o passado, a última temporada.
Apesar de tudo, o argentino está esperançoso de que as coisas irão engrenar e o Chelsea vai encontrar o caminho das vitórias novamente.
— Acho que é só uma questão de tempo. Temos jogadores muito bons e um bom elenco. As circunstâncias são as circunstâncias. Estamos numa situação que precisamos aceitar. Precisamos nos concentrar para tentar obter os resultados. Com certeza vamos ter um desempenho [melhor].

Finalizado
0
-0

Bournemouth - Chelsea
England Premier League - Dean Court
5° Turno