Luton Town Football Club – História, mercado da bola e estatísticas

0
254
Luton Town
Divulgação Site do clube

Em princípio, fundado após a aliança de dois times conhecidos como “The Wanderers F.C.” e “Excelsior F.C”. O Luton Town em 11 de abril de 1885, o clube de futebol da cidade de Luton e localizado no condado de Bedfordhire. Assim sendo, intitulados como: hatters,  estrearam no primeiro sábado (7) na EFL Championship, 2ª divisão do campeonato inglês. Primeiramente, abriram a temporada em casa no estádio Kenilworth Road, com capacidade para 10.356 pessoas. 

Dessa forma, as cores que representam o time recentemente são laranja, azul e branco sendo a Umbro responsável pela confecção dos seus materiais esportivos. Atualmente o presidente do clube é o David Wilkinson desde outubro de 2014. 

Além disso, o jogador que mais fardou o uniforme do Hatters foi Bob Marton, somando um total de 509 jogos. Por outro lado, os maiores artilheiros do time foram Gordon Turner, Andy Rinnie, Brian Stein, Ernie Simms, Hebert Moody, Steve Howard e Pedro que fizeram mais de 100 gols.  

Trajetória do Luton Town, fundação, conquistas e ascensão

Aliás, no início dos anos 80 os hatters venceram a EFL e garantiram seu passaporte para a 1ª Divisão do Campeonato Inglês. Ou seja, permanecendo na elite do futebol britânico até o início dos anos 90.

Entretanto, não conseguindo evitar o seu rebaixamento para a 2ª divisão. Nesse meio tempo, permanecendo na Championship durante 15 anos. Além disso,  ao passar das temporadas e mais os transtornos financeiros resultaram na queda do time da Segundona para a 4ª, sequentemente nos anos de 2007 e 2009. 

Em virtude disso, encadeando na decaída gradativa da equipe, desclassificando-se até sair da 4ª divisão, período este que durou 5 temporadas com o clube afastados das 4 principais divisões do Campeonato Inglês. Ora, regressando somente em 2014, após vencer a Conference National (quinta divisão do campeonato inglês), em 2013. E desde 2019, após 12 temporadas, o Luton retorna para a EFL Championship.

Mercado de Transferências do Luton Town

Acima de tudo, nos últimos dois anos o mercado de transferências de jogadores não estiveram muito em alta, muito provavelmente afetados pela pandemia mundial.

Entretanto, em 2020 no mercado de transferências chegaram ao clube Amari'i Bell, Henri Lansbury, Reece Burke todos emprestados respectivamente pelos clubes; Blackburn; Bristol City; Hull City

Além disso, no mercado da bola, os jogadores a deixarem o clube foram Brendam Galloway indo para o Plymounth. Em 2021 foi emprestado James Collins para Cardiff, e chegou também Admiral Mukwe jogava pelo Leicester-City, os tramites da sua contratação não foi informada pelo clube. 

Porém separamos cinco jogadores do presente e do passado, atletas e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a  história do clube no mercado de transferências.

Paul Walsh do Charlton por £ 450 mil em 1982

De fato, no início da sua carreira foi vendido ao Luton por £ 450 mil no mercado da bola. Dessa forma, com a camisa dos Hatters, foram duas temporadas ao todo, tendo atuado em nove partidas e marcando um gol.

Em suma, no mercado da bola, veio do Charlton em 1982 por £ 450 mil. Após dois anos foi vendido ao Liverpool, por £ 800 mil, ingressando na 1ª divisão do Campeonato Inglês.

Jonathan Smith do York City por £ 62 mil em 2012

Com uma trajetória muito interessante no clube, Smith se juntou ao Luton em 2012, após atuando um ano como profissional no York City, clube da 4ª divisão inglesa. Assim, com os Hatters foi aonde jogou mais partidas, um total de 173 jogos e marcando 11 gols. Assim sendo, permanecendo no Luton por quatro temporadas. Após, esse período foi vendido ao Stevenage por 150 mil £ no mercado da bola.

Amari'i Bell do Blackburn empréstimo em 2021

Primeiramente, Bell se restabeleceu como lateral-esquerdo, jogando mais 11 vezes no Conference Premier e uma na FA Cup, (A Football Association Challenge Cup) antes de Birmingham chamá-lo novamente, após iniciar o lateral-esquerdo Mitch Hancox danificou um joelho. Por outro lado, chegou ao Luton emprestado pelo Blackburn até junho de 2022.

Henri Lansbury do Bristol City outro  empréstimo em 2021

Anteriormente jogou pelo Arsenal, onde ascendeu na academia do clube. Lansbury também teve passagens no mercado da bola pelos times do Scunthorpe United, Watford, Norwich City, West Ham United e Nottingham Forest e mais recentemente, Bristol City. Em suma, tem seu contrato de empréstimo até junho de 2022.

Cameron Jerome do Milton Keynes Dons FC transferência gratuita em 2021

Primordialmente, Jerome ingressou no Norwich City em agosto de 2014 no mercado da bola e após 138 partidas em três anos e meio, ele assinou pelo Derby County em janeiro de 2018. Logo após, de uma passagem pelo clube turco Göztepe, ele ingressou na EFL League One no clube Milton Keynes Dons em outubro de 2020 em uma transferência gratuita.