Lucas Tolentino Coelho de Lima, ou apenas Lucas Paquetá, é um jogador de futebol profissional brasileiro. A saber, nasceu no dia 27 de agosto de 1997 na Ilha de Paquetá, área litorânea do Rio de Janeiro, Brasil, e atualmente o meia joga no West Ham. Em suma, Lucas começou a jogar bola aos oito anos de idade e sempre quis ser jogador de futebol.

Lucas Paquetá – Início de carreira
Paquetá é cria das divisões de base do Flamengo, onde chegou ao clube aos 8 anos. Entretanto, teve seu futuro na Gávea ameaçado quando pulou para a categoria seguinte. Franzino e com apenas 1,53 metros, aos 15 anos, tinha técnica, mas não conseguia ganhar no corpo de seus adversários. Por isso, precisou fazer um treinamento físico a parte, que lhe fez crescer 27 centímetros em três anos. Algo confirmado pelo diretor de futebol da base rubro-negra, Carlos Noval.
Em 2016, foi titular da equipe vestindo a camisa 11 da Gávea, na campanha que levou o clube ao título da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo o Corinthians, nos pênaltis, por 4 a 3, após empate no tempo normal em 2 a 2. Sendo um dos destaques da Flamengo na competição, ao lado do goleiro Thiago e de Felipe Vizeu, Paquetá foi promovido ao elenco profissional do Rubro-Negro, aonde disputou algumas partidas no Campeonato Carioca.
Trajetória, conquistas e highlights de Lucas Paquetá
Então, o jovem ainda não tem títulos com as equipes que jogou. Entretanto, em 2019, venceu a Copa América no Brasil, fazendo parte do elenco da seleção canarinha. Na época, ainda não era titular absoluto, algo que já conseguiu conquistar atualmente.
Em suma, no Flamengo, venceu a Copa SP de futebol Júnior, e foi vice campeão da Copa Sul-americana, em 2017.
Transferências e Mercado da Bola de Lucas Paquetá
Decerto, Paquetá mostrou que a sua contratação no mercado da bola valia todo o dinheiro investido pelos franceses. Foram 20 milhões de Euros em investimentos. Assim, contando suas temporadas, o zagueiro em 64 jogos e marcou 17 gols.
Confira as transferências e o mercado da bola do brasileiro de 25 anos, que já é dono da posição do maior clube da França, além de ser o futuro do meio campo da seleção brasileira:
Milan
Com boas atuações com a camisa do Flamengo, principalmente, na reta final do Campeonato Brasileiro, Paquetá começou a ser especulado no futebol italiano, tendo Milan e Juventus como os principais interessados em sua contratação, também foi especulado Barcelona e no Paris Saint-Germain, aonde haviam conversas adiantadas para sua aquisição.
Decerto, no dia 10 de outubro o Milan atravessou as negociações com o time francês e fechou a contratação do meia pelas próximas cinco temporadas, por cerca de 35 milhões de euros. Lucas Paquetá foi vendido ao Milan por 35 milhões de euros, mais bônus por premiação. O Flamengo recebeu 70% do valor, montante que detém dos direitos econômicos do camisa 11- ou seja, cerca de 25 milhões de euros. Os outros 30% foram divididos entre o jogador e a Brazil Soccer, empresa que faz a gestão de carreira.
Em suma, se apresentou ao clube rossonero em janeiro de 2019, após o fim da temporada brasileiro, Paquetá escolheu vestir a camisa 39, justificando por ter sido seu primeiro número quando subiu ao profissional do Flamengo em 2016. Paquetá marcou seu primeiro gol pelo Milan em sua 7° partida pelo clube, no dia 10 de fevereiro de 2019, em um jogo contra o Cagliari, no San Siro, jogo em que seu time venceu por 3–0.
Lyon
o dia 30 de setembro de 2020, após passagem apagada pelo Milan, Paquetá foi anunciado como novo reforço do Lyon até 2025.
Marcou seu 1° gol pelo Lyon na vitória por 3–0 sobre o Nantes, na 17° rodada da Ligue 1. Após a saída de Depay para o Barcelona, Paquetá que antes era o camisa 12, passou a ser o camisa 10 do Lyon. Fez o gol do Lyon na derrota por 2–1 para o Paris Saint-Germain na 6.ª rodada da Ligue 1, em 19 de setembro. Em 22 de setembro, fez um dos gols da vitória de 3–1 sobre o Troyec na 7ª rodada da Ligue 1, chegando a 4 gols e se tornando um dos artilheiros da competição, tendo ainda seu nome cantado pela torcida.
West Ham
Na janela de transferências de 2022 Lucas Paquetá aproveitou a chance de atuar na Premier League. Ele saiu do Lyon para o West Ham por uma quantia de 43 milhões de euros, e reforçou os Hammers.
Seleção brasileira
Em 25 de maio de 2018, ele foi um dos escolhidos para fazer parte da lista de 12 suplentes chamados por Tite, para a disputa da Copa do Mundo de 2018, sendo o mais novo dentre os 35 convocados.
Em 17 de agosto de 2018, ele foi convocado pelo técnico Tite, na primeira convocação feita pelo mesmo pós-Copa, para defender a Seleção Brasileira para os amistosos contra os EUA e El Salvador. Sua estreia pela Seleção aconteceu na partida contra os EUA, no dia 7 de setembro de 2018.
Com a camisa amarelinha, já venceu a Copa América de 2019, além de estar no grupo da Copa de 2022, como titular do Brasil.