5 jogos marcantes de Luis Suárez no Liverpool

Ao todo, o uruguaio disputou 133 jogos e balançou as redes em 82 oportunidades

0
846
liverpool suárez
Jamie McDonald/Getty Images

Destaque do Uruguai na Copa do Mundo de 2010, e um dos principais jogadores do Campeonato Holandês, Luis Suárez chegou ao Liverpool no último dia da janela de inverno da temporada 2010/2011 vindo do Ajax.

O uruguaio era anunciado como uma espécie de coadjuvante a Andy Carrol, atacante inglês que foi contratado junto ao Newcastle no mesmo dia por 41 milhões de euros.

Nesse sentido, ambos assinaram para suprir a saída de Fernando Torres, que havia sido contratado pelo Chelsea na mesma janela.

Hoje, a PL Brasil relembra 5 jogos marcantes de Luis Suárez no Liverpool.

Grandes jogos de Luis Suárez no Liverpool

Mesmo sendo um dos principais atacantes da Copa disputada na África do Sul em 2010, Suárez ficou marcado pela defesa que fez na prorrogação contra Gana em partida das quartas de finais. Nas penalidades, os sul-americanos avançaram para as semifinais.

Na Inglaterra, Luiz Suárez disputou 133 jogos pelo Liverpool e marcou 82. Foi uma das principais peças na temporada 2013/2014, na qual os Reds quase saíram da seca de títulos da Premier League.

1 Liverpool 2×0 Stoke City: Estreia e gol

suárez liverpool
Michael Regan/Getty Images

Dois dias após sua apresentação como novo atacante do Liverpool, Luis Suárez fez sua estreia com a camisa dos Reds em confronto valido pela 25 rodada da Premier League da temporada 2010/2011.

No comando técnico do clube, estava Kenny Dalgish, um dos principais nomes da história do Liverpool, campeão como jogador e treinador.

Suárez entrou em campo somente aos 17 minutos do segundo tempo quando a equipe já vencia por 1 a 0, gol do português Raúl Meirelles. Aos 34 minutos, o uruguaio marcou balançou as redes de Anfield Road pela primeira vez. Ali, iniciava uma grande jornada dele com a camisa dos Reds.

2 – Everton 0x2 Liverpool: Primeiro gol no Merseyside Derby

IAN KINGTON/AFP via Getty Images

Em sua primeira meia temporada com a camisa do Liverpool, Luis Suárez disputou apenas 13 jogos e marcou quatro gols. No entanto, após uma boa pré-temporada, e com mais entrosamento com os companheiros, o uruguaio começou a dar suas cartas de vez.

No dia 1º de outubro de 2011, Suárez disputou o seu primeiro Merseyside Derby com a camisa vermelha, em partida válida pela sétima rodada da Premier League de 2011/2012.

Os dois contratados para substituir Fernando Torres brilharam. Sendo assim, com gols de Andy Carroll e Luisito, o Liverpool bateu seu rival local por 2 a 0. Em sua primeira vez contra os vizinhos, o uruguaio já anotou o seu primeiro tento no histórico confronto.

3 – Norwich City 0x3 Liverpool: primeiro hat-trick com os Reds

À primeira vista, sabendo como foi a carreira de Luís Suarez após a chegada à Inglaterra, os números da temporada 2011/2012 podem parecer poucos. Em outras palavras, o uruguaio balançou a rede “somente” 17 vezes em 39 partidas somando todas as partidas.

No dia 28 de abril, o uruguaio começou a marcar seu nome da vida do Norwich City. Em uma vitória por 3 a 0 em pleno Carrow Road, Luisito marcou o seu primeiro hat-trick com a camisa dos Reds, e melhor, o primeiro de três contra esse adversário.

Leia mais: Montamos a seleção do Liverpool no século XXI

O primeiro gol foi marcado após uma linda assistência de Steven Gerrard. O segundo, chutando cruzado e sem chances para o goleiro John Ruddy. Já o terceiro veio após um rebote da cabeça de Jonjo Shelvey que bateu na trave.

Além disso, a vitória ajudou os Reds a saírem de uma certa crise que pairava em Anfield, pois até aquele momento, a equipe havia vencido apenas duas das últimas 11 partidas.

Dias depois, o Liverpool perdeu a final da Copa da Inglaterra para o Chelsea e terminou a PL no modesto oitavo lugar.

4 – Liverpool 5×1 Norwich City: Poker e show contra uma grande presa

Jan Kruger/Getty Images

Se na partida de destaque de número três falamos do primeiro hat-trick com a camisa do Liverpool, nesta vamos falar do primeiro e único poker (quatro gols em uma única partida), além de um feito histórico: tornou-se o primeiro jogador a marca três hat-tricks contra a mesma equipe.

A temporada 2013/2014 foi a última de Luis Suárez com a camisa do Liverpool, ainda assim, marcou a sua melhor média de gols e participações importantes com os Reds.

Em 33 partidas na Premier League, o uruguaio marcou 31 gols e distribuiu 10 assistências.

No dia 4 de dezembro de 2013, quatro desses gols e uma dessas assistências foram vistas e sentidas pelo Norwich City. Em uma vitória de 5 a 1 dos Reds sobre os Canaries, Luisito deu show. Ele marcou os quatro primeiros e ainda assistiu Raheem Sterling no quinto.

5 – Crystal Palace 3×3 Liverpool: o último gol de Suárez pelos Reds

ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images

Antes que muitos pensem que essa partida é um pouco quando melancólica pela forma com o jogo terminou, precisamos lembrar que ela é importante no sentido de marcar o último dos 82 gols de Luis Suárez pelo Liverpool.

A temporada 2013/2014, além de ser a melhor do uruguaio com a camisa dos Reds, marcou o ano do “quase”, onde até mesmo Steven Gerrard foi criticado pelo famoso escorregão contra o Chelsea que praticamente decretou a perda do título da Premier League.

Leia mais: Os 5 uniformes mais bonitos do Liverpool neste século

Apesar disso, é preciso destacar que, com alguns jovens e outros tantos jogadores desacreditados, os comandados de Brendan Rodgers fizeram uma temporada e tanto.

Mesmo assim, no dia 5 de maio de 2014, após ter aberto 3 a 0 contra o Crystal Palace em Londres, o Liverpool tomou o empate. O jogo era válido pela 37ª rodada, o que deu ao Manchester City a chance de colocar uma mão na taça; a outra viria na rodada seguinte.

Luisito marcou um dos gols do Liverpool e, dessa forma, foi eleito também o jogador da temporada pela Associação dos Jornalistas.

O adeus sem dizer tchau em campo

Mesmo que tenha vencido apenas um título com o Liverpool, a Copa da Liga Inglesa de 2011/2012, Luis Suárez deixou saudades para muitos torcedores dos Reds.

O pior é que o uruguaio não teve como dizer adeus dentro de campo. Após o término da temporada 2013/2014, a mesma em que foi eleito o melhor jogador da PL, Luisito saiu para disputar a Copa do Mundo no Brasil.

Todavia, após uma mordida em Giorgio Chiellini ainda na fase de grupos, pegou um forte gancho de suspensão.

Ainda assim, se transferiu para o Barcelona, onde formou um dos maiores trios da história do futebol ao lado de Lionel Messi e Neymar.

Mesmo assim, Luisito deixou seu nome marcado em Anfield Road e no coração de muitos torcedores do Liverpool.