Poucos jogos, mas 1º do Tottenham em estatística decisiva: o ano de Lucas Moura, alvo do São Paulo

6 minutos de leitura

Lucas Moura, de 30 anos de idade, era um dos brasileiros mais longevos da Premier League antes de anunciar a saída do Tottenham. Ele chegou aos Spurs em 2018 e viveu bons momentos no clube, mas perdeu espaço nos últimos dois anos. Anunciou sua saída em maio e, depois de conversar com vários clubes, vê como possível uma volta ao Brasil para jogar no São Paulo.

A temporada de 2022/23 foi a com menos jogos por parte do brasileiro desde que chegou à Inglaterra. Foram apenas 17 jogos pelo time principal, três vezes menos que o recorde negativo anterior — 45 na campanha de 2021/22.

Lucas Moura vai jogar no São Paulo?

O meia-atacante anunciou em maio que não iria renovar o contrato com o time de Londres. A reportagem da PL Brasil confirmou, desde março, que Lucas Moura já se reuniu com clubes da Premier League, Itália, MLS e Catar para definir seu futuro, além do São Paulo.

A última possibilidade passou a ficar mais próxima nos últimos dias. A imprensa brasileira chegou a divulgar que ele teria acertado com o Monterrey, do México, mas recuado após a reação negativa da torcida são-paulina. Desde então, também sem propostas da Europa, o Tricolor passou a ser uma possibilidade real para o futuro do jogador, assim como a MLS.

Lucas foi revelado pelo São Paulo, onde jogou de 2010 a 2012. Ele fez parte do time sub-20 que venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2010 e logo depois foi promovido ao time profissional. Ele deixou a equipe no fim de 2012 para o PSG, por 40 milhões de euros, depois de ser campeão da Copa Sul-Americana. Em três temporadas, somou 33 gols em 128 jogos pelo São Paulo.

A temporada de Lucas Moura no Tottenham

O brasileiro sofreu uma lesão na panturrilha ao longo da temporada e teve menos oportunidades. Entretanto, a mudança de sistema de jogo com Antonio Conte, que dirigiu o time na maior parte da temporada, também foi um fator.

No 3-4-3 montado pelo italiano, Lucas, na teoria, disputava vaga majoritariamente com Kulusevski, na ponta direita. Entretanto, não conseguiu competir com o sueco, que foi titular durante grande parte do ano.

Kulusevski é um dos jogadores que mais aplica pressões ofensivas na Premier League, o que foi muito valorizado por Conte. Além disso, foi importante na criação: participou de 10 gols no campeonato, com oito assistências.

Com a disputa acirrada, Lucas perdeu espaço. Ele também não se encaixou na vaga de Emerson Royal, na visão da comissão, muito menos na de Son ou Harry Kane. Isso o faz ter um recorde curioso na Premier League.

Entre os jogadores com mais de 10 partidas disputadas na atual edição da PL, Lucas Moura é o que mais jogou sem ser titular: 15 jogos, nenhum entre os iniciais. Só Klich, ex-Leeds, chega perto.

Jogadores com mais jogos sem titularidade na Premier League:

  • Lucas Moura (Tottenham) – 15 jogos
  • Mateusz Kich (Leeds United) – 14 jogos

Essa também foi a primeira temporada em que Lucas disputou partidas pela equipe sub-21 do Tottenham. Ele entrou em campo em quatro jogos na Premier League 2 para adquirir ritmo de jogo devido à falta de espaço no elenco principal.

Jogos “picados” e vontade

A pouca sequência pode ser vista como frustrante para o meia, que tem jogado “picado” nesta temporada. Na Premier League, suas 15 partidas o renderam apenas 225 minutos em campo. Isso é o equivalente a 15 minutos por jogo.

Mapa de calor da carreira de Lucas na Premier League – Imagem: Wyscout

Ele fez apenas um gol e não deu assistências no campeonato. Entretanto, a pouca minutagem é compensada com muita vontade.

Lucas Moura surpreende em estatísticas ofensivas

Em números por 90 minutos, Lucas ilustra como tentou mostrar serviço quando entra em campo. Quando o recorte elimina jogadores de defesa, segundo a plataforma de análise e dados de futebol Wyscout, ele tem a segunda maior taxa de acerto em duelos defensivos do elenco (61,1%) e é um dos líderes em ações ofensivas, dribles e toques na área adversária.

Lucas Moura pelo Tottenham na Premier League:

  • 1º em ações ofensivas (soma de chutes, cruzamentos e dribles) – 6,8
  • 1º em toques na área adversária – 4,8
  • 2º em dribles – 6,4
  • 3º em cruzamentos – 3,6
  • 3º em duelos ofensivos – 10,8
  • 6º em taxa de acerto nos cruzamentos – 44,4%
  • 6º em duelos defensivos – 7,2

Números correspondem a média por 90 minutos

Durante os seis anos de Tottenham, Lucas Moura ainda ficou marcado no clube depois de marcar três gols na virada histórica dos Spurs sobre o Ajax, na semifinal da Champions League de 2018/19, quando o clube foi à final. Na decisão, ele começou no banco e o time perdeu para o Liverpool por 2 a 0.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]